Logomarca Indústria 4.0

IoT Industrial na indústria de energia, óleo e gás é tema de conferência da Petrobras

No painel sobre o Cenário IIoT no Brasil, o diretor da ABII, Evandro Eckile, destacou as vantagens já obtidas com a adoção de soluções inteligentes na indústria brasileira

Por: Imprensa i3C      30/08/2023 

Soluções em Internet das Coisas Industrial (IIoT) para elevar a performance da indústria de energia, óleo e gás natural foram discutidas na I Conference Petrobras on IoT, com participação da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII)

No painel sobre o Cenário IIoT no Brasil, o diretor da ABII, Evandro Eckile, destacou as vantagens já obtidas com a adoção de soluções inteligentes na indústria brasileira. Ele mencionou os casos de sucesso acumulados pela i3C ao longo dos últimos dez anos de mercado e enfatizou a importância de fortalecer a colaboração e sinergia entre governos, setor produtivo e campos de pesquisa para impulsionar ainda mais o progresso nessa área.

“A prática já demonstra que a tecnologia é capaz de impulsionar a indústria para novos níveis, mas é necessário avançar tanto em capacidade de processamento quanto em capacitação de pessoas para chegarmos aos resultados, ou seja, para transformarmos em valor essa infinidade de dados que a tecnologia permite gerar”, defendeu.

Inovação para Excelência Operacional

Para o diretor da ABII, o I Congresso Petrobrás de Industrial IoT foi uma grande oportunidade de abordagem colaborativa para atingir os objetivos comuns de excelência operacional. A companhia filiou-se à ABII em abril deste ano.

A Petrobras possui um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia chamado Cenpes, que é um dos maiores da América Latina. Com mais de mil colaboradores especializados, 116 laboratórios e mais de 4.700 equipamentos, o Cenpes dá suporte aos projetos de P&D da Petrobras. Além disso, a instituição possui mais de 900 parcerias com empresas, universidades e instituições de ciência e tecnologia, formando um ecossistema de inovação com mais de 9 mil pesquisadores.

Gostou? Então compartilhe: