Logomarca Indústria 4.0

BBS Industrial melhora gestão e eficiência da fábrica com SYNECO, sistema MES da SKA

Por: Assessoria de imprensa SKA      29/06/2023 

Especialista no desenvolvimento e fabricação de cilindros hidráulicos para diversos segmentos, a BBS Industrial escolheu o SYNECO, sistema MES (Manufacturing Execution System) da SKA, para melhorar o controle, a agilidade e a eficácia de seus processos de produção. 

Com o sistema, desenvolvido para organizar, controlar e monitorar os processos de fábricas, a BBS Industrial melhorou o controle e monitoramento da produção em tempo real, através da rastreabilidade das ordens de produção, análise de tempos (planejado x real) e gestão da eficiência global dos recursos produtivos (OEE).

Conversamos com o supervisor de Manufatura e Manutenção da BBS, Willian Queiroz, para entender melhor a experiência da empresa com o SYNECO e com o projeto conduzido pela SKA. 

Cenário anterior

Segundo o especialista, antes da implantação do sistema MES SYNECO, a empresa realizava o reporte, o apontamento e o controle de produção através de um outro sistema, o qual não possibilitava controle instantâneo e interativo do processo produtivo, tornando o sequenciamento de produção burocrático e pouco eficiente.

Além disso, o gestor conta que todas as rotinas de controle de máquina, entre outras atividades de planejamento e controle de produção, eram realizadas de forma manual, o que demandava mais tempo e poderia incorrer em erros, inconsistências e retrabalhos. 

Eficiência dobrada

Ainda conforme Queiroz, com a implantação da tecnologia MES SYNECO pela SKA, foi possível melhorar o monitoramento da eficiência da fábrica, com cálculos precisos sobre o tempo planejado das ordens de produção comparado aos reportes dos centros de custo. 


Continua depois da publicidade


“Com o sistema MES e o suporte da SKA, passamos a ter um controle dos centros de custos bem definidos. Desta forma, passou a ficar claro o que representa em valores o aumento do OEE”, detalhou.

Rápida detecção e resolução de problemas

Outro benefício ressaltado por Queiroz foi a capacidade que o sistema MÊS SYNECO, por meio de indicadores entregues em tempo real, trouxe para a BBS ao detectar problemas com muito mais rapidez, seja em máquinas paradas, perda de produtividade ou outras situações. 

“Os monitores online de produção, a cadeia de ajuda e a eficiência de ciclo nos ajudaram a perceber desvios de produtividade desde a primeira utilização do sistema. E isso acontece em todas as etapas, desde o operacional, com a utilização dos coletores e controle/gestão visual dos indicadores de OEE, até o PCP, gestão, almoxarifado, engenharias de manufatura e processos”, completou.

Segundo ele, cada setor faz sua devida utilização do sistema MES SYNECO com reuniões semanais de análise envolvendo a gestão e a Engenharia de Processos, além de uma reunião mensal gerencial de apresentação dos dados e tomadas de decisões globais. 

“O sistema é utilizado de forma instantânea, com o apontamento e controle via telões, suporte de preparadores e programadores, setores de apoio e manutenção, garantindo a nossa evolução e resultados positivos”, destacou.

Confira mais detalhes no vídeo case que a SKA gravou na sede da BBS Industrial, em Carazinho/RS: 

 

Desvios e custos sob controle

Queiroz também revelou que, com o sistema MES SYNECO e o apoio consultivo da SKA, a BBS passou a realizar diversos ajustes e melhorias nos tempos de produção, garantindo um custo enxuto com base na utilização do sistema.

Para chegar nesse ganho, a empresa aposta em uma rotina mensal de avaliação para definição de ações, além de reduções de tempos com base em melhorias implantadas, assegurando maior assertividade em orçamentos e custos mais enxutos ao longo de todo o processo de produção. 

E não para por aí, pois com o lead time de produção cada vez mais controlado e próximo de ser atingido, a BBS tem uma visão macro e micro muito fácil de ser explorada, facilitando antecipações, análises de carteira e de pedidos.

Muito além do sistema MES

Desde a implantação, o sistema MES SYNECO da SKA tem sido a mola mestra do sincronismo de produção na BBS, gerando cada vez menos estoque em processo, melhorando e facilitando a identificação de gargalos.

Para Queiroz, com tudo isso, o sistema MES SYNECO se mostrou um sistema que vai além das aplicações tradicionais da tecnologia Manufacturing Execution System.

“Não estamos falando somente de um MES de produção, mas sim de uma solução para a gestão completa da fábrica, especificamente para a fabricação em lote, avaliação de processo, controles de áreas produtivas e de apoio, gestão de documentos, entre outras soluções que vão ao encontro da evolução e necessidade dos processos da BBS Industrial”, concluiu.

Obtenha os benefícios de um chão de fábrica conectado em seu negócio

Assim como a BBS Industrial, outras empresas também podem alcançar os benefícios de um chão de fábrica conectado que seja gerido e controlado por uma tecnologia MES

Aqui na SKA, dispomos de duas soluções MES que visam o controle, a análise dos dados de manufatura, aumento de produtividade, economia, tomadas de decisões assertivas, bem como a melhoria contínua dos processos fabris.

Nesse sentido, recomendamos o nosso sistema MES SYNECO para a gestão de produção em lote e o nosso sistema MES Prodwin para gestão de linhas seriadas.

Com mais de 30 anos de atuação, a SKA tem a expertise necessária para entregar muito mais do que softwares líderes de mercado e soluções personalizadas. Nós oferecemos também serviços especializados, atendimento proativo e muita experiência para conduzir as empresas rumo à evolução de seus processos de engenharia e manufatura.

Atualmente, contamos com um time de aproximadamente 500 colaboradores e mais de 5.000 clientes em todo o país confiam em nosso trabalho e desfrutam dos ganhos que podemos levar também para a sua empresa.

Fale com um de nossos especialistas e entenda como podemos modernizar a organização de processos, a evolução de etapas e a concepção de produtos da sua empresa.

Saiba mais sobre o SINECO. Fale com a SKA


Gostou? Então compartilhe: