Logomarca Indústria 4.0

Indústria 4.0 impulsiona ganhos de até 38% na produtividade, revela pesquisa

Estudo destaca os impactos positivos das tecnologias 4.0, como redução de custos e aumento da disponibilidade de maquinário, impulsionando o investimento e competitividade no setor industrial

Por: Redação CIMM com Assessoria de Imprensa      14/12/2023 

Estudo conduzido pelo instituto Atlas Intel em colaboração com a startup Tractian e a Revista Manutenção, revelou que a implementação de tecnologias da Indústria 4.0 resulta em um aumento médio de produtividade de até 38% para as empresas. Além disso, uso de tecnologias de automação, sensores IoT, inteligência artificial (IA) e métodos de big data se destacaram para aumentar o desempenho da indústria no País. A pesquisa, realizada com representantes de aproximadamente 200 indústrias do Brasil entre agosto e setembro deste ano, aponta para a necessidade e o potencial das tecnologias 4.0 para impulsionar a inovação e a competitividade no setor industrial do país.

Além do aumento na produtividade, o estudo revela que cerca de 80% das empresas entrevistadas observaram uma redução significativa nos custos de indisponibilidade e uma melhoria na qualidade dos produtos e serviços com a implementação de tecnologias como automação, sensores IoT, inteligência artificial e métodos de big data.

A primeira edição do Ranking Nacional da Indústria 4.0 também aponta que setores como Bens de Consumo, Aeronáutica e Petróleo e Gás se destacaram com ganhos de produtividade de 58%, 54% e 48%, respectivamente. "Essa pesquisa evidencia a contribuição exponencial das tecnologias 4.0 na eficiência e competitividade das indústrias", afirma Andrei Roman, CEO da Atlas Intel.

Segundo Igor Marinelli, Co-CEO da Tractian, "a tecnologia na indústria é essencial para o Brasil ganhar competitividade global. Precisamos investir fortemente em uma indústria mais tecnológica, utilizando ferramentas como Inteligência Artificial e IoT para reduzir custos e aumentar a produtividade".

Apesar dos ganhos expressivos, a pesquisa aponta desafios para a adoção mais ampla dessas tecnologias. A falta de conhecimento técnico (28,4%) e recursos financeiros (24,2%) são os principais obstáculos apontados pelas empresas. No entanto, Marinelli destaca que "o retorno sobre o investimento daqueles que utilizam soluções de IA e IoT para prever quebras de maquinário retorna em três meses, por exemplo".


Continua depois da publicidade


O estudo também revela que a indústria brasileira está caminhando rumo à modernização, com 73% das empresas adotando tecnologias da Indústria 4.0 nos últimos cinco anos. Apenas setores como alimentos, agricultura e plástico já adotavam tais tecnologias antes de 2015.

Gostou? Então compartilhe: