Logomarca Indústria 4.0

Siemens aumenta foco na sustentabilidade em projetos com software NX

Novo recurso prioriza avaliação de impacto ambiental no fluxo de trabalho de desenvolvimento de um produto

Por: Imprensa Siemens      27/06/2023 

A Siemens Digital Industries Software anunciou recentemente as atualizações mais recentes do software NX, a principal solução de engenharia de produtos do portfólio Siemens Xcelerator. O NX da Siemens é a solução de projeto, engenharia e manufatura utilizada por uma ampla variedade de empresas industriais, que incluem organizações renomadas em produtos aeroespaciais, automotivos e de consumo e a próxima geração de startups.

“Com suas atualizações e melhorias do NX mais recentes disponibilizadas de forma contínua, a Siemens aumentou seu foco na sustentabilidade”, disse o Dr. Ken Versprille, consultor executivo da CIMdata. “O fluxo de trabalho completo permite ao fabricante não apenas lidar com os desafios da complexidade e otimização do produto, mas com um novo conjunto de ferramentas inteligentes focadas na sustentabilidade que vão ajudar os fabricantes a atender aos requisitos de funcionalidade e reduzir o impacto ambiental.”

Análise de impacto de sustentabilidade no centro do projeto

A sustentabilidade é um foco fundamental em todos os setores, impulsionada pela demanda do consumidor, metas corporativas ou regulamentos governamentais e a necessidade de garantir que o impacto ambiental de um produto não seja apenas levado em conta, mas otimizado na fase de projeto, principalmente quando estimativas indicam que mais de 80% de todos os impactos ambientais relacionados ao produto são determinados durante a fase de projeto do produto.

O novo recurso Sustainability Impact Analysis do NX coloca a avaliação de impacto ambiental na frente e no centro do fluxo de trabalho de desenvolvimento de um produto. Esta é a primeira vez que uma solução de engenharia de produto fornece métricas de sustentabilidade baseadas na norma EN15804 usando dados de projeto 3D precisos combinados a um mecanismo de recomendação de material orientado por inteligência artificial.


Continua depois da publicidade


Com esse recurso, as organizações podem calcular, avaliar e otimizar o impacto das decisões de projeto e seleção de materiais com base em um conjunto diversificado e abrangente com mais de 30 impactos ambientais, além do relatório de sustentabilidade completo integrado de projeto 3D.

O portfólio Siemens Xcelerator possui uma natureza integrada, e isso significa que os mesmos dados estão disponíveis para reutilização posterior e quando conectados à empresa em geral. As metas e os requisitos ambientais do projeto podem ser gerenciados a partir dos requisitos capturados no software Teamcenter da Siemens para gerenciamento do ciclo de vida do produto e usados para validação em relação aos requisitos e créditos ambientais.

A mudança da simulação para o início do projeto

Com a pressão cada vez maior para que as equipes de projeto entreguem produtos mais inteligentes e sofisticados e a crescente complexidade do sistema e redução dos recursos alocados para o projeto, a ideia de realizar a simulação durante o processo de projeto ganha força para ajudar a validar os conceitos do produto. Além disso, a simulação ainda é considerada um processo complexo, exigindo um especialista para realizá-lo.

Para ajudar a inserir o poder da simulação no início do processo de projeto, a Siemens introduziu o recurso Performance Predictor no NX, que utiliza o poder do hardware moderno da unidade de processamento gráfico (GPU, na sigla em inglês) para fornecer resultados de simulação quase em tempo real diretamente na ferramenta de projeto. Depois de aplicar os limites, as condições de carga e materiais, as peças podem ser simuladas em tempo real, com resultados sobrepostos diretamente no modelo 3D. Com isso, as ferramentas de edição de geometria do NX líderes do setor podem ser usadas simultaneamente para editar, simular e refinar um projeto em tempo real.

A mesma tecnologia pode ser usada em estudos orientados por parâmetros usando o Design Space Explorer do NX para definir e solucionar estudos de otimização baseados em objetivos e com vários parâmetros em uma fração do tempo normalmente associado a essas atividades. Além disso, depois de definidos, esses dados de simulação podem ser reutilizados e construídos nos produtos de software Simcenter para uma simulação mais avançada enquanto o projeto segue em frente.

O novo Performance Predictor realiza simulações de projeto em tempo real para reduzir protótipos físicos e testes. Imagem:Siemens Digital Industries Software

Projeto acelerado de peças moldadas

A necessidade de peças moldadas continua aumentando rapidamente, com estimativa de crescimento do mercado de 520 bilhões em 2020 para 750 bilhões de dólares até 2028. Desta forma, os fabricantes buscam maneiras de reduzir as iterações do projeto e eliminar protótipos físicos caros e fluxos de trabalho de tentativa e erro comuns em projetos de peças moldadas.

O recurso Molded Part Designer do NX oferece aos projetistas a capacidade de criar, gerenciar e validar seus recursos de projeto de peças moldadas (como ressaltos, espaçadores, clipes de encaixe, bordas/ranhuras) no contexto dos dados de projeto 3D no ambiente nativo do NX. Desenvolvido com base nas melhores práticas como um modelo (Feature Template) ou importado de um fornecedor terceirizado, a função Molded Part Designer validará esses recursos, realizará uma análise de moldabilidade e apresentará os resultados em painéis visuais onde a viabilidade e as opções do projeto podem ser avaliadas em múltiplos cenários, como moldabilidade, análise estrutural e muito mais.

Os aspectos envolvendo materiais também podem ser considerados, que são particularmente úteis quando usados com os recursos da função Sustainability Impact Analysis do NX para garantir que o material não apenas atenda aos requisitos funcionais e de fabricação, mas que também atenda aos requisitos ambientais.

Gerenciamento de ferramentas na nuvem

A padronização das ferramentas usadas nas operações de manufatura CNC permite que as empresas reduzam os custos com ferramentas e aprimorem o compartilhamento das melhores práticas entre as equipes de manufatura distribuídas.

A nova função Cloud Tool Manager fornecida nos recursos CAM do NX usa tecnologia moderna baseada na web para centralizar e gerenciar facilmente as ferramentas e os envolvidos em toda a organização. Esta função também permite a importação de dados de ferramentas diretamente dos catálogos dos fornecedores de ferramentas, minimizando a inserção manual de dados, acelerando a programação CNC e permitindo que os fabricantes aproveitem os avanços mais recentes de ferramentas para lidar com a complexidade crescente das peças, tolerâncias mais rígidas e novos materiais.

 

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: