Logomarca Indústria 4.0

Fábricas Inteligentes: A migração dos ERPs para a nuvem é a chave para impulsionar os negócios

As indústrias que não derem o primeiro passo rumo à modernização serão engolidas pelo mercado

Por: Waldir Bertolino      04/09/2023

O conceito de Fábrica Inteligente pode ser resumido como um sistema físico que usa tecnologias avançadas, como interconexão das máquinas, computação, IA (Inteligência Artificial) e Machine Learning, para analisar dados, e conduzir processos automatizados. Esse processo, permite às empresas aprender ao longo do tempo, favorecendo a criação de ambientes de produção adaptáveis, flexíveis e eficientes. As fábricas inteligentes combinam a tecnologia com a expertise e criatividade humana, garantindo processos mais ágeis e rentáveis para os negócios.

No entanto, para que seja possível implementar o conceito com sucesso, é preciso dar um passo atrás e entender a realidade da indústria. Uma fábrica só pode evoluir para uma Smart Factory se seu planejamento de recursos empresariais (ERP) estiver habilitado para a nuvem. O ERP é um sistema integrado (software) de gestão que otimiza os processos e facilita o armazenamento de dados e a administração empresarial. 

A transição desse sistema para a nuvem é o primeiro passo para concretizar uma Fábrica Inteligente, especialmente porque as novas tecnologias não são compatíveis com ERPs mais antigos. O alcance, a segurança e a agilidade de um ERP na nuvem o colocam como a primeira opção para as indústrias que pretendem tornar os processos industriais mais inteligentes e eficientes. 

Segundo o Relatório de Tendências Globais de Rede, lançado pela Cisco em maio deste ano, dentre os principais motivos que levam uma empresa optar por um sistema na nuvem, destacam-se a escalabilidade e a agilidade dos aplicativos. O levantamento entrevistou mais de 2,5 mil líderes e profissionais de TI globais, e 42% apontaram os motivos acima como diferenciais para a migração para nuvens privadas e públicas. 

De acordo com a Pesquisa Anual do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia), 42% das empresas brasileiras já utilizam o processamento de dados em nuvem (cloud computing). No Brasil, diversos setores da indústria se destacam na implementação de fábricas inteligentes, incluindo alimentos e bebidas, energia eólica, petróleo e gás, manufatura automotiva e indústria química. 

Como implementar as fábricas inteligentes

As empresas que buscam escalabilidade e destaque no mercado perceberam o valor das soluções ERP na nuvem e começaram a trabalhar a integração entre os sistemas de suas fábricas. Listo abaixo quatro motivos para as lideranças das indústrias agilizarem o processo de modernização de suas operações por meio de abordagem de smart factory:

  • Integração entre tecnologias 4.0: A interoperabilidade entre sistemas (como ERP, CAD, PLM, MES, CRM, dentre outros) e as tecnologias (como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Machine Learning, Big Data, etc.) garante que as lideranças tenham uma visão 360° do processo, auxiliando na tomada de decisões mais assertivas. Essa integração preenche lacunas de inteligência existentes nos novos modelos de negócio e coloca as indústrias um passo à frente das concorrentes.
  • Planejamento de negócios integrado: O alcance desse sistema permite que todo o espaço da indústria seja interligado, além de ter a capacidade de planejar cenários diversos com o objetivo de maximizar o lucro, diminuir a utilização de recursos dispensáveis e minimizar riscos.
  • Automação de ERPs: Um sistema com capacidade de autoaprendizagem e grande conectividade pode transformar negócios significativamente, pois permite automatizar tarefas mecânicas e, assim, libera os funcionários para executarem tarefas mais estratégicas, otimizando a tomada de decisões. A automação em nuvem oferece o benefício de monitoramento simultâneo das diversas áreas, conectando os processos e alavancando os negócios.
  • Qualidade dos produtos e previsão de demandas: O sistema em nuvem não conecta somente as tecnologias, mas também a empresa com o mercado e, principalmente, com os clientes. Com uma visão completa das demandas, os ERPs e as tecnologias 4.0 possibilitam que as lideranças conheçam os comportamentos de seus consumidores e se adequem aos interesses do mercado, tornando-as assertivas na hora de fabricar seus produtos.  

É importante ressaltar que as Fábricas Inteligentes não são o destino final dos avanços tecnológicos, mas parte de uma jornada. Seus recursos inteligentes e automatizados devem ser aperfeiçoados e amplificados de acordo com o avanço da maturidade digital de cada empresa. As lideranças que embarcaram nesse caminho de inovação, hoje desfrutam da escalabilidade dos seus negócios, mas tudo partiu do primeiro passo. 


Continua depois da publicidade


Por isso, o pontapé inicial para se tornar uma Fábrica Inteligente deve ser a migração dos ERPs para a nuvem. Criar uma plataforma integrada para sua indústria é uma vantagem competitiva a curto e longo prazo. Alcançar a maturidade digital é um processo trabalhoso, por isso é importante que as indústrias adotem medidas inteligentes para trilhar caminhos mais prósperos e inovadores.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Waldir Bertolino

Country Manager da Infor