Logomarca Indústria 4.0

Cultura organizacional na indústria 4.0

A cultura organizacional impacta diretamente na cadeia produtiva de uma indústria inteligente

Por: Pietro Perrone      Exclusiva 23/10/2023

Nas sete primeiras edições da nossa coluna “Fábrica Inteligente”, tratamos de assuntos meramente técnicos e estruturais, com o intuito de demostrar os principais conceitos de um sistema operacional na indústria 4.0. Falamos da necessidade de um tripé de sustentação, composto pelo plano master de negócio, banco de dados e cadeia produtiva e geridos por um sistema operacional. Neste artigo, iremos tratar do assunto cultura organizacional na indústria 4.0

Primeiramente, gostaria de enfatizar que não sou nenhum técnico ou especialista em recursos humanos, muito menos entendido em desenvolvimento organizacional, porém me sinto muito confortável em tratar do assunto “cultura organizacional”.

A cultura organizacional de uma indústria inteligente, seja ela de qualquer segmento, deve ser compatível com suas metodologias e suas técnicas operacionais, devendo também ser minuciosamente desenvolvida, planejada e disseminada por todos os níveis da organização. 

A indústria 4.0, obrigatoriamente, deve ter sua própria cultura organizacional, moldada especificamente para cada tipo de negócio e segmento, preferencialmente focada nos resultados e praticada por todos os níveis hierárquicos da organização, sem exceção. Presidente, diretores, alta e média gerência e colaboradores devem, sem exceção, entender o sistema operacional, aplicar os procedimentos operacionais planejados e se amoldar a disciplina cultural da sua organização.


Continua depois da publicidade


A cultura organizacional de uma empresa pode torná-la melhor ou pior que as demais e pode trazer para dentro da organização toda uma ideologia administrativa diferenciada, eficaz e competente, privilegiando, assim, a flexibilidade e a previsibilidade na obtenção dos resultados contidos no plano master de negócio. 

Em uma cultura organizacional inteligente, algumas premissas básicas se tornam indispensáveis e devem ser consideradas, como disciplina, agilidade, criatividade, troca de informações e conhecimentos. São fatores dinâmicos e frequentes, cuja prioridades se alternam no dia a dia e podem influenciar diretamente nos resultados finais dos principais indicadores.

Assim como é crucial se definir uma cadência nos passos de uma cadeia produtiva, também se faz necessário a cadência no trabalho da organização. A organização deve ter a mesma cadência operacional que a cadeia produtiva, andando sempre em conjunto e resolvendo problemas e não conformidades imediatamente. A cadeia produtiva não pode parar nunca e deve ser considerada como a primeiríssima prioridade entre qualquer outra.

Entraves à cultura organizacional 4.0 inteligente

A seguir, alguns entraves que devem ser eliminados para se obter uma cultura organizacional 4.0 saudável e inteligente, com foco no resultado:

  • Reuniões frequentes sem fim nem início, sem o devido planejamento; participantes sem poder de decisão e sem conhecimento do assunto; explanações prolixas e extensas; assuntos fora do foco principal, etc. Reuniões com esses entraves se tornam inúteis ao negócio e desapontam os colaboradores ativos e criativos. 
  • Apresentações infindáveis, sem informar inicialmente os objetivos de forma clara e lógica, sem informar a fonte dos dados, sem informar quais as premissas utilizadas, sem planos de riscos e contingencias.
  • E-mails em demasia, pois é muito fácil enviar uma mensagem e participar as pessoas de assuntos diversos ao foco principal, mesmo contra a vontade do receptor. 
  • WhatsApp o dia todo, sem trégua para almoço, jantar e extra expediente, geralmente com assuntos diversos e variados conforme necessidade e urgência daquele que enviou.
  • Planilhas paralelas ao sistema operacional tem sido uma prática comum, gerando, assim, informações inconsistentes, sem históricos e rastreabilidades. O sistema operacional deve ser funcional o suficiente para eliminar a necessidade desses controles. Porém, a falta de disciplina não deixa de ser um grande entrave.

Teríamos vários outros exemplos a descrever, que também tiram o foco, a criatividade, o tempo e a saúde dos colaboradores que deveriam se dedicar integralmente ao planejamento e ao acompanhamento da cadeia produtiva. A falta de disciplina operacional na indústria 4.0 é fatal para a flexibilidade operacional e para a previsibilidade dos resultados.

Como chegar a uma cultura organizacional 4.0?

Primeiramente, indico a prática da disciplina operacional. Ele torna a cultura o ponto chave da organização, pois também agrega valor aos custos finais dos produtos. Vale a pena lembrar que o preço de um determinado produto ou serviço é composto de custo de matéria-prima e custo de mão de obra e serviços. Portanto, uma cultura organizacional inteligente ajuda muito nos dois últimos aspectos.

Engenharia avançada é outra ferramenta ideal para lidar com assuntos extras à cadeia produtiva. Ela não tem compromissos com resultado operacional do dia a dia, tendo como finalidade principal planejar e implementar um novo negócio ou um novo produto. A engenharia avançada elabora e executa todo o plano de implementação de um novo projeto ou produto, bem como o desenvolvimento de fornecedores e equipamentos, executa todos os lotes pilotos e certifica o produto final. Tudo em separado a cadeia produtiva já em processo.

Resumindo esta edição, gostaria de enfatizar que de nada adianta um sistema Ooeracional perfeito, se não existir disciplina operacional adequada e uma cultura organizacional inteligente. Todos devem dar o bom exemplo, principalmente aqueles que fazem parte do topo da pirâmide.    

As pequenas ações, tratadas com disciplina, podem resolver grandes problemas operacionais. 

 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Pietro Perrone

Pietro Perrone

Mais de 45 anos de comprovada experiência em indústrias multinacionais, ocupando posições de Presidente, Vice-Presidente, Diretor Industrial, Gerente de Manufatura, Engenheiro de Manufatura, Gerente de Engenharia de Manufatura, Gerente de Produção.