Logomarca Indústria 4.0

Cai a confiança do empresário em lançar produtos, diz pesquisa

Pesquisa da Associação Brasileira de Automação demonstra que a indústria de transformação busca reagir mas diminui a intenção em lançar produtos no trimestre.

Por: Assessoria de Imprensa      14/10/2021 

O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial, produzido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, mostra que houve queda na intenção da indústria em lançar produtos no terceiro trimestre de 2021, apesar de um ritmo de quatro trimestres de crescimento anteriormente. Porém, no acumulado do ano - entre os meses de janeiro e setembro - ainda se observa crescimento de 1,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O índice, que apresentou sua menor marca histórica em junho de 2020 com -22,4%, encerrou o segundo trimestre de 2021 com crescimento acumulado de 13,1% e perdeu força encerrando o terceiro trimestre com um resultado acumulado de 2,3%. "Mesmo com o indicador positivo, este é um momento de atenção com relação à intenção de lançamento de produtos, já que historicamente há uma desaceleração no último trimestre do ano que pode levar a encerrarmos 2021 no mesmo patamar do ano passado", analisa Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Índice por setores

Os resultados setoriais também apresentaram reversão na tendência observada no trimestre anterior, tendo o setor têxtil apresentado estabilidade e os demais queda no resultado trimestral. Mesmo com a reversão no quadro de crescimento, alguns setores ainda mantêm um resultado positivo no acumulado de 12 meses, com destaque para os setores têxtil, de bebidas e de produtos diversos.

Fonte: Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados.

Gostou? Então compartilhe: