Logomarca Indústria 4.0

Veículo elétrico impresso em 3D é aposta de startup alemã; veja vídeo

Modelo de veículo elétrico impresso em 3D é alternativa de transporte sustentável no futuro.

Por: Redação CIMM      08/12/2022 

A nFrontier, uma startup de mobilidade alemã, apresentou recentemente um veículo elétrico impresso em 3D que funciona como bike e automóvel ultracompacto. Esta solução inovadora, chamada de UILA, poderá ser uma alternativa de transporte sustentável no futuro. A novidade foi publicada pelo site especializado 3D Natives.

O protótipo feito com as soluções de polímeros da Stratasys, empresa israelense-americana referência em tecnologia e impressão 3D, foi apresentado durante a Formnext 2022. O objetivo da startup alemã, diz o texto, é oferecer uma opção de veículo que possa circular em ambientes urbanos lotados.

Para isso, o veículo oferece segurança extra graças ao seu formato coberto, que protege os usuários e possíveis perigos na estrada. Além disso, dispõe de acessórios normalmente mais associados a veículos, incluindo, entre outros, um moderno sistema de infoentretenimento com funcionalidades de smartphone, bem como a possibilidade de chamar o veículo estacionado para se dirigir até si ou segui-lo sem condutor. 

Mobilidade revolucionária 

O veículo descrito como um novo “dispositivo urbano”, tem 230 cm de comprimento, 170 cm de altura e 90 cm de largura. Além disso, suporta até 250 kg e pode acelerar a velocidades máximas de 25 km/h com um alcance de 60 a 70 km. Ele também pesa até um total de 70 kg.

O modelo de quatro rodas vem equipado com propulsão elétrica, volante, marcha à ré e capota (também impressa em 3D). O veículo é operado por um pedal com cinco modos de assistência, então, o condutor deverá pedalar ainda que suavemente para manter o veículo funcionando. 

Veículo em impressão 3D

A impressão 3D aparentemente foi a chave para o sucesso do produto por vários motivos. Em primeiro lugar, ao usar diferentes processos de AM, a nFrontier conseguiu reduzir o custo de produção das peças (em comparação com os processos tradicionais) e, ao mesmo tempo, economizar tempo graças à produção de peças internamente. 


Continua depois da publicidade


Para o CEO da nFrontier, Dnaiel Buening,“UILA é a resposta para alguns dos desafios mais presentes de nosso tempo, como as mudanças climáticas e a atual crise energética. A UILA não está apenas mudando radicalmente a maneira como nos deslocamos, mas também fornece uma solução de mobilidade verdadeiramente sustentável e revolucionária. Ao mesmo tempo, oferece um conjunto de funções e recursos digitais superando em muito os padrões atuais da indústria de bicicletas.” 

A nFrontier está atualmente preparando o UILA para produção em série e registro de tráfego na Alemanha para  2024.

Gostou? Então compartilhe: