Logomarca Indústria 4.0

Mais do que um programa de internacionalização, uma experiência única de vida

Mais do que um programa de internacionalização, o BIG 2023 foi uma experiência de vida única, pessoal e profissional para o CEO da Melvin! Esse foi o BIG 2023, que aconteceu em abril de 2023

Por: Igor Silveira      Exclusiva 06/06/2023

O programa BiG 2023 foi liderado pela FINDESLAB, que selecionou 10 startups brasileiras, que atuam na indústria, com níveis de maturidade parecidos e que buscam internacionalizar seus processos. Na minha opinião, essas startups foram escolhidas a dedo, porque o nível esteve muito alto! Aliás, esse foi o primeiro e grande benefício do BiG. A troca de experiência interna, entre as startups não tem preço! A todo momento víamos um interesse genuíno das pessoas, em aprender, ensinar, passar os acertos, erros, desafios, etc. Em nenhum momento (repito, nenhum) houve um julgamento ou uma crítica que não fosse construtiva na relação das startups.

A FINDESLAB puxou o programa, mas tiveram apoios de vários parceiros, como a Arcelor, Phoenix, SENAI, dentre outros. Esse foi o segundo ponto que fez toda a diferença. E parece que esses parceiros foram escolhidos a dedo também, porque a sinergia foi algo diferente, que não se vê com tanta frequência. E, é claro, foi mais uma fonte de aprendizado e troca de experiência.

Imagem: Divulgação/ BiG 2023

Nos primeiros dias que estava na Alemanha, só com essa troca interna, eu já tinha deixado minha equipe no Brasil louca de tantos direcionamentos que ia passando, à medida em que conversava com o pessoal.

No primeiro dia, foi a reunião de kickoff para todos se conhecerem. Mas, pra mim, todos se conheceram de verdade, no ônibus, indo pra Hannover, onde passamos 2 dias na Hannover Messe (maior feira de inovação industrial do mundo). Os dias de feira foram sensacionais! Conhecemos muitas coisas novas e tendências do futuro. Vimos que estamos bem adiantados em várias coisas que estamos desenvolvendo. Fizemos muito network. E tivemos a oportunidade única de apresentar a nossa startup no stand do Brasil (que estava lindo)! Isso pra mim foi uma realização muito grande! Apresentar a Melvin, na Hannover Messe, com pitch de 3 minutos, sem Power Point, em inglês, com uma plateia de cerca de 50 pessoas de vários países. Até perdi o fôlego agora! Imagina na hora! Foi muito engrandecedor! E um desafio e tanto!


Continua depois da publicidade


Depois da feira, ficamos um dia inteiro, conhecendo as plantas da Phoenix Contact. Meu sentimento foi: “Ainda bem que não morri sem antes ter conhecido um processo de fabricação como esse”. É de tirar o chapéu! Pra mim, que sempre trabalhei na área industrial, ver de perto um processo, com o grau de automação que eles têm, é surreal! Mas, ainda assim, vi oportunidades para a Melvin lá. A automação é o “suprassumo”, mas a conectividade, nem tanto. Podemos agregar com nossa solução lá também! E mesmo que isso não venha a acontecer, é ótimo saber que estamos no caminho certo!

Imagem: Divulgação/ BiG 2023

No dia seguinte fomos para o primeiro dia de pitch com indústrias da região. Nesse dia, teve uma greve de ônibus e trens, que a maioria das empresas confirmadas, não foram. Mas com as poucas que foram, ainda foi muito positivo pra gente. Estamos em contato com eles ainda. Quem sabe não surge nossa primeira parceria na Alemanha?!

Depois de um final de semana de passeios pela região de Manhheim, tivemos mais 2 dias de pitchs com empresas em Stuttgart e Mannheim. E é aí que a gente mais se diverte! Mostrando nosso produto, vendo que soluciona o problema das empresas, enfim, é o que a gente mais gosta e mais sabe fazer! Muito bons frutos podem sair daí. Estamos em contato com algumas empresas desses dias também.

Por fim, o último dia foi marcado por uma conversa mais que especial, que fechou com chave de ouro o programa. A dedicação da equipe de organização foi sensacional! A programação dos 10 dias em que passamos na Alemanha foi muito bem pensado e estruturado. Pra mim, foi tudo perfeito!

Uma nova luz acendeu para mim e para Melvin. Já mudamos várias coisas em nosso processo e já gerou resultado! A semente foi plantada na Alemanha. Ainda não sei como, nem quando iremos colher. Mas nossa parte, de continuarmos regando para que cresça e floresça, estamos fazendo. Então é uma questão de tempo e, é lógico, trabalho, para que a coisa aconteça! Gratidão a todos os envolvidos!!

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Igor Silveira

Igor Silveira

Engenheiro de Manutenção há 18 anos, com diversas especializações na área. Técnico Mecânico pela UFJF, Engenheiro Industrial Mecânico pela UFSJ, Pós Graduado em Gestão Industrial pela PUC-Minas e Mestre em Engenharia da Energia pelo CEFET-MG. Atuou em diversos segmentos industriais, como o ramo alimentício, cimenteira, construção civil, fabricação de cal, siderurgia, mineração, além de ter ajudado diversas empresas como consultor na implantação de Sistemas de Gerenciamento de Manutenção e Gestão de Ativos focado na Manutenção de Classe Mundial. Há 8 anos vem empreendendo na área de vendas, startup e marketing digital. Hoje atua como CEO na Melvin.