Logomarca Indústria 4.0

Passo a passo: Quais são as principais etapas da simulação industrial

No futuro, a tecnologia permitirá que o desenvolvimento de projetos dedique mais tempo à criação, deixando para softwares tarefas repetitivas de testagem. Confira a quarta matéria da série exclusiva Ind40 Simulação na Manufatura Inteligente.

Por: Caroline Passos/ Especial CIMM & Ind40      Exclusiva 17/07/2023 

Por onde começar a inserir a simulação industrial no contexto da manufatura? A pergunta ainda deixa alguns gestores inseguros, mas especialistas garantem que a inovação traz benefícios a curto e longo prazo. E que a implementação da tecnologia é facilmente adaptável às necessidades das empresas. 

Marcus Bittar, executivo da Dassault Systèmes e especialista no software Simulia, afirma que há casos em que uso de softwares e tecnologia como inteligência artificial e machine learning aumentou em até 30% a produtividade na indústria. O ganho não foi apenas esse. O desenvolvimento virtual realizado com ajuda de softwares ampliou a gestão de conhecimento nas empresas, evitando desperdício de recursos favorecendo a sustentabilidade e a competitividade. 

O especialista explica que o primeiro passo é compreender o conceito e o resultado que a inovação é capaz de promover dentro da indústria: "Simulação é um processo bastante amplo. Existe a simulação do processo de conformação, de modelagem da peça, e existe a simulação da fábrica. A Dassault Systemes trabalha com os dois tipos de simulação e alguns casos integrando esses dois tipos de simulação", exemplifica.

Passo 1: Mapeamento do problema

A tecnologia na Indústria 4.0 atua para resolver gargalos que desaceleram a produção, provocam gastos desnecessários e geram retrabalho. Há também problemas como desconexão entre as diferentes áreas da empresa, que rendem dias e meses de espera por uma resposta. A testagem virtual, realizada com tecnologia, consegue solucionar uma ou mais demandas. 

Há exemplos em diferentes indústrias. Um deles é a simulação de novos materiais ou o detalhamento em 3D do ambiente de fábrica para melhorar a organização dos processos. Em qualquer um dos casos, a empresa fornecedora da tecnologia atuará em conjunto com a indústria para fazer o diagnóstico e indicar o melhor software. O executivo da Dassault Systemes explica que o uso da tecnologia é um processo constante, portanto estará sempre em desenvolvimento. 

Passo 2: Validação

Outras questões também podem ser validadas com softwares de simulação. A tecnologia consegue precisar, por exemplo, o nível de segurança de uma peça antes mesmo de ser produzida e ajudar na tomada de decisões de alterações de produtos.


Continua depois da publicidade


"A injeção de plástico é um exemplo. A integração dos processos de modelagem e simulação (MODSIM) e sua otimização dentro do ambiente do Solidworks, um software de CAD 3D, permite que o projetista desenhe a peça e tenha uma validação rápida que mostra se ela é fabricável ou não. Isso evita meses de retrabalho e alterações no desenvolvimento de produto. Na engenharia, é uma quebra de paradigma conseguir prever com tecnologia se uma peça é fabricável ou não", afirma Bittar.

Passo 3: Alterações e adaptações

É comum a simulação industrial identificar melhorias e a necessidade de alterações em projetos. Para que o processo ocorra de forma otimizada, especialistas indicam que ocorra a integração do processo desde a engenharia à produção final no chão de fábrica. 

Ao invés de investir horas em tarefas repetitivas de testagem, equipes de desenvolvimento utilizam softwares de simulação industrial para identificar rapidamente possíveis falhas. Segundo o especialista, a tecnologia que utiliza modelagem e simulação fornece dados robustos que asseguram a viabilidade de produção de um produto. "Durante a fase de concepção e detalhamento não tem erro de projeto, tem alternativas. Quanto mais rápido você convergir no processo de desenvolvimento, mais rápido você entrega o produto", afirma Bittar. 

Passo 4: Implementação 

A colaboração entre os departamentos e a troca de informação entre diferentes setores permite que a implementação seja mais eficiente. A tecnologia permite que a integração ocorra e exista a gestão de conhecimento necessária para evitar perda de tempo ou desinformação nas empresas.

"Engenheiros hoje, muitas vezes, estão sobrecarregados no processo de testagem ou têm dificuldades que atrapalham o andamento do trabalho. Há um tempo que se perde na atualização de documentos e procedimentos de engenharia que poderiam ser automatizados e integrados virtualmente para que esse tempo fosse investido em criação", afirma o especialista.  

Passo 5: Metrificação 

O acompanhamento do desempenho dos processos de produção por meio de tecnologia é uma maneira de evitar erros e também desperdícios. Os softwares armazenam e interpretam dados que podem ser úteis para a criação e adaptação de produtos. 

"Clientes que utilizam a plataforma 3DExperience, que tem soluções para desenvolvimento de projetos que colaboram com a parte cognitiva de criação (sistema PLM), conseguem ter um ganho entre 20% a 30% na produção. Os dados permitem um olhar mais avançado sobre a produção", finaliza Bittar. 

O especialista acredita que o processo de simulação avançará cada vez mais no sentido de permitir aos engenheiros tempo e informações para criação de novos produtos e soluções. Para Bittar, o futuro será de fábricas conectadas e com áreas colaborativas, onde os dados geram saídas que otimizam o trabalho e evitam perdas. 

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: