Logomarca Indústria 4.0

Davos 2024: 5 coisas que precisamos saber sobre IA e tecnologias emergentes

Descubra os principais insights e desafios discutidos por líderes da indústria na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos.

Por: Redação CIMM      29/01/2024 

As discussões em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial de 2024, encerrado no dia 19 de janeiro, revelaram uma convergência surpreendente de pontos de vista não apenas sobre inteligência artificial (IA), mas também sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo exclusão digital, economia quântica, tecnologia espacial e mudanças climáticas. Essa mudança de narrativa reflete uma compreensão mais matizada, destacando a importância da governança e regulação em meio às transformações tecnológicas em curso. Os líderes presentes reconheceram a necessidade de uma abordagem consciente e um compromisso inabalável com o bem-estar das pessoas, adaptando as regulamentações existentes para incorporar as especificidades da IA em diferentes setores.

Essa trajetória mais sofisticada, que distingue entre modelos e aplicações em IA generativa, destaca a importância de utilizar as estruturas regulatórias existentes e adaptá-las às necessidades específicas de cada setor. Essas conclusões fornecem uma perspectiva significativa sobre a narrativa real em torno da tecnologia e delineiam os próximos passos necessários para garantir uma abordagem responsável e centrada nas pessoas no processo de transformação tecnológica.

Aqui estão cinco conclusões das discussões mais sérias no terreno que oferecem uma lente significativa para compreender a narrativa real em torno da tecnologia e os próximos passos:

Grande parte do mundo ainda é analógico e desconectado

Apesar do tempo que passamos diante das telas, tendemos a esquecer que vivemos em um mundo físico que ocasionalmente interage com o digital. Ampliar essas interfaces para um nível que mude fundamentalmente como vivemos e trabalhamos é um processo complexo e levará tempo, desafiando narrativas simplistas. Além disso, o acesso equitativo continua a ser um desafio em todas as tecnologias, destacado pela Aliança EDISON do Fórum Econômico Mundial, que anunciou progressos significativos na redução da exclusão digital, beneficiando 784 milhões de pessoas em 127 países até janeiro de 2024, avançando em direção à meta de 2025.

Precisamos nos preparar para a próxima economia quântica

A computação quântica já está sendo aplicada em diversos setores da economia, como detecção e comunicações, e espera-se que tenha um impacto significativo até 2030, comparável ao da inteligência artificial. Nesse sentido, Joël Mesot, presidente da ETH Zurich, enfatiza a importância de começar a agir desde já, destacando que uma combinação de profissionais altamente qualificados e engenheiros pode ser extremamente poderosa. Ana Paula Assis, presidente da divisão Europa, Oriente Médio e África da IBM, também ressalta a necessidade de criar um ecossistema de desenvolvedores para impulsionar as aplicações que se beneficiarão dos avanços na computação quântica, visando criar uma indústria em torno dessa tecnologia.

A tecnologia espacial é crítica para o planeta Terra

Os quatro principais riscos globais nos próximos 10 anos estão relacionados às mudanças climáticas. As tecnologias da quarta revolução industrial podem ser usadas para enfrentar esses riscos, desempenhando um papel importante na tecnologia espacial. William Marshall, co-fundador e CEO da Planet Labs PBC, destacou como os sistemas de imagem da Terra produzem dados revolucionários que nos permitirão fazer a transição para uma economia sustentável. As aplicações vão desde o rastreamento do desmatamento até a antecipação e resposta a desastres naturais. A adição de IA amplifica essas capacidades e permite simulações poderosas de cenários futuros. As entidades espaciais devem considerar eficiências em termos de custo e impacto, com a necessidade de critérios de sustentabilidade para lançamentos de satélites e princípios vinculativos que proíbem testes anti-satélites que criam detritos adicionais no espaço.

A IA nos ajudará a priorizar nossa humanidade

A IA já está revolucionando setores, como saúde e manufatura, e abrindo novas possibilidades em educação e serviços públicos. Sam Altman, CEO da OpenAI, destaca que a IA oferece ferramentas e capacidades sem precedentes para os humanos. Além disso, o lançamento da Iniciativa de Saúde da Mulher promete contribuir com US$ 1 trilhão para a economia global até 2050, destacando o potencial transformador da IA na área da saúde.

O diálogo contínuo trará benefícios

Os líderes destacaram a necessidade de conversas equilibradas e inclusivas que considerem a complexa interação entre tecnologia, governança e bem-estar social. A aliança de governança de IA do Fórum Econômico Mundial lançou três novas publicações para orientar formuladores de políticas e líderes empresariais no desenvolvimento, aplicação e governança responsáveis e equitativos da IA. O Centro para a Quarta Revolução Industrial expande seu trabalho, abrindo novos centros em diferentes países para promover a colaboração global e impulsionar o progresso tecnológico. 


Continua depois da publicidade


 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: