Conexão 4.0: A trajetória global da Novus e de seu CEO como inspiração para as indtechs brasileiras

Marcos Dillenburg compartilha os aprendizados de décadas de atuação internacional e apoio a startups industriais, mostrando como a experiência da NOVUS pode guiar o crescimento das indtechs no Brasil

Por: Redação CIMM      12/05/2025 

No mais recente episódio da série Conexão 4.0: A Jornada de Internacionalização de Indtechs Brasileiras na Alemanha, o executivo Marcos Dillenburg, CEO da Novus Produtos Eletrônicos, compartilha sua trajetória à frente de uma das empresas industriais mais internacionalizadas do Brasil. Com mais de 35 anos de experiência no setor eletrônico, Dillenburg revela os aprendizados de quem conduz uma empresa presente em mais de 60 países e que há quase três décadas marca presença na feira Hannover Messe, na Alemanha.

Fundada nos anos 1980, a Novus nasceu em um ambiente ainda pouco estruturado para inovação no Brasil e, por isso, construiu seu crescimento com base na autossuficiência técnica e visão de longo prazo. Hoje, devolve esse aprendizado ao ecossistema por meio do apoio direto a startups industriais de base tecnológica, através da holding NOVUSPAR, que já investe e colabora com empresas no Brasil e nos Estados Unidos, e outras iniciativas.

"Se o Brasil representa menos de 2% do PIB industrial global, por que se contentar com tão pouco?", questiona Dillenburg, reforçando que a internacionalização deve ser uma diretriz desde o nascimento de uma startup. Para ele, lideranças com visão global, fluência em inglês e vivência internacional são indispensáveis para escalar soluções que realmente tenham impacto além das fronteiras.

Durante a entrevista, ele detalha o modelo de inovação aberta descentralizada adotado pela Novus, em que a colaboração com startups vai desde o fornecimento de hardware especializado até acordos de investimento e parcerias técnico-comerciais. Também comenta as oportunidades crescentes na Europa, especialmente na Alemanha, que, segundo ele, começa a abrir espaço para a inovação colaborativa em meio aos desafios da indústria tradicional.


Continua depois da publicidade


A Novus é uma das apoiadoras do Brazilian Indtechs in Germany (BiG2025) e vê na missão à Alemanha uma oportunidade de gerar conexões estratégicas para o fortalecimento da indústria nacional. Para Dillenburg, o apoio às startups é tanto uma contribuição ao país quanto uma forma de garantir negócios sustentáveis no futuro.

A série Conexão 4.0 traz entrevistas com figuras influentes do ecossistema de inovação industrial brasileiro, que estão impulsionando a transformação digital e o futuro da indústria. Não perca o próximo episódio, com mais histórias e aprendizados sobre a jornada de inovação digital da indústria em busca do mercado global.

Esta série é fruto da parceria com o programa BiG, no qual o Canal Indústria 4.0 é parceiro oficial de mídia. O BiG é resultado da colaboração das equipes Findeslab, Bcomex.global, Fapes, Novus, Programa de Diplomacia da Inovação do Itamaraty, Buuk e Canal Indústria 4.0.

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Conexão 4.0: O papel do fomento e da colaboração para a inovação industrial

Elton Siqueira Moura, Diretor de Inovação da FAPES, explica como a cooperação entre setor privado, academia e governo impulsiona o desenvolvimento das indtechs capixabas e brasileiras


Indtechs brasileiras terão destaque histórico na Hannover Messe 2025

Startups brasileiras que atendem a indústria estreiam no principal palco de startups da Hannover Messe, em abril


Canal Indústria 4.0 e BiG2025 lançam série sobre internacionalização de indtechs brasileiras na Alemanha

Na primeira entrevista da série, Cláudio Goldbach, idealizador do programa de internacionalização de indtechs, compartilha insights sobre a evolução do ecossistema de inovação industrial no Brasil...


Exclusivo: Imersão na Alemanha impulsiona parceria entre ecossistemas de inovação do ES e SC

Iniciativa do programa Brazilian Indtechs in Germany (BiG), com apoio da Fapes, aproxima lideranças e abre caminho para cooperação estratégica entre os dois estados brasileiros