Artigos

Indústria 4.0 : Brasil deve acordar para o Analytics

Digitalização e cultura de dados são primordiais para alavancar o setor de manufatura. Tecnologias de BI e BA alicerçam este processo.
25/10/2018

O Brasil tem o segundo maior parque industrial na América, cuja produção representa 28,5% do PIB do país, segundo dados do IBGE. Entretanto, nos últimos anos este segmento passa por um momento de retração, devido à concorrência agressiva de países asiáticos e a dificuldade em abraçar novos modelos de produção para ser mais eficiente e competitiva.

Por falar em novos modelos, no segmento industrial não se fala em outra coisa a não ser a Indústria 4.0, que emprega uma cultura digitalizada de dados para aprimorar a manufatura. Segundo uma pesquisa divulgada em 2016 pela PwC, 86% das empresas industriais colocaram suas fichas nesta tendência para reduzir custos e aumentar o valor de seus produtos até 2021. Além disso, mais de um terço destas empresas apontaram que esta mudança entregará ganhos de mais de 20% no faturamento de suas operações até 2021.

Embora essa corrida já tenha começado há alguns anos, com países como Alemanha e Japão saindo na frente, o Brasil está um tanto atrasado. Segundo uma pesquisa da Fiesp, mais de um terço (32%) das empresas brasileiras nem sequer ouviram falar do termo. A pesquisa, realizada este ano, entrevistou 227 empresas, 55% pequenas, 30% médias e 15% grandes.


Continua depois da publicidade


Das que admitiram já conhecer o termo, 90% concordam que a Indústria 4.0 aumentará a produtividade e que é uma oportunidade ao invés de um risco - 30% delas admitiram já ter começado iniciativas para inovar em sua produção. Por outro lado, 23% das empresas que admitiram conhecer o termo, ainda não se sentem nem um pouco preparadas para esta mudança.

Vivemos em um cenário no qual as empresas brasileiras ainda estão relutantes em abraçar a inovação, embora já reconheçam que ela é essencial. Renovar seu modelo produtivo, ainda mais na indústria, pode envolver um grande investimento. Entretanto, isso não precisa ser feito em uma tacada só. Muitas empresas já contam com processos orientados e controlados por indicadores. Entretanto, eles ainda são feitos de formas manuais. O caminho para a digitalização pode começar por aí.

Em suma, a mudança para abraçar as vantagens que a Indústria 4.0 entrega se resume em uma palavra: DADOS. Para que sensores, robôs e linhas automatizadas de produção sejam eficientes, o tratamento e circulação de dados terá que ser mais ágil do que jamais foi. Isso envolve redes e soluções robustas de analytics, capaz de entregar insights em tempo real para os humanos responsáveis, para que as ações sejam feitas com o máximo de eficiência.

Além disso, recursos como machine learning também serão indispensáveis, reduzindo o trabalho humano em áreas desnecessárias e aumentando o grau de automação. Isso representa um redesenho significativo dos papéis dentro de uma fábrica. Assim como em diversos outros setores em que o uso de dados representa uma mudança radical de cultura, em que os dados estão no centro da tomada de decisão, a Indústria 4.0 também tem esse enfoque.

A indústria brasileira guarda um grande potencial consigo, mas que deve acordar para a otimização que a automação e o analytics pode entregar. A competitividade das empresas brasileiras depende disso, então é hora de começar.

Produzido por:

Douglas Scheibler

CEO da BIMachine

Novo logo preto


Comentários

 


Artigos Relacionados

Como otimizar o gerenciamento de projetos na Indústria 4.0 - Imagem: Divulgação
Artigos

Como otimizar o gerenciamento de projetos na Indústria 4.0

Sistema integrado de gestão na indústria 4.0 - Imagem: Luciano Emanuel on VisualHunt
Artigos

Sistema integrado de gestão na indústria 4.0

Além da integração das máquinas, em uma fábrica alinhada ao conceito 4.0, todos os processos precisam estar integrados para serem estratégicos

Publicidade »

Publicidade »


O ROI de projetos de produto a seu favor:

Entenda como economizar dinheiro, tempo e produzir muito mais com uma ferramenta de modelagem 3D para projetos de produto


Publicidade »

Publicidade »