Com a transformação digital liderando a agenda dos fabricantes, o Estudo de Visão para Manufatura 2024, realizado pela Zebra Technologies, revela que 58% das empresas do setor esperam que a inteligência artificial (IA) seja a principal impulsionadora de crescimento nos próximos cinco anos. Em comparação, 36% que acreditam que a tecnologia deve gerar mudanças consideráveis ainda em 2024. Essas expectativas refletem a crescente importância de integrar tecnologias avançadas para melhorar a gestão de dados e a qualidade nos processos de manufatura, conforme 88% dos respondentes destacaram.
No entanto, os líderes de manufatura enfrentam desafios significativos na adoção dessas mudanças. As principais dificuldades, segundo o estudo, incluem saber como iniciar a transformação, otimizar custos e utilizar eficientemente os recursos disponíveis para alcançar a escalabilidade necessária, desde programas piloto até a implementação em larga escala. Além disso, o estudo aponta que a disponibilidade de mão de obra (29%), a escalabilidade das soluções tecnológicas (31%) e a convergência entre tecnologia da informação e tecnologia operacional (TI/TO) (31%) são obstáculos críticos a serem superados.
“Os fabricantes têm dificuldade em usar seus dados de maneira eficaz, por isso reconhecem que precisam adotar IA e outras soluções tecnológicas digitais para criar um ambiente de manufatura ágil e eficiente. Para que isso aconteça, é fundamental contar com um chão de fábrica bem conectado, no qual as atividades são mapeadas e os dados gerados por elas sejam corretamente geridos. Só assim é possível automatizar a análise por meio da IA”, diz Vanderlei Ferreira, CEO da Zebra Technologies no Brasil.
A Zebra encomendou à Azure Knowledge Corporation a realização de 1.200 pesquisas online entre executivos do C-Suite e líderes de TI e TO em vários tipos de setores de manufatura, incluindo automotivo, eletrônicos, alimentos e bebidas, e dispositivos farmacêuticos e médicos. Os respondentes foram pesquisados na Ásia, Europa, América Latina e América do Norte.
As dificuldades para alcançar a indústria 4.0
Os fabricantes reconhecem a importância da transformação digital para prosperar em um cenário econômico incerto, já que 89% dos líderes em manufatura planejam aumentar os investimentos em tecnologia em 2024 apesar de enfrentarem desafios significativos na adoção completa da indústria 4.0, especialmente em termos de visibilidade e monitoramento em tempo real. É necessário priorizar tecnologias que ofereçam retornos rápidos para transformar as linhas de produção em ecossistemas dinâmicos e dados ricos, melhorando a flexibilidade da cadeia de suprimentos. No entanto, as disparidades regionais e as dificuldades de integração tecnológica permanecem como barreiras críticas, influenciando futuras estratégias e investimentos.
Foco em eliminar as lacunas de visibilidade
Apenas 16% dos líderes de manufatura em todo o mundo relatam ter monitoramento em tempo real do trabalho em andamento em todo o processo de manufatura. Na América Latina esse número chega a apenas 4%. Embora quase 50% dos líderes de manufatura esperem aumentar a visibilidade na produção e em toda a cadeia de suprimentos até 2029, 31% afirmam que fazer com que TI e TO concordem sobre onde investir é uma barreira fundamental para a transformação digital.
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Além desses obstáculos, 82% dos líderes de manufatura concordam que estão lutando para acompanhar o ritmo da inovação tecnológica e para integrar com segurança dispositivos, sensores e tecnologias em suas instalações e cadeia de suprimentos. As empresas podem usar as soluções como RFID, scanners e leitores de imagem para reunir dados, permitindo níveis mais altos de segurança e capacidade de gerenciamento, além de novas análises que podem elevar o desempenho de seus negócios.
Melhorando a eficiência da força de trabalho por meio da tecnologia
O estudo da Zebra descobriu que os fabricantes estão mudando suas estratégias de crescimento ao integrar e ampliar os trabalhadores com IA e outras tecnologias para transformar a manufatura e construir uma força de trabalho qualificada nos próximos cinco anos. Quase três quartos (76%) dos líderes de manufatura planejam requalificar a mão de obra para melhorar as habilidades de uso de dados e tecnologia, e 73% buscam ampliar a capacidade de trabalho com tecnologias que permitem uma maior mobilidade. Entre as ferramentas estão tablets (55%), computadores móveis (60%) e software de gerenciamento da força de trabalho (60%). Além disso, 61% dos líderes de manufatura planejam utilizar computadores móveis vestíveis para ampliar sua força de trabalho em evolução.
Líderes de manufatura de toda a C-Suite, TI e TO entendem como as iniciativas de trabalho devem ir além de melhorar a eficiência e produtividade dos trabalhadores com tecnologia. Seis em cada dez líderes classificam o desenvolvimento contínuo, a requalificação/capacitação e o desenvolvimento de carreira para atrair talentos futuros como uma alta prioridade para suas organizações.
Avançando na automação para otimizar a qualidade
A busca pela qualidade se intensificou, à medida que os fabricantes precisam fazer mais com menos recursos. De acordo com a pesquisa, os líderes de manufatura da América Latina dizem que as questões mais significativas de gestão da qualidade atualmente são a visibilidade em tempo real (35%), acompanhar novos padrões e regulamentos (30%), integrar dados (27%) e manter a rastreabilidade (24%).
Os planos de implementação tecnológica dos líderes de manufatura abordarão esses desafios. Nos próximos cinco anos, muitos planejam implementar robótica (61%), sistemas de visão artificial (74%), identificação por radiofrequência (RFID) (66%) e scanners industriais fixos (63%). A maioria dos líderes de manufatura concorda que essas soluções de automação são impulsionadas por uma variedade de fatores, incluindo a necessidade de fornecer à força de trabalho tarefas de alto valor (66%), cumprir acordos de nível de serviço (69%) e adicionar mais flexibilidade ao chão de fábrica (57%).
Apesar de apenas 24% dos líderes de manufatura atualmente utilizarem tecnologias de rastreamento e rastreabilidade na América Latina, há a intenção de 74% deles em implementar essas soluções nos próximos cinco anos, o que sinaliza um forte compromisso com a modernização e a transformação digital. Essa tendência reflete uma conscientização crescente sobre a importância de melhorar a visibilidade e o controle operacional para competir em um mercado global cada vez mais exigente. À medida que as empresas em nossa região avançam nesse processo, espera-se que a adoção dessas tecnologias não apenas melhore a eficiência e a precisão das operações, mas também sirva como um catalisador para a inovação e a sustentabilidade. Essa transição posiciona a América Latina para enfrentar os desafios futuros com mais resiliência e competitividade, alinhando-se às melhores práticas globais e contribuindo para a evolução contínua do setor de manufatura.
*Imagem de capa: Depositphotos.com