Logomarca Indústria 4.0

Nova colaboração da ABB com a Microsoft aplica IA generativa na indústria

Empresas anunciaram novo acordo para levar inteligência artificial generativa aos clientes industriais

Por: Imprensa ABB      10/07/2023 

A ABB anunciou nova colaboração com a Microsoft. A parceria vai integrar o Azure OpenAI Service no pacote ABB Ability Genix Industrial Analytics and AI. As empresas vão trabalhar juntas na implementação da tecnologia de inteligência artificial generativa para ajudar os clientes industriais a explorar insights ocultos em dados operacionais. A coleta e correção aprimoradas de dados irão permitir ganhos significativos em eficiência e produtividade, confiabilidade de ativos, segurança operacional, menor consumo de energia e impacto ambiental reduzido.

A ABB irá integrar IA generativa por meio do Azure OpenAI Service, incluindo vastos modelos de linguagem (LLMs), como GPT-4, na plataforma e aplicativos Genix, permitindo funcionalidades como geração de código, imagem e texto. Uma vez lançado, o novo aplicativo - Genix Copilot - irá aprimorar a experiência do usuário, oferecendo funcionalidade intuitiva e simplificando o fluxo de dados contextualizados em processos e operações.

Isso vai fornecer aos executivos do setor, especialistas de função e engenheiros de chão de fábrica insights acionáveis em tempo real para uma melhor tomada de decisão e maior produtividade. Tais dados têm o potencial de prolongar a vida útil dos ativos em até 20% e minimizar o tempo de inatividade não planejado em até 60%.

Além disso, a solução terá a capacidade de ajudar os clientes a alcançar seus objetivos de sustentabilidade e transição energética, fornecendo monitoramento avançado e insights de otimização sobre as emissões industriais de gases de efeito estufa e uso de energia.

O Genix Copilot também permitirá capturar o conhecimento de um operador e facilitar a tomada de decisão colaborativa em várias funções, com forte ênfase na proteção de dados e conhecimento dentro da empresa.

Plataforma industrial

O ABB Ability Genix é uma plataforma industrial abrangente e modular de IoT, análise e inteligência artificial que incorpora conhecimento específico do setor para gerar resultados de negócios e garantir a proteção dos investimentos existentes dos clientes. Empresas que já implementaram o Genix atingiram até 40% de economia de custos em operações e manutenção, até 30% de melhoria na eficiência da produção e até 25% de melhoria na otimização de energia e emissões.


Continua depois da publicidade


Espera-se que a adição de recursos de IA generativa ao Genix aumente ainda mais esses benefícios.

“Este é um passo importante na parceria estratégica da ABB e da Microsoft, que irá acelerar a transformação digital do setor industrial”, disse Rajesh Ramachandran, Global Chief Digital Officer, ABB Process Automation. “Acreditamos que o Genix Copilot ajudará os clientes industriais a alcançar seus objetivos combinados de sustentabilidade, excelência operacional e desempenho aprimorado de ativos. Estender os recursos de IA generativa nas soluções digitais industriais da ABB conduzirá os clientes a uma nova era de IA, permitindo bilhões de melhores decisões.”

O que faz o Genix

O Genix explora o poder dos dados automatizando a integração contextual de dados de operações (OT), informações (TI) e engenharia (ET) em toda a empresa e aplica inteligência artificial industrial para trazer análises e otimização avançadas. Ele pode escalar perfeitamente de um ativo para uma planta e para o corporativo. A plataforma pode ser implantada na nuvem, híbrida, edge ou nas instalações. O Genix é seguro por design e usa o Microsoft Azure para conectividade e serviços cloud integrados.

Gostou? Então compartilhe: