Logomarca Indústria 4.0

O que é a globalização 4.0?

Quais os desafios? Como se preparar?

Por: Marlos Cravo, Head of Product Mega Sistemas      03/07/2019

Que a tecnologia reforçou a expansão da comunicação e dos negócios, é inegável. Quem foi estudante nas décadas de 80 e 90 ouviu muito o termo globalização, que se tratava da integração internacional política e econômica que, na teoria, abriria aos países uma possibilidade de conexão entre si. 

A influência dessa “tendência” acabou abrangendo a cultura, a troca de hábitos e de costumes, até chegar à globalização 4.0. Esse fenômeno não pode ser considerado novo, mas é uma evolução natural dessa integração de políticas, mercados e oportunidades em associação direta com a indústria 4.0.

Continue a leitura - neste texto vamos te mostrar a importância de buscar maneiras de desenvolver seu negócio de acordo com as demandas trazidas pela globalização 4.0. 

Quais os desafios da globalização 4.0 no mundo empresarial?

No último Fórum Econômico Mundial, que aconteceu em Davos no começo deste ano, essa foi uma das questões mais discutidas. A onda de globalização que surge a partir do universo digital tem como foco o valor social e ambiental deste termo. Ele surge justamente a partir dos benefícios comerciais da chamada Quarta Revolução Industrial, ou industrialização 4.0.

O que isso significa? 

Significa que as empresas precisam observar com mais atenção quais serão as formas de crescer e de se desenvolver, adotando novas posturas nos negócios, levando em conta as mudanças sociais e ambientais para agir de acordo com elas. As inovações tecnológicas têm papel fundamental nisso, trazendo benefícios aos consumidores e à sociedade em geral.

Como se preparar e se manter atualizado para a chegada da globalização 4.0?

Vamos pensar um pouco: quais foram as tecnologias que ajudaram a viabilizar a Quarta Revolução Industrial? A robótica, a internet das coisas (IoT), big data, realidade aumentada e inteligência artificial são alguns exemplos - mas, mais do que a automação de serviços, estamos falando de uma economia inteligente, onde há um diálogo entre matéria-prima, indústria, comércio, serviços e consumidor.

Desta forma, é preciso estar familiarizado com esses conceitos e entender como implantá-los em sua empresa para que ela não fique para trás. E não se engane: a globalização 4.0 ocorre em uma velocidade muito maior do que as revoluções industriais e políticas ocorridas num passado não muito distante.

Nela, a responsabilidade social e ambiental, além do respeito aos acordos comerciais, será muito valorizada no mercado mundial! Portanto, é preciso que as tecnologias disruptivas colaborem com a melhoria da qualidade de vida dos consumidores, abrindo espaço para novas formas de alcançar a empregabilidade e aprofundar a sustentabilidade.

A sugestão neste momento, é que haja uma mudança efetiva na maneira de pensar, para que as novas tecnologias se adaptem às necessidades das pessoas e proporcionem diferentes formas de fazer negócios. 

Portanto, a inovação deve ser a chave para o desenvolvimento de soluções que impactem a vida das pessoas e a sua relação com o meio ambiente, pois ambos são foco da globalização 4.0!

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Marlos Cravo, Head of Product Mega Sistemas

Head of Product na Mega Sistemas e agilista, Marlos Cravo apoia times de scrum a encontrarem sua essência ágil. Há mais de 10 anos anos no mercado de desenvolvimento de software de gestão integrada, atua com foco na indústria, mapeando oportunidades e desenvolvendo soluções que possibilitem as fábricas a serem mais produtivas e mais rentáveis em sua produção.