Artigos

Os 3 maiores desafios impostos pela Indústria 4.0

O mundo corporativo ainda está tentando entender a Indústria 4.0 e seus desafios para montar as estratégias e ações que vão inserir as empresas neste conceito. Um dos grandes problemas neste momento é que além do tema ainda estar em definição, há divergências de entendimento e os exemplos mais claros (como a manutenção preditiva) são repetidos à exaustão, limitando o tema, impedindo que as indústrias percebam o tamanho e complexidade do desafio e possam planejar as estratégicas e ações para superá-los. Neste artigo, colocarei alguns pontos de consenso sobre os desafios e algumas abordagens interessantes de maneira sumarizadas. Os conceitos aqui abordados vieram de livros, artigos, palestras que temos acompanhado no âmbito da Vertical Manufatura da ACATE.
15/03/2018

O mundo corporativo ainda está tentando entender a Indústria 4.0 e seus desafios para montar as estratégias e ações que vão inserir as empresas neste conceito.

Um dos grandes problemas neste momento é que além do tema ainda estar em definição, há divergências de entendimento. Os exemplos mais claros,  como a manutenção preditiva, são repetidos à exaustão, na maioria dos materiais disponíveis.

A escassez de exemplos tangíveis limita o tema e impede que as indústrias percebam o tamanho e complexidade do desafio, o que dificulta o planejamento de estratégias e ações para superá-lo.


Neste artigo, colocarei alguns pontos de consenso sobre os desafios da adoção da Indústria 4.0 na indúatria e algumas abordagens interessantes de superação destes de maneira sumarizadas. Os conceitos aqui abordados vieram de livros, artigos, palestras que temos acompanhado no âmbito da Vertical Manufatura da ACATE.


Continua depois da publicidade


Vamos detalhar juntos aqui então os desafios impostos pela Indústria 4.0 às empresas?

Os desafios impostos pela Indústria 4.0

A Indústria 4.0 traz inerentemente 3 grandes desafios de serem vencidos pelas empresas e 2 condicionais que pressionam estes desafios.

Tais desafios impostos pelo conceito Indústria 4.0 ao mundo corporativo são:

  1. Melhoria de processos produtivos
  2. Desenvolvimento acelerado de produtos
  3. Criação de novos modelos de negócio

Estes três desafios mencionados têm sido largamente discutidos principalmente depois que o BCG (Boston Consulting Group) lançou o famoso artigo "Industry 4.0: The Future of Productivity and Growth in Manufacturing Industries" (leitura que recomendo para quem está se inserindo no tema). 

E as condicionantes à estes desafios são:

  1. Realizar os desafios através de "tecnologias não tradicionais" (atualmente há 9 delas mapeadas)
  2. Tempo para se inserir no movimento (este movimento vem acontecendo em uma velocidade mais rápida que as revoluções industriais que as precederam)
9 tecnologias alinhadas à Indústria 4.0

 

Melhoria de Procressos Produtivos

O primeiro desafio é a melhoria de processos produtivos. Estamos falando aqui de performance no processo produtivo, ou seja, como a Indústria 4.0 impacta o processo e por consequência melhora a competitividade de uma indústria. Estamos falando em reduzir custos de transformação e manutenção. Mas isso também já era um desafio das revoluções industriais anteriores. Então, qual o diferencial em relação à esta em particular?

Neste caso entram aqui as duas condicionantes que mencionei. É preciso atingir esta excelência operacional fazendo uso das tecnologias "não tradicionais" no processo produtivo para evoluir, pois elas levarão à resultados que as tecnologias ditas "tradicionais"  não alcançam. O tempo que a sua empresa levará para evoluir frente à concorrência também é crucial. 

