Informação vs. Conhecimento: A chave para a eficiência na indústria 4.0
Na indústria 4.0, o gerenciamento das informações é muito importante e deve ser tratado com disciplina rigorosa
Na indústria 4.0, o gerenciamento das informações é muito importante e deve ser tratado com disciplina rigorosa
Existe uma enorme diferença entre informação e conhecimento. Informação é um dado, formado em cima de determinados fatos. Já o conhecimento é a sabedoria ao utilizar esses dados. Dados sem conhecimento de nada valem.
O mundo hoje está se tornando ávido por informações, principalmente quando falamos em novas tecnologias, como indústria 4.0 ou fábricas inteligentes. Assim como nós, em nosso cotidiano, as tecnologias citadas também dependem necessariamente de informações para sobreviver, mas de informações rápidas, precisas e, logicamente, na hora certa.
Quero, nesta 26ª edição, enfatizar a necessidade da existência da informação, a acuracidade da informação e a capilaridade dessa informação dentro de um sistema operacional eficaz. Veja que necessitamos desses três quesitos principais simultaneamente, pois de nada vale termos uma excelente informação fora do tempo previsto, ou vice-versa.
É muito comum nos depararmos com altos investimentos sendo feitos em digitalização e sistemas operacionais sofisticados, mas as informações básicas nunca chegam às pessoas certas, nem nos tempos corretos e, normalmente, chegam de forma incompleta e confusa. Sempre tem um retalho amarrado com barbante no quadro mágico para lembrar alguém de alguma coisa.
O pior dos mundos acontece quando uma decisão deve ser tomada, porém, apesar de existir, ninguém sabe onde encontrar a informação correta sobre o assunto.
Seguem abaixo algumas perguntas que devemos nos fazer durante o planejamento de um projeto de indústria 4.0:
Existem muitas informações que, ao invés de ajudar, transformam a vida dos usuários em um inferno operacional. Veja alguns tipos:
Na indústria 4.0, o gerenciamento das informações é muito importante e deve ser tratado com disciplina rigorosa, caso contrário o resultado será o aumento dos custos intangíveis, excesso das não conformidades e a quebra frequente da cadência da cadeia produtiva.
Continua depois da publicidade |
Um sistema operacional deve ter o autocontrole ao amarrar todos os passos de uma cadeia produtiva, em sua sequência e cadência, fazendo com que sua continuidade dependa sempre de informações da operação anterior. Esse autocontrole é importantíssimo e deve ser o mais digitalizado/automatizado possível. Trocando em miúdos: o sistema só deve executar o próximo passo do fluxograma quando a informação aprovando o passo anterior chegar.
A classificação e prioridades das informações que fluem pelo sistema operacional também devem ser definidas de maneira a manter a cadência da cadeia produtiva e sua sequência ideal. Uma análise deve ser feita em função da velocidade das operações, criticidade do processo produtivo, plano de contingência e quantidade de indicadores existentes.
Parece complexo, porém é lógico. Use o bom senso!
*Imagem de capa: Depositphotos.com
Gostou? Então compartilhe: