Logomarca Indústria 4.0

MetaIndústria: ABDI faz parcerias estratégicas para promover a transição 4.0 da indústria nacional

Empresas participantes explorarão tecnologias, entenderão benefícios inovadores e planejarão a transição à Indústria 4.0 de forma realista

Por: Redação CIMM      10/08/2023 

Em uma iniciativa pioneira, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou o ambicioso projeto MetaIndústria no início deste mês. Com o objetivo de reunir expertise acadêmica e prática de empresas de tecnologia, incluindo mais de 100 companhias brasileiras, ao longo de seus dois primeiros anos, o projeto estabelece parceria com a SPI Integração de Sistemas para criar um ambiente ciberfísico em Brasília e estabelecer laboratórios em diversas partes do país. O foco da iniciativa recai sobre empresas que buscam fortalecer a adoção tecnológica, reestruturar linhas de produção ou abraçar uma configuração industrial digitalizada. O MetaIndústria oferecerá um conjunto abrangente de recursos, que inclui treinamentos, consultorias, análises de cenários e acesso a tecnologias avançadas, tais como inteligência artificial e realidade virtual.

O projeto MetaIndústria se concentra em três frentes: Modelo de Negócios, Redução de Risco na Transformação e Preparação da Força de Trabalho. Através de orientação, as empresas envolvidas compreenderão como inovações tecnológicas podem beneficiar seus negócios e serão capacitadas para planejar e executar transformações adequadas à Indústria 4.0, evitando expectativas enganosas. Isso envolve acesso a soluções e avaliações econômicas para tomada de decisões de investimento e mitigação de riscos.

Future Board e parcerias com grandes indústrias

Igor Calvet, presidente da ABDI e um dos principais mentores do projeto, destaca que o MetaIndústria é inédito no Brasil em termos de escopo. O projeto contará com um corpo denominado Future Board, composto por representantes de 10 empresas ativas que participarão diretamente na orientação das iniciativas do MetaIndústria. Esse grupo será responsável por validar propostas de aprimoramento e eficácia das ações desenvolvidas pelo projeto, focando na mobilização, ganhos de produtividade e impacto econômico resultantes da colaboração entre empresas usuárias, parceiras tecnológicas e universidades. Até agora, sete membros foram confirmados: GM, Nestlé, Braskem, São Martinho, Bio-Manguinhos, Petrobras, Dexco e Aché Laboratórios Farmacêuticos.


Continua depois da publicidade


Os empresários interessados em investir em tecnologia e avaliar estratégias, riscos e o timing para adotar a digitalização encontrarão as melhores ferramentas de avaliação do país no MetaIndústria, que também oferecerá acesso às melhores tecnologias do mercado, segundo Calvet. Ele faz referência à lista de parceiros de renome em tecnologia, incluindo Qualcomm, SiDi (Instituto de Ciência e Tecnologia), Nokia, Nokia Bell Labs, Siemens, NVIDIA, Universal Robots, Rockwell Automation, Dassault Systèmes, Labsoft, Promon Engenharia, RVC, Eletronor, TD Synnex, N&DC, Dimensional, EDGE, Virtual Plant, ESS Consultoria, F2iT, Contric, ESSS, SGS, Phoenix Contact e Omron.

Para participar, as empresas devem abrir suas portas a outros interessados em conhecer suas soluções de chão de fábrica.

Segundo o presidente da ABDI, o conceito do MetaIndústria é mais prático do que teórico, buscando ação e não apenas discussão. O ambiente resulta da convergência de projetos de automação, robótica e tecnologias operacionais e de informação, com o objetivo de criar um ecossistema que alimente o crescimento industrial em todo o Brasil.

Metaverso ABDI

A fase inicial do MetaIndústria marca a introdução de um novo componente: o Metaverso ABDI. Essa plataforma ciberfísica proporciona soluções baseadas em experiências reais e possibilita que empresas demandantes se conectem diretamente com principais fornecedores de tecnologia no Brasil. O Metaverso também permite visitas virtuais aos laboratórios em São Caetano do Sul (SP) e Porto Alegre (RS). A estrutura é liderada por 138 especialistas da SPI e será gerida no espaço Data ABDI em Brasília (DF). Sua natureza expansiva e ciberfísica permitirá a inclusão de mais parceiros, laboratórios e distribuidores ao longo dos primeiros dois anos, conectados por óculos virtuais e rede industrial 5G, apoiada pela ABDI, para operação remota e experimentação em tempo real.

Seleção de Empresas

A seleção de empresas para participar do MetaIndústria é conduzida com base numa análise criteriosa de quatro dimensões:

  • Certificações básicas de ciclos de revisão de processos;
  • Engajamento de alta liderança, ou seja, empresas que enviem seus líderes para o curso de três dias no laboratório da SPI, em São Caetano do Sul;
  • Comprometimento em compartilhar as experiências com outras empresas;
  • Nível de maturidade tecnológica médio.

Para participar, basta visitar http://metaindustria.abdi.com.br e responder ao formulário de triagem.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: