Logomarca Indústria 4.0

BiG 2023: Lições em imersão na Alemanha reforçam compromisso de inovação da Cogtive

Founder & CEO da Cogtive conta sua experiência no programa de internacionalização

Por: Reginaldo Ribeiro      18/07/2023

Minhas visitas à Alemanha, berço da inspiração em inovação na manufatura, sempre foram enriquecedoras, mas desta vez experimentei uma proximidade singular com sua cultura, mergulhando nas complexidades das relações de trabalho e de negócios.

Essa amplidão de perspectivas não teria sido possível sem o Brazilian Indtechs in Germany, um programa que abriu portas para estabelecer conexões, engajar potenciais leads, atualizar conhecimentos e trocar experiências. A visita à Hannover Messe, parte integral do programa, revelou as últimas tendências e tecnologias emergentes no cenário global das indústrias.

Foi evidente que, além da mera técnica, é essencial que as indtechs busquem a essência na construção de seus produtos, com valores que ofereçam soluções eficazes para as dores enfrentadas pelos profissionais no chão de fábrica. A inteligência artificial, a internet das coisas e os gêmeos digitais, termos tão em voga atualmente, revelaram-se meros facilitadores de processos, não os diferenciais. Entregar benefícios tangíveis que agreguem valor ao setor industrial continua sendo imprescindível.

Dentro da programação de pitches, tive a oportunidade de apresentar a Cogtive em diversos hubs e ecossistemas de inovação. A exigência desses leads e potenciais parceiros é notoriamente elevada. Aprendi a ser conciso e técnico em minha comunicação, transmitindo informações de forma clara e precisa.

Diante do minimalismo comportamental evidente no mercado industrial alemão, ficou claro que nossa estratégia de comunicação para a internacionalização em solo germânico precisa ser aprimorada. Precisamos desenvolver uma máquina de vendas e marketing focada em abordagens consultivas, em que a escuta ativa e a capacidade de apresentar nossa solução como resposta direta aos problemas do cliente estejam em perfeita sintonia para concretizar novos negócios.


Continua depois da publicidade


Olhando para o futuro, estou entusiasmado com as oportunidades que surgiram. Avançaremos com os contatos estabelecidos durante o programa, reafirmando nosso compromisso de impulsionar a inovação e otimizar a produtividade. Lembraremos sempre das valiosas lições aprendidas por meio do Brazilian Indtechs in Germany.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Reginaldo Ribeiro

Reginaldo Ribeiro

Formado em Engenharia Mecânica e com mais de 15 anos de experiência em manufatura e ganho de produtividade, Reginaldo Ribeiro é Founder & CEO da Cogtive, empresa de software baseado em IoT e IA com foco em ganho de produtividade para indústrias de manufatura, oferecendo uma visão digital do processo de produção para gestores e operadores. Suas interfaces exclusivas fornecem acesso rápido a informações valiosas e sua IA, TÆLOR, oferece insights com um comportamento proativo, encontrando soluções antes que problemas se tornem relevantes.