Logomarca Indústria 4.0

Empresa do Reino Unido desenvolve miniveículos em 3D

Os carros em 3D foram projetados para serem produzidos praticamente em qualquer lugar do mundo

Por: Redação CIMM      09/11/2023 

A Helixx, uma nova empresa de tecnologia sediada no Reino Unido, apresentou recentemente quatro miniveículos elétricos comerciais acessíveis para fornecer mobilidade limpa e sustentável. O protótipo da linha, nomeado Cargo, é uma van de entrega baseada na plataforma modular The Drive, assim como a picape Truck, a van de passageiros Ride, e a Tuk, que é uma picape feita para atender o segmento da construção civil. 

De acordo com a companhia, a capacidade de carga da picape Cargo é de 2,1 mil litros e até 500 kg. Os carros foram projetados para serem produzidos praticamente em qualquer lugar do mundo, em hubs de mobilidade Helixx licenciados. Eles serão oferecidos por assinatura para usuários comerciais a partir de US$ 0,25 por hora,cerca de R$ 1 na conversão direta, sem taxas.

Tanto as peças estruturais quanto as de acabamento são feitas em impressoras 3D. Com isso, a produção seriada é simples e requer poucos maquinários. Os modelos utilizam o mesmo conceito de montagem, cinco peças-chave que se encaixam, sem necessidade de soldagem.

Mobilidade limpa e sustentável

“A Helixx nasceu para enfrentar o desafio de transformar a qualidade e o padrão de mobilidade dos cidadãos em cidades altamente congestionadas. Os veículos oferecidos pela Helixx são a chave para substituir os veículos movidos a combustão, altamente poluentes, utilizados atualmente nos países em desenvolvimento”, afirma Steve Pegg, CEO e cofundador da Helixx.

Cada peça foi capturada digitalmente para fornecer a base de um sistema de corpo moldado em polímero internamente reciclável em larga escala e pioneiro na indústria. Isso elimina totalmente a necessidade de processos de chapa metálica que exigem muita energia e dependem de produtos químicos, simplificando o processo de fabricação em até 50%. 

Todos os quatro veículos oferecem autonomia de condução com emissão zero para um ciclo de trabalho praticamente ininterrupto de 24 horas com baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) de troca rápida e autonomia sob demanda para total flexibilidade. Além disso, a empresa pretente produzir uma série inicial de 200 protótipos até 2024, e a meta a partir de 2025, é de 10 mil por ano.

Gostou? Então compartilhe: