Logomarca Indústria 4.0

Para ser rei, a informação em tempo real é imprescindível

Por: SKA      04/05/2021

Em terra de cego, quem tem um olho é rei. O significado conotativo do provérbio diz que, entre um grupo de gente distraída ou negligente, aquele que consegue identificar uma boa oportunidade tem uma grande vantagem. E quando falamos em produção industrial, onde o lucro e a economia de recursos prevalecem, tudo é uma questão de vantagem para se destacar dos concorrentes e conseguir perseverar em meio aos mais variados percalços e possíveis crises futuras.

Pense em duas plantas industriais que fabricam o mesmo produto. Elas possuem o mesmo número de máquinas e operadores. Isso necessariamente significa que elas terão a mesma produção e faturamento no final do mês? Obviamente não. Aí que entra a vantagem que falamos anteriormente, que pode ser representada neste exemplo através de um sistema de gestão MES.

A sigla MES vem do inglês Manufacturing Execution System, o que podemos traduzir livremente como Sistema de Execução de Manufatura. Ou seja, ele é um sistema de informações que conecta, monitora e controla sistemas de manufatura complexos e fluxos de dados no chão de fábrica. O principal objetivo de um MES é garantir a execução eficaz das operações de manufatura e melhorar a produção. Se tem uma palavra que pode definir o que é o MES, essa palavra é INFORMAÇÃO.

Quando se observa indústrias que ainda não utilizam algum sistema MES, há uma diferença clara entre o planejado e o executado. Isso por que há má fé de quem executa em não fazer o que foi programado? Não. Simplesmente porque quando nos baseamos em julgamentos humanos para criar um planejamento, é muito difícil que sejamos precisos nas informações, pois a percepção de tempo de máquina parada, por exemplo, é totalmente relativa, variando de pessoa para pessoa. Ou seja, uma planta industrial com um sistema MES implantado não se compara mais à sua concorrente, pois ela tem informação. Agora, ela precisa trabalhar para que a informação se transforme em ações que produzam efeito para transformar o que pode ser otimizado.


Continua depois da publicidade


Todo o planejamento da produção é feito com base em dados colhidos em tempo real, o que possibilita a resposta rápida a paradas repentinas, com o foco na redução de tempo ocioso de máquina, por exemplo. O MES não apenas informa o que está acontecendo, mas também o que deveria estar. Isso é feito através do sensoriamento das máquinas para que então seja possível ver em tempo real o que está acontecendo no chão de fábrica.

Parafraseando então o provérbio popular, em terra da gestão da produção, quem tem um sistema MES é rei.

Se você deseja saber mais sobre como um sistema MES atua, a SKA apresenta o SYNECO, sua solução MES para gestão da produção. Para entender os benefícios que o SYNECO apresenta, leia as histórias de quem adotou o MES da SKA e melhorou o desempenho da sua produção.

Saber mais sobre o sistema MES SYNECO


*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

SKA