Por que a tecnologia é inevitável para garantir a qualidade do seu trabalho?

Por: SKA 07/02/2022

Fica tranquilo que no momento certo a gente vai te dar essa resposta. Neste momento, queremos plantar mais uma sementinha na sua cabeça: quantas vezes você já enfrentou um problema de produção que poderia ter sido evitado desde o início com as ferramentas corretas?

Alguns podem chamar de burocracia e dizer que “inspeção de qualidade” é algo desnecessário, mas quando este processo envolve custos e mão de obra, aí complica. Hoje vamos falar um pouco sobre a importância da tecnologia para garantir a qualidade do seu trabalho – e vamos começar, é claro, pelo fator economia.

Quanto custa para refazer uma peça?

O preço da peça duplicado, obviamente! Mas não apenas isso. Pense em todo o processo para a fabricação de uma peça: desde o design, passando por validações com a Engenharia, aquisição de matéria-prima, mão de obra especializada para a produção, documentações necessárias para que todo o processo ocorra...

Realmente, o custo é duplicado, porque todos estes valores estão envolvidos – a peça não é apenas a peça em si, mas tudo o que envolve a sua produção. Imagine chegar ao final de um processo para descobrir que havia um problema naquele produto desde o começo?

Qual o impacto de processos não automatizados?

Perda de informações importantes (que podem levar a falhas na comunicação), realização de processos desatualizados, tempo precioso de mão de obra gasto com trabalho “burocrático” ... Além do uso de papel que ocorre na maioria destes cenários. Estes são apenas alguns dos principais efeitos que a utilização de processos manuais pode acarretar.

Chegou a hora de produzir. E agora?

As características para a produção de uma peça deveriam ser determinadas em um plano de verificação. Este plano inclui as suas medições, características de acordo com as máquinas e tolerâncias do cliente. Porém, muitas vezes, esta verificação acaba não ocorrendo e as peças são produzidas de forma errada, ou pior, é preenchido posteriormente a produção e de forma errônea, apenas por questões burocráticas. Daí voltamos ao nosso primeiro tópico: o valor da refação de uma peça. 

Inspeção de qualidade no momento certo

Será que realmente vale a pena não investir em tecnologia, pensando desta forma? Diferentemente do que acontece em diversas indústrias, não é necessário produzir para verificar problemas de qualidade. É importante realizar as inspeções de qualidade quando elas precisam ser feitas, ou seja, antes ou durante o processo, e não depois. Porque depois você já perdeu dinheiro e o seu bem mais precioso – o tempo.


Continua depois da publicidade


Existe um planejamento em relação à qualidade e ele deve ser seguido!

Durante as inspeções, são averiguados possíveis problemas que possam ocorrer no futuro envolvendo: atividades, equipamentos com problema, processos potencialmente problemáticos, métodos de trabalho e fatores ambientais.

O novo é inevitável

Respondendo à pergunta inicial desta publicação: porque além de prevenir retrabalhos, economia de matéria-prima, redução no tempo gasto procurando equipamentos, instrumentos e diversos outros fatores que já citamos aqui, a tecnologia é inevitável. Hoje, não é mais necessário estar preparado para as tecnologias; com a velocidade em que elas surgem, o movimento natural é evoluir com ela – ou se tornar obsoleto enquanto a concorrência está sempre à frente. O que você escolhe?

Automatize-se!

Só é necessário um passo para solucionar estes grandes problemas da sua indústria: a automatização dos seus processos. Com softwares específicos para a produção e para a coleta e análise de dados, é possível estar à frente. Conheça, entre em contato com quem mais entende do assunto e vamos conversar!

Entre em contato


*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Patrocinador:
SKA