Logomarca Indústria 4.0

Conectividade da indústria será responsável por 6,5% de incremento na receita do mercado de IoT

Cenário promissor é efeito de redes mais rápidas e confiáveis e da exigência mundial por produtividade e eficiência em produtos e serviços

Por: Assessoria de Imprensa da Reymaster Materiais Elétricos      31/05/2023 

Em todo o mundo, a perspectiva é que a base total de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT) some 30,9 bilhões de unidades integradas até 2025. O número representa um salto marcante na comparação com os 13,8 bilhões de pontos ajustados à tecnologia em 2021. Os dados são da Statista, plataforma on-line especializada em informações de mercado e consumidores, que diz, em seu relatório, que essas conexões incluem carros conectados, dispositivos domésticos e empresariais inteligentes e equipamentos industriais.

Como resultado, a receita do mercado de IoT, somente no que diz respeito à conexão das fábricas, crescerá em 6,5% em 2023. No próximo ano, a projeção é de 7,5%. Em 2025, 8,6%, e assim sucessivamente, até chegar à margem de 15,5% em 2030. De acordo com a Statista, o cenário promissor é consequência do desenvolvimento de redes mais rápidas e confiáveis, especialmente com a extensa implantação do 5G, e a exigência mundial por produtividade, sem a perda da qualidade, com mais transparência e eficiência, reduzindo a margem de erros e falhas.

Leia também: IoT: 41,76 bilhões de dispositivos ativos conectados são previstos globalmente em 2023, diz pesquisa

De acordo com Lucas Gimenes Teixeira, engenheiro de Desenvolvimento de Negócios da Siemens, uma das maiores empresas do mundo em termos de tecnologia eletrônica, com a automação em evidência, o chão de fábrica, independentemente de setor ou segmento, ficará cada vez mais repleto de equipamentos e maquinários. “Ou seja: há bem mais ativos do que antes, certo? Portanto, é imprescindível que funcionem de forma harmônica, e com alto padrão, e isso só é possível com a conectividade”.


Continua depois da publicidade


Por outro lado, sem conectividade, explicou Lucas, o chão de fábrica se tornará totalmente desordenado, beirando ao caos e despespero. “Máquinas fora de operação. Equipamentos funcionando além de sua capacidade. Sistemas utilizando o dobro ou o triplo de energia para funcionar. (...) Tudo isso acontecendo, e o pior: sem ninguém saber, porque ninguém teria as informações para tomar providências e resolver problemas, vez que não haveria dados a serem analisados para orientar os esforços na linha de produção”.

Portanto, com a conectividade industrial, e a integração dos dados, é como se as máquinas falassem e os gargalos se rompessem. “Assim, todo o chão de fábrica, que deve ser como uma orquestra, passa a funcionar. Enquanto na sinfônica o maestro tem que manter em equilíbrio o timbre, a articulação e a intensidade dos instrumentos de acordo com a música, nas indústrias, a conectividade industrial permite que as organizações adquiram informações sobre seus equipamentos, compreendendo melhor o desempenho individual e do conjunto”, explica Lucas, que concedeu uma palestra gratuita sobre o assunto na sede da Reymaster Materiais Elétricos, no dia 18 de abril, em Joinville, Santa Catarina.

Na atividade, que teve como tema central “Integração, Dados e Conectividade na Indústria”, Lucas ressaltou aos participantes que, apesar de todos os benefícios da conectividade, os gestores e operadores das indústrias não podem simplesmente apertