Logomarca Indústria 4.0

Indústria 4.0 é aliada na busca por eficiência na cadeia produtiva de alimentos

Especialistas da Infor indicam que as tecnologias 4.0, aliada à inteligência artificial, podem melhorar o cenário utilizando tecnologia de ponta, análise de dados e inteligência artificial

Por: Assessoria de Imprensa      10/10/2023 

A indústria de alimentos e bebidas precisa repensar seus processos, uma vez que ela tem o desafio de lidar com a gestão de resíduos: somente no Brasil, 96% do desperdício alimentar ocorre durante a cadeia produtiva, segundo estudo inédito “O Alimento que Jogamos Fora - Causas, consequências e soluções para uma prática insustentável”, realizado pela plataforma MindMiners. 

Este fato se torna mais alarmante ao observar que apenas 4% das empresas do ramo alimentício reaproveitam os alimentos de forma correta. Apesar do alto percentual de desperdício, a chegada de avanços tecnológicos - como a inteligência artificial - contribui em boas práticas de sustentabilidade no setor, permitindo que as companhias se tornem cada vez mais inteligentes e eficientes por meio da análise de dados, supply chain, machine learning (ML), e outras tecnologias da indústria 4.0.

Para Waldir Bertolino, country manager da Infor, a digitalização é fundamental para tangibilizar os negócios da indústria de alimentos e bebidas. “Com o avanço da tecnologia, as indústrias são capazes de rastrear toda a cadeia produtiva em tempo real, podendo encontrar meios de economizar resíduos e evitar o descarte desnecessário. Essas práticas auxiliam a cadeia produtiva a obter melhores resultados de forma responsável”, afirma.

Inteligência artificial e a indústria de alimentos e bebidas

Para o Country Manager da Infor, a adoção de IA, trabalhando em conjunto com outras tecnologias como IoT (Internet das Coisas), pode acelerar o processo de digitalização na indústria de alimentos e bebidas, elevando o nível de eficiência operacional das empresas e garantindo a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor. O impacto dessa revolução, segundo Bertolino, poderá acontecer em quatro frentes.

  • Indústria 4.0: ferramentas como reconhecimento de imagem, também chamado de reconhecimento computacional, baseado em inteligência artificial em equipamentos da linha de produção, são importantes para engrenar a indústria 4.0 no setor de alimentos e bebidas. Ou seja, máquinas de produção podem receber sensores que são capazes de captar dados em tempo real, para qualidade e precisão dos produtos. “A empresa que não olhar minuciosamente para a eficiência da operação, continuará tendo prejuízos e não conseguirá competir num mercado altamente digitalizado”, diz Bertolino. 
  • Automação: dada a pressão para atender a alta demanda por produtos, as companhias de alimentos e bebidas precisarão investir em IA para otimizar os seus processos de fabricação. O melhor exemplo é o uso de machine learning para automatizar tarefas manuais como classificação, supervisão, corte e manutenção de equipamentos.
  • Data driven: através da estratégia data driven, é possível extrair dados e orientar as melhores tomadas de decisões em tempo real no embarque internacional das safras. Desta forma, a empresa consegue ter uma visão ampla do tempo estimado de chegada no exterior e das condições de armazenamento dos produtos durante o transporte, focando na qualidade do produto. 
  • Migração para a nuvem: Com uma estrutura de cloud computing e com sensores de IoT, é possível processar, armazenar e analisar dados, tendo como benefício adicional a segurança e redução de custo. Quando uma empresa adota uma migração para a nuvem, ela pode otimizar diversas implementações que facilitam os trâmites operacionais. 

“Muitas organizações serão responsáveis em impulsionar a excelência operacional e os melhores resultados com a nuvem. Mesmo em um cenário de pressão por eficiência operacional e consumidores cada vez mais exigentes, estamos otimistas de que o papel da tecnologia é facilitar os processos e transformar os  negócios”, finaliza o executivo. 


Continua depois da publicidade


 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: