Logomarca Indústria 4.0

Pesquisa: Adoção da IA na indústria mais que dobrou no último ano

Ritmo, contudo, é relativamente lento e ainda é preciso conscientizar as lideranças sobre a importância e os benefícios da digitalização

Por: Imprensa Infor      01/11/2023 

A indústria brasileira está se tornando cada vez mais ligada à digitalização e automação, porém, apesar do volume de empresas que adotaram a inteligência artificial no último ano ter dobrado, passando de 4% a 9%, o ritmo deste avanço ainda é relativamente lento.

A principal barreira está no apetite de toda a indústria em adotar plataformas e processos mais digitais, segundo consta no “Índice de Automação do Mercado Brasileiro”, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil. Para mudar esse paradigma da indústria brasileira, a Infor, líder global em software de gestão em nuvem e especializada em indústria, se uniu ao Centro de Inovação e Tecnologia da GS1 Brasil para conscientizar as lideranças sobre a importância e os benefícios de modernizar os seus processos logísticos a fim de obter vantagens competitivas.

“A parceria com a GS1 Brasil pretende mostrar para os visitantes do Centro de Inovação os benefícios de usar IA para automatizar processos. Nossa experiência mostra que o uso dessa tecnologia pode reduzir os tempos de processamento de pedidos em até 30% e temos casos internacionais onde a aplicação da IA gerou economia de custo anual com distribuição de mais de 1,5 milhão de dólares.”, explica Waldir Bertolino, Country Manager da Infor. 

Digitalização de processos na indústria

A digitalização é um processo que vem acontecendo há algumas décadas, revolucionando muitos setores da economia brasileira, mas os obstáculos para atingir a maturidade digital ainda são grandes.


Continua depois da publicidade


Segundo o estudo, 60% das empresas brasileiras possuem um ERP, mas menos da metade delas utiliza uma plataforma para otimizar a gestão do armazém. Dentre os sistemas utilizados pelas indústrias nacionais, apenas 43% utilizam o WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gestão de Armazéns) para gerenciamento dos estoques e centros de distribuição. 

A pesquisa feita pela GS1 Brasil, que abrange detalhadamente a adoção e uso de tecnologias de automação no mercado brasileiro, revela que a indústria ainda não consegue fazer o básico em relação ao controle do seu próprio estoque. Armazéns com baixa tecnologia e pouca equalização entre demandas e produção resulta em problemas como altos custos na cadeia de suprimentos, inventários desequilibrados e satisfação dos clientes comprometida.

"O Centro de Inovação e Tecnologia oferece oportunidades para quem busca promover avanços na cadeia de suprimentos por meio da automação e tecnologias inovadoras. Neste ambiente, a Infor contribui conosco demonstrando suas soluções para impulsionar a adoção dessas novas tecnologias no mercado nacional", diz Virginia Vaamonde, CEO da GS1 Brasil

“Em primeiro lugar, as empresas precisam fazer o básico e bem-feito, ou seja, ter uma gestão de estoque bem estruturada e que ofereça controle sobre todas as atividades do armazém. Em operações onde implementamos o Infor WMS vimos os custos de fullfilment reduzirem de 15 a 20% e a produtividade geral aumentar de 15 a 40%. Este é o tipo de benefício da digitalização que queremos mostrar com esta parceria.” acrescenta Bertolino.

Abrindo portas para IA na indústria

As expectativas em torno da inteligência artificial nos negócios estão levando as empresas a investir em tecnologia de ponta para acelerar a digitalização de seus armazéns. Aquelas que não conseguirem acompanhar esse movimento perderão espaço no mercado.

A adoção da IA, em conjuntos com outras tecnologias 4.0, também contribui com a sustentabilidade dos negócios, uma vez que pode ajudar as empresas na missão de reavaliar seus processos produtivos, garantindo maior eficiência energética e redução do desperdício de recursos naturais.

“O mercado está cada vez mais exigente e obrigando as empresas a assumir o compromisso com a agenda ESG e buscar soluções digitais, que permitam ter maior controle sobre suas atividades e maior eficiência na gestão dos armazéns. Na Infor, nós desenvolvemos nossas soluções dentro do ecossistema da AWS, cujos data centers são de 3 a 5x mais eficientes em consumo de energia.” afirma Waldir.

A solução Infor WMS, ficará disponível para demonstração do público e gestores que tiverem interesse em conhecer as funcionalidades e os benefícios que a solução pode trazer aos processos da Indústria para a digitalização da gestão dos armazéns, cumprindo a agenda ESG. 

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: