Logomarca Indústria 4.0

Soluções MES, manufatura aditiva e digital da SKA foram destaque no 15º SAE Brasil de Manufatura

Nos dias 27 e 28 de setembro, a SKA participou do 15º Simpósio SAE Brasil de Manufatura, em Caxias do Sul (RS).

Por: Laís Mello Pontim, com colaboração de Ângelo Santos/ SKA      09/10/2023 

O evento, que é considerado uma tradição no calendário de grandes empresas do Sul do país, teve como tema central desta edição o seguinte assunto: “Sustentabilidade, novas tecnologias e lucratividade: Onde elas se encontram?” 

O simpósio foi uma ótima oportunidade para os gestores industriais da região repensarem os seus modos de produção e se atualizarem sobre as vantagens que a inclusão da tecnologia pode oferecer aos seus negócios. O evento reuniu cerca de 400 gestores de empresas da região Sul.

Benefícios dos sistemas MES da SKA são pauta do primeiro dia do evento

A programação do primeiro dia do evento (27/09) incluiu apresentações de painéis e palestras que foram ministradas por profissionais de empresas reconhecidas no mercado quando o assunto é sustentabilidade, as quais expuseram as melhores práticas relacionadas à temática aplicadas em seus processos de manufatura. 

Na ocasião, o Analista de Aplicações da SKA, Felipe Antunes, ministrou a palestra sobre o uso de novas tecnologias para manufatura, apresentando ao público presente as vantagens dos sistemas MES de Gestão Industrial da SKA e como eles auxiliaram na transformação digital e otimização dos processos industriais de grandes empresas do mercado. 

O Analista de Aplicações da SKA, Felipe Antunes, em sua palestra durante o 15º SAE Brasil de Manufatura. Imagem: Divulgação/ SKA

“Os sistemas MES da SKA podem auxiliar as empresas a monitorarem a eficiência dos seus recursos, gerando informações detalhadas e em tempo real e otimizando o desempenho do processo de manufatura dos produtos. Nessa área de sustentabilidade e transformação digital, é possível visualizar documentos pertinentes à produção e aos recursos, diretamente no terminal de coleta do sistema MES, em formato digital, sem a necessidade de impressão desses documentos, reduzindo custos com impressões, retrabalhos e rejeitos gerados por documentações desatualizadas”, explicou Antunes. 


Continua depois da publicidade


Antunes completou ainda que, a partir dos sistemas MES da SKA é possível monitorar e gerar dados analíticos de variáveis de consumo de energia de máquinas, por exemplo, possibilitando que os setores de apoio realizem planos de ação para reduzir esse indicador. 

Além disso, no intervalo das apresentações, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre as empresas que implantam tecnologias voltadas à sustentabilidade e otimização de processos de produção nas indústrias, em um espaço reservado para troca de ideias e networking. 

No espaço da SKA, os especialistas da empresa puderam conversar e demonstrar aos participantes as suas principais tecnologias para manufatura industrial, detalhando pessoalmente aos interessados o funcionamento das telas e recursos dos seus sistemas MES, a qualidade e diferencial das peças fabricadas a partir da manufatura aditiva, bem como o funcionamento da jornada de transformação digital nas empresas conduzida pela SKA. 

Participantes visitam CMD da SKA 

Já no segundo dia de evento (28/09) alguns participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto, no formato de visita técnica, o Centro de Manufatura Digital (CMD) da SKA, localizado na sede da empresa, em São Leopoldo/RS. 

Durante a visita, o time de manufatura aditiva e digital da SKA apresentou suas tecnologias em impressão 3D, explicou as vantagens desse modelo de produção e também mostrou a estrutura física da empresa aos visitantes. 

A Líder Administrativa e Comercial da empresa Secta Tools Indústria de Ferramentas, Luciane Maria Trevizan, participou da atividade e conheceu pela primeira vez o CMD e as tecnologias de manufatura aditiva da SKA.  

Ela destacou que, a partir das explicações dos especialistas, conseguiu visualizar os benefícios que a impressão 3D pode conferir ao setor de manutenção da sua empresa, no que tange as paradas de máquinas não programadas por conta de falhas em peças e necessidade de reposição.

“Nós já tivemos máquinas que ficaram inoperantes por muito tempo, aguardando uma peça vir de fora do país. Eu penso que com a manufatura aditiva, a nossa empresa poderia contar com uma solução de fabricação de peça substituta de forma mais rápida e talvez até mais barata”, afirmou. 

O Analista de Produção da Progás, Guilherme Rodrigues, também participou da visita técnica e ressaltou a importância da atividade.  

“Eu já tinha visitado o CMD de forma virtual, mas achei muito interessante a oportunidade de visita presencial para entender como funciona a manufatura aditiva. É um momento importante para tirar dúvidas sobre o assunto e agregar conhecimento”, ressaltou. 

Segundo Rodrigues, a impressora 3D industrial da Markforged foi a que mais lhe chamou a atenção, pelo fato dela entender a complexidade da peça para entregar o melhor resultado final. “Ela não simplesmente produz em massa, mas também entrega a rigidez necessária para a peça, conforme o material”, observou. 

Eventou ressalta a importância da sustentabilidade nas indústrias

Conforme o Analista de Aplicações da SKA, Felipe Antunes, a sustentabilidade nas indústrias é uma temática que vem sendo bastante debatida nos últimos anos e o 15º Simpósio SAE Brasil de Manufatura colaborou muito, disseminando conhecimento qualificado e especializado no assunto aos gestores das principais indústrias da região Sul do Brasil. 

“Eventos desse porte são de suma importância para a evolução da manufatura industrial, gerando essa troca de informações entre os gestores de indústrias da região e empresas de tecnologia, que possuem experiência e foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para as mais diversas áreas da manufatura”, finalizou. 

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: