Logomarca Indústria 4.0

MetaIndústria: Rockwell Automation desenvolve solução baseada em IIoT, 5G e RA

Com o lema é "carregando a fábrica no bolso", a solução integra uma das 7 tecnologias do programa MetaIndústria

Por: Redação CIMM com Imprensa Rockwell Automation      20/09/2023 

A Rockwell Automation, líder em automação industrial e transformação digital, revela uma das sete tecnologias que integram o MetaIndústria, um projeto impulsionado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e SPI Integração de Sistemas. A missão do MetaIndústria é reunir empresas nacionais e multinacionais de renome para elevar a competitividade e produtividade das indústrias brasileiras, fornecendo apoio aos gestores na criação de fábricas inteligentes e integradas.

Neste contexto, a Rockwell Automation apresenta a solução Management 5.0, cujo lema é "Carregando a fábrica no bolso". Essa tecnologia foi concebida para destacar o poder transformador dos investimentos em inovação nas fábricas, aproveitando as oportunidades oferecidas pela Internet Industrial das Coisas (IIoT), 5G e realidade aumentada. Essas ferramentas proporcionam visibilidade e agilidade nas tomadas de decisões.

A construção da solução

Leandro Kruger, diretor regional da Rockwell Automation, detalha que o desenvolvimento da solução foi segmentado em quatro fases cruciais. Inicialmente, a equipe identificou a melhor abordagem para proporcionar uma experiência de usuário satisfatória e avaliou a escalabilidade da solução. Em seguida, concentraram-se na adaptação da solução às instalações físicas do HUB, onde vários ativos e tecnologias industriais convergem.

A terceira fase envolveu a cuidadosa avaliação das tecnologias e soluções mais adequadas para alcançar os objetivos do projeto. Na fase final, foi criada uma experiência prática que pode ser imediatamente aplicada, seguindo o modelo "Try Before You Buy" (Experimente antes de Comprar). No contexto do Management 5.0, essa solução possibilita a gestão das principais atividades no Tooling Shop, com a capacidade de visualizar indicadores essenciais e coletar dados em tempo real através da IIoT/5G, abrangendo todos os processos produtivos disponíveis no Hub 5.0 e projetando o mundo físico em ambientes digitais com realidade aumentada.


Continua depois da publicidade


Consequentemente, a solução oferece a capacidade de agregar dados de várias origens, incluindo máquinas de usinagem, sistemas de paletização e sistemas de mistura de líquidos. Isso resulta em uma arquitetura versátil que permite organizar os dados coletados de maneira mais eficaz, gerando insights, previsões e recomendações em tempo real, otimizando a gestão dos fluxos de produção e aprimorando a experiência em diversos equipamentos industriais.

Kruger ressalta que, neste momento, o projeto está na fase de integração entre o digital e físico, a fim de aplicar todas as soluções nos laboratórios situados em São Caetano e São Leopoldo. “O mais interessante é que os visitantes também não ficam de fora da experiência proporcionada pelo Management 5.0. Assim, seja por meio de dispositivos móveis ou pela web, todos podem acompanhar de perto o que está acontecendo no coração da MetaIndústria”. 

O executivo reafirma que a Rockwell Automation está engajada nesta iniciativa que visa o fomento da indústria nacional, sendo a base de um de seus pilares que é a adoção de soluções disruptivas habilitadas na manufatura inteligente. “Queremos expandir as possibilidades humanas através da inovação, ampliando as soluções presentes no HUB para que cada vez mais profissionais estejam habilitados a fomentar o crescimento sustentável e acelerado da indústria brasileira”, finaliza.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: