Japão construirá a primeira estação de trem impressa em 3D

Com design sustentável e tecnologia de ponta, estação de Hatsushima será referência global

Por: Redação CIMM      02/04/2025 

A operadora ferroviária West Japan Railway (JR West) anunciou um marco histórico na engenharia e infraestrutura: a primeira estação de trem do mundo a ser impressa em 3D. Localizada na prefeitura de Wakayama, no sul do Japão, a estação substituirá uma estrutura de madeira desgastada na estação de Hatsushima. De acordo com a CNN, a previsão é que a construção seja concluída em apenas seis horas, um tempo recorde para projetos desse porte.

Estação será construída em apenas seis horas (Imagem: West Japan Railway)

A nova estação, que terá aproximadamente 10 metros quadrados, será composta por módulos estruturais pré-fabricados com tecnologia de impressão 3D. Esses componentes serão transportados para o local e montados por trabalhadores após a última circulação do trem, em 25 de março. A JR West está desenvolvendo o projeto em parceria com a construtora Serendix, especializada em habitação futurista por meio de impressão 3D.

Soluções construtivas mais rápidas e eficientes

A estação contará com um design minimalista e funcional, destacando-se pela fachada com uma escultura de tangerina, fruta típica da região. Hatsushima, onde a estação será implantada, é um ponto de acesso para Jinoshima, uma ilha desabitada conhecida por suas atividades ao ar livre, como nado, camping e stand-up paddle.

A JR West enfatizou que a escolha de Hatsushima para esse projeto inovador permitirá testar novos materiais sustentáveis e tecnologias avançadas para futuras aplicações em outras regiões. Além disso, essa iniciativa está alinhada ao esforço do Japão em modernizar sua infraestrutura ferroviária, um desafio crítico diante do envelhecimento acelerado da população e da escassez de mão de obra.


Continua depois da publicidade


Segundo dados oficiais, mais de 40% da população japonesa terá 65 anos ou mais até 2070, tornando essencial a adoção de soluções construtivas mais rápidas e eficientes.

 

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Inteligência sonora na manufatura: projeto da Penn State elimina falhas na impressão 3D

Com sensores acústicos e inteligência por imagem, nova abordagem pode acelerar produção e garantir confiabilidade de peças metálicas


Impressão 3D multimetal avança e impulsiona indústrias

Novas técnicas de fusão em leito de pó permitem designs complexos e maior eficiência de materiais


BH recebe o primeiro equipamento de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco da América Latina

Equipamento de Impressão 3D metálica foi instalado no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do Senai


Stratasys fecha 2024 com fluxo de caixa positivo e novo investimento de US$ 120 milhões

Empresa aposta em crescimento para 2025 após ajustes operacionais e aporte da Fortissimo Capital