Sete etapas para colocar a IIoT em prática na sua empresa
O objetivo final de qualquer sistema da IIoT é identificar as melhorias resultantes do seu sistema. Mas você sabe como implementar a tecnologia?
06/05/2024O objetivo final de qualquer sistema da IIoT é identificar as melhorias resultantes do seu sistema. Mas você sabe como implementar a tecnologia?
06/05/2024Para ter sucesso com a internet industrial das coisas (IIoT), os executivos vão precisar formular novos modelos de negócios, repensar as operações e o core business, introduzir inteligência nos produtos, serviços, processos e mais. E a hora de identificar e explorar novas oportunidades é agora.
O objetivo final de qualquer sistema da IIoT é identificar as melhorias resultantes do seu sistema. Trabalhe com os usuários para demonstrar à empresa como a IIoT está melhorando o resultado final. Calcule os benefícios financeiros e compartilhe essas informações com aqueles que apoiaram o projeto para demonstrar como os investimentos iniciais não foram desperdiçados. Isso ajuda a garantir confiança para a expansão do sistema IIoT no futuro.
Leia também:
- Metaverso industrial: o que é, aplicações e como as empresas estão utilizando
- Quais são os principais benefícios da IA em processos industriais?
Mas como iniciar a jornada na IIoT? Confira, abaixo, sete etapas:
Antes de iniciar o projeto, certifique-se de que sua empresa e usuários estejam comprometidos com o uso dos dados. Os projetos da IIoT conectam vários dispositivos a sensores e sistemas de monitoramento, coletando grandes quantidades de dados. Entender estas informações e determinar seu valor pode levar tempo. Quando todos os envolvidos estão comprometidos, fica mais fácil adotar novas tecnologias, coletar os dados e gerenciar os resultados.
Ter uma rede estável e segura é essencial para ter um sistema IIoT de sucesso. Devido à grande quantidade de dados sendo coletados e ao aumento do número de usuários em sua rede, ter um sistema desatualizado pode dificultar o crescimento. Concentre-se primeiro em dois conceitos básicos: segmentação de rede e proteção de limite. Pode ser necessário contratar um consultor ou integrador externo.
Não se distraia com os chavões criados pela comunidade IIoT. Existem ferramentas sendo desenvolvidas o tempo todo, como computação em nuvem ou de borda. Concentre-se primeiro no desenvolvimento de sistemas básicos (por exemplo, conexões de rede) e na implementação de sensores antes de usar servidores baseados em nuvem.
A reavaliação das conexões do sistema pode resultar no desacoplamento de dispositivos e aplicativos devido à mudança para protocolos IoT. Uma solução de software que acesse o dispositivo diretamente e contorne seu sistema de controle de automação pode fornecer uma vantagem se grandes quantidades de dados forem necessárias. Os dados podem ser processados fora do seu sistema de controle e, como o sistema de controle não precisa desses dados, pode aliviar o estresse do sistema.
Ao iniciar a implementação de sistemas IIoT, conectar seu aplicativo à Internet não é uma prioridade. Muitos fabricantes ainda estão operando em uma configuração de rede fechada enquanto estabelecem seus protocolos de segurança. Além disso, muitas aplicações não precisam de acesso à Internet. Concentre-se primeiro no compartilhamento de dados importantes do processo na rede da empresa. Mais tarde, você pode descobrir como compartilhar seus dados com segurança pela Internet.
A convergência de TI (Tecnologia da Informação) e TO (Tecnologia de Operações) é fundamental para os sistemas da IIoT. Essa consonância permitirá o movimento seguro e confiável de dados para usuários e aplicativos além do chão de fábrica. Encontrar maneiras de correlacionar informações de vários sistemas de negócios com o chão de fábrica pode ser mais desafiador do que o monitoramento e a tendência de alarmes, mas pode proporcionar grandes benefícios. Por exemplo, a combinação de dados para custos de matéria-prima, tendências de vendas, estoque e trabalho em andamento pode resultar em programações de produção mais eficientes ou em alterações na receita que economizam custos.
Transmitir os dados para o usuário final é a meta da IIoT. Certifique-se de que sua configuração forneça aos usuários do sistema informações atualizadas e precisas. Além disso, reserve um tempo para treinar os usuários sobre como ajustar o sistema para atender às suas necessidades com base nos dados, o que mudará constantemente, à medida que os problemas forem resolvidos e os novos surgirem. O treinamento adequado e a facilidade de acesso aos dados facilitam que todos se sintam encorajados a usar os dados, evitando a frustração.
Continua depois da publicidade |
*Imagem de capa: Depositphotos
Gostou? Então compartilhe: