Logomarca Indústria 4.0

Startup capta R$ 28 mi para expansão de pesquisa e desenvolvimento de IA

Com o aporte, a CyberLabs continuará a expandir esforços em pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial para auxiliar reabertura da economia

Por:      27/08/2020 

Durante os últimos meses, a CyberLabs, startup brasileira de inteligência artificial (IA), esteve ocupada pesquisando e desenvolvendo, em parceria com órgãos governamentais e universidades, novas tecnologias para impulsionar a economia brasileira. Hoje, a empresa anuncia a captação de R$ 28 milhões em  investimentos, liderada pela Redpoint eventures. Suas inovações baseadas em IA, desenvolvidas ao longo dos últimos anos, servirão para ajudar o Brasil a reabrir sua economia com mais segurança e eficiência.

“A IA que desenvolvemos durante nosso teste piloto ajudou a achatar a curva de contágio na cidade do Rio de Janeiro, reduzindo proativamente os riscos à saúde pública, combinando tecnologias avançadas, como imagem computacional e análise de machine learning de streams de vídeo ao vivo, disponíveis na rede pública de segurança e originalmente criadas para as Olimpíadas do Rio”, disse o fundador e CEO da CyberLabs, Marcelo Sales, um empreendedor consagrado no ecossistema brasileiro. “Os vastos dados que coletamos e distribuímos, por meio de dezenas de reportagens na mídia, fizeram uma grande diferença e informam nossas novas ofertas.”

Outra inovação em IA da startup é o aplicativo KeyApp, disponível na App Store e Google Play. Trata-se de uma tecnologia de reconhecimento facial proprietária da CyberLabs para controle de acesso sem contato físico e reconhecimento  de identidade, permitindo que funcionários, residentes, viajantes e entregadores consigam entrar em espaços públicos, edifícios de escritórios ou condomínios, abrindo portas e liberando catracas. O aplicativo também lê QR codes para realizar check-ins e check-outs em espaços privados, possibilitando, entre outras coisas, acompanhar a limpeza dos mesmos após cada uso.

Nos próximos meses, a CyberLabs vai apresentar uma maneira mais sofisticada para as empresas fornecerem acesso seguro e protegido a prédios de escritórios e espaços públicos, combinando tablets equipados com câmeras térmicas para medir a temperatura, além do KeyApp para validar a identidade dos usuários, fornecendo acesso sem contato por meio da sua tecnologia de reconhecimento facial, única no mundo capaz de se adaptar à ampla diversidade racial presente no Brasil.


Continua depois da publicidade


“As oportunidades de aplicação de inteligência artificial no mercado brasileiro são enormes. E tive o privilégio de investir em projetos anteriores dos fundadores da CyberLabs, que são profissionais incríveis. Com essa combinação, nosso investimento na CyberLabs foi uma decisão muito fácil”, afirmou Anderson Thees, Cofundador  & Managing Partner  da Redpoint eventures. “A equipe da CyberLabs é de uma qualidade única no Brasil e compete em igualdade com as melhores do mundo, comprovado, inclusive, por resultados em competições globais. A empresa é liderada por um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil, e está focada em ampliar o acesso a tecnologias avançadas de IA. O Covid-19 está se mostrando uma das maiores crises em gerações e um grande desafio para o Brasil. A CyberLabs foi incrivelmente ágil em alavancar a tecnologia desenvolvida nos últimos anos para resolver esses desafios tanto durante a crise quanto na preparação para um retomada segura”, complementou Thees.

Com normas semelhantes às leis de privacidade de dados na Califórnia e na Europa, a abrangente legislação de proteção de dados do Brasil, a LGPD, entra em vigor em Maio de 2021. Em antecipação ao impacto amplo e multissetorial das novas diretrizes LGPD, a tecnologia da CyberLabs foi  desenvolvida para ser totalmente compatível com a lei. Isso inclui a capacidade dos consumidores optarem por compartilhar ou não suas informações, bem como mecanismos que transformam todos os dados coletados e usados pela IA em dados anônimos, com criptografia de última geração.

A visão de longo prazo da CyberLabs é ajudar a digitalizar 200 milhões de brasileiros, para que tenham algo equivalente a um documento de identidade digital em seus smartphones. Com sua combinação de reconhecimento facial e de voz capaz de analisar e entender a rica diversidade do país, a IA da CyberLabs permitirá que as pessoas vivam em um ambiente mais seguro e confiável em um futuro próximo.

Gostou? Então compartilhe: