Logomarca Indústria 4.0

Impressão 3D no setor de alimentos

Impressão 3D permite a elaboração de alimentos com textura, sabor, aspectos visuais e atributos sensoriais próximos aos "normais"

Por: Luan Saldanha Oliveira      31/10/2023

O mercado global de impressão 3D para o setor de alimentos foi estimado em US$ 200 milhões em 2022, segundo o Markets and Markets. Até 2027, a expectativa de crescimento é de 57,3% (CAGR), alcançando receitas de US$ 1,9 bilhões.

Mercado de impressão 3D no setor de alimentos. Fonte: Markets and Markets

Esta expansão é prevista, entre alguns dos motivos, pelo desenvolvimento de novas máquinas e expansão das estratégias de marketing e, consequentemente, no uso desta tecnologia no setor. Isto mostra um pouco como a impressão 3D está se consolidando neste mercado, à medida que permite a elaboração de alimentos com textura, sabor, aspectos visuais e atributos sensoriais próximos ao que encontramos a partir de outros métodos de fabricação.

Filé de salmão vegano produzido por impressão 3D. Fonte: Revo Foods

Este mercado busca atender expectativas de um novo nicho de consumidores (vegano, vegetariano, pessoas com restrições etc.), os quais buscam alternativas aos produtos oferecidos na maioria dos mercados e restaurantes.

Além disto, o uso da impressão 3D para produção de alimentos apresenta como alguns dos benefícios, entre outros, como:

  • Customização (de forma, mas também de nutrientes em determinada quantidade de alimento);
  • Descentralização da fabricação;
  • Cocriação de alimentos;

Abaixo vou listar alguns exemplos de uso da impressão 3D no setor de alimentos, no Brasil e no mundo, para apresentar algumas destas aplicações e avanços neste setor.

Startup Revo Foods: Filé de salmão vegano impresso em 3D

A startup austríaca está comercializando o seu filé de salmão vegano em uma rede de supermercado de Viena. O produto é fabricado com algas, proteínas de ervilha e outros nutrientes, sendo produzidos posteriormente em uma impressora 3D. Conheça mais a empresa

The Filet produzido por impressão 3D. Fonte: Revo Foods.

Embrapa: produção de pescado com base vegetal por impressão 3D

A Embrapa, em uma das suas mais recentes pesquisas divulgadas, utilizou uma impressora 3D para produzir pescados com base vegetal. Foram produzidos filés de peixe, anéis de lula e até caviar, com características sensoriais e nutricionais. Confira mais informações sobre este projeto na reportagem abaixo:

Senai Cimatec: Carne produzida por bioimpressora

A partir de células tronco, foi produzida uma carne usando uma bioimpressora (impressora 3D). É possível, com estas tecnologias e processos, reproduzir células em volume indefinido, sem abate de animais. Como um dos resultados deste projeto, busca-se um desenvolvimento mais sustentável com estes novos processos de produção. Confira entrevista com pesquisadores sobre este tema, a seguir:

Campus Party: Competição de gastronomia com impressoras 3D

Considerada como a primeira competição de gastronomia 3D do Brasil, esta competição trouxe à Campus Party a possibilidade das pessoas compreenderem como a impressão 3D pode ser usada na produção e finalização de pratos em restaurantes. Foram disponibilizados, para os chefs que estavam participando, alimentos fabricados pelas impressoras 3D, para confecção dos pratos. Confira no vídeo abaixo um pouco sobre o evento e seus resultados:

Cocoa Press: Impressora 3D de chocolate

Com objetivo de permitir que confeiteiros possam criar diferentes doces, com vários formatos e texturas, a Cocoa Press desenvolveu e comercializa sua impressora para esta finalidade. Confira informações completas no site da empresa sobre sua impressora e tecnologia


Continua depois da publicidade


E você, conhece outras aplicações da impressão 3D no setor de alimentos

 

*Imagem de capa: Depositphotos

 
*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha é engenheiro Mecânico com mestrado em Engenharia de Sistemas e Produtos. Possui experiência em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos. É apaixonado pelas tecnologias da Indústria 4.0, como Manufatura Aditiva, softwares de engenharia (CAD, CAE, CAM), Realidade Aumentada, Realidade Virtual, IoT, entre outras. Já teve experiência em estudar e morar em Portugal, ser sócio de startup e empresa de engenharia, ser professor de graduação para alunos de engenharia mecânica e trabalhou com Manufatura Aditiva. Atualmente trabalha como especialista em inovação industrial. Busca trazer artigos e notícias relacionado ao mundo da Impressão 3D e da Indústria 4.0!