Para entender como a  introdução dessas novas tecnologias na indústria para vencer o desafio melhoria de processos produtivos acontecerá, destacamos a visão do instituto alemão Acatech (German Academy of Science and Engineering)  - que lidera o conceito de Indústria 4.0 na Alemanha - sobre:
 

Industrie 4.0 Maturity Index – Fonte: Managing the Digital Transformation of Companies

Esta definição tem sido bem aceita para indicar em que estágio (ou nível de maturidade) da Indústria 4.0 está uma empresa. Estes níveis de maturidade ajudam a entender que benefício a indústria estará obtendo em cada nível.

Perceba que este diagrama se refere às estratégias para adequar o processo à Indústria 4.0 e assim superar o desafio melhoria de processos produtivos. Ao utilizar como base estes níveis de maturidade, o mundo corporativo pode mapear os pontos de melhoria no processos, buscar o caminho da "digitalização" - utilizando para isso as tecnologias "não tradicionais" -  e definir um plano de ações para atingir cada nível de maturidade. Dessa forma, os benefícios da indústria 4.0 serão alcançar a melhoria de processos produtivos.

 

Desenvolvimento acelerado de produtos

O desenvolvimento acelerado de produtos é focado em diminuir o tempo de lançamento de produtos (time-to-market). O desafio que a Indústria 4.0 traz nesse aspecto afeta os processos de desenvolvimento de produtos da sua empresa.

É preciso assimilar como evoluir o seu produto, lançar novas versões e adaptá-lo de maneira mais rápida para atender um mercado sedento por novidades e que também almeja personalização. 
Neste desafio um dos benefícios diretos é a manutenção do valor do seu produto no mercado em que sua empresa atua e, principalmente, manter um bom nível frente à concorrência.

 

Apesar deste desafio atingir diretamente os produtos, a superação será feita em melhorias no processo do  âmbito do setor de engenharia de produtos da sua empresa. A adoção de tecnologias "não tradicionais" também entra nesse desafio, sendo importantes para a  concepção e validação de produto. Destacamos aqui a manufatura aditiva, a simulação, robôs autônomos e a realidade aumentada, que permitem avaliação e prototipação de maneira muito mais eficiente que os métodos tradicionais.

 

Criação de novos modelos de negócio

A criação de novos negócios envolve questões como gerar novas receitas com serviços associados aos produtos já existentes, como oferecer o mesmo produto em forma de serviço, ou até mesmo, como oferece-lo de outra maneira para o cliente. 

Entre os três desafios mencionados, a criação de novos modelos de negócios é o mais árduo deles, pois envolve repensar todo o modelo de negócio e também toda a estrutura da empresa para atender os novos modelos. 

Os outros dois desafios podem ser mais departamentais, mas este é vertical. Ele deve acontecer em nível de empresa, fazendo com que essa se reinvente como um todo e levando esta a um novo ciclo.

Para exemplificar: com o advento do carro autônomo será que as montadoras continuarão a vender carros ou passarão a vender viagens seguras em carros compartilhados? Quais das montadoras atuais estariam mais próxima disso? As tradicionais ou a novissíma Tesla Motors?


As tecnologias de Cloud, Segurança, IoT e Big Data estão no centro deste desafio. Estas tecnologias “não tradicionais “ devem ser adotadas dentro dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, de maneira a gerar novas fontes de receitas, ou até mesmo mudar o modelo de negócio. 


Abordagem para a transformação digital

Dos três desafios mencionados, há um consenso sobre a "importância para sobreviver" quando se trata do primeiro desafio: melhoria de processos produtivos. Porém, fazemos o alerta para os outros dois desafios: desenvolvimento acelerado de produtos e criação de novos modelos de negócio.

Estes são tão importantes, ou até mais, e têm recebido pouca atenção por parte do mundo corporativo. De maneira geral, as organizações têm se restringido ao setor industrial de suas empresas a inserção no tema Indústria 4.0, e este setor, por DNA, tem um olhar mais apurado em especial sobre o primeiro desafio.

Entendo que o tema possa ser tratado verticalmente na empresas, de maneira que até uma nova estrutura pode ser criada para trabalhar em sinergia e assim superar os três desafios. Um modelo interessante seria a criação de um setor de Indústria 4.0, que responde diretamente à liderença da empresa, trabalha focado no tema e composto por 3 macro áreas:

  1. Indústria 4.0 nos processos: trabalha com os desafios 1 e 2
  2. Indústria 4.0 nos produtos: trabalha com os desafios 2 e 3
  3. Startups


Uma nova era para a sua empresa com a Indústria 4.0

Qual a relação das startups nesta organização? As startups tem papel importante de apoio e referência na superação dos desafios. As maiores novidades no mundo todo estão sendo geradas dentro de startups.

Ter em sua emrpesa um área que se dedique a conhecer, se relacionar, aproximar e trazer este mundo para próximo da sua empresa, sem retirar das mesmas o viés inovador, pode ser um ponto de vital importância em um plano de superação dos desafios da Indústria 4.0. Fazer uma estrutura deste tipo trabalhar em sinergia, gerando resultados e sendo apoiada pelas lideranças pode ser um caminho para a superação dos desafios.

Estratégias que não contemplem estas três macro áreas podem se inserir de maneira parcial na Indústria 4.0 deixando de obter todos os benefícios mapeados para a mesma que vão caracterizá-la como uma verdadeira revolução.

Quando o ritmo de mudança dentro da empresa for ultrapassado pelo ritmo da mudança fora dela, o fim está próximo. - Jack Welch


É bem provável que conforme o entendimento e os pontos de consenso forem capilarizados e compreendidos no mundo corporativo, as empresas vão buscar se inserir de maneira cada vez mais rápida dentro dos conceitos da Indústria 4.0.

Neste ponto elas encontrarão os desafios demonstrados aqui e terão que: conhecê-los em detalhes, montar uma estratégia, montar um plano para superá-los. Isso será essencial para sobreviver e crescer na nova era que está chegando, a era da excelência, inovação, personalização e tecnologia.

Nos próximos artigos posso aprofundar a discussão sobre alguns pontos que foram tratados de maneira mais sucinta neste, cujo foco são os desafios e caminhos para superá-los.

E você? O que está fazendo para superar os desafios? Como está tratando o tema "Indústria 4.0" na sua empresa?

Conte para a gente nos comentários e compartilhe esse artigo nas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer os desafios da Indústria 4.0.

Produzido por:

Tulio Duarte
      

O autor é formado em Ciências da Computação pela UFSC onde também cursou mestrado. Trabalha desde 2002 na HarboR Informática Industrial, empresa que desenvolve soluções para controle de produção e controle de qualidade. Neste período atuou em mais de 100 projetos de controle de produção e controle de qualidade para indústrias de todos os portes do Brasil e de outros países como Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Uruguai, França, Itália, Eslováquia e China. É também co-fundador e atual presidente do grupo Vertical Manufatura da Acate, um grupo que aproxima empresas de tecnologia e indústria de manufatura para discutir e desenvolver soluções que visam a diminuição de custos, aumento de qualidade e produtividade, assim como o cumprimento de normas legais e diminuição de recalls.

Logo acate manufatura menor

Comentários

 


Artigos Relacionados

Indústria 4.0: Mas afinal, o que muda realmente em uma empresa ?
Artigos

Indústria 4.0: Mas afinal, o que muda realmente em uma empresa ?

Indústria 4.0 não é só Manufatura e não é só chão de fábrica.
Integração entre Sistemas na Indústria 4.0 - Imagem: Internet
Artigos

Integração entre Sistemas na Indústria 4.0

Publicidade »

Publicidade »


Vantagens da Aplicação de Software de Agrupamento na Gestão dos Processos de Corte – Um Estudo de Caso - Perfilados Perfisa

A gestão do processo de corte tornou-se um fator fundamental para o sucesso das empresas que trabalham na transformação de metais.


Publicidade »

Publicidade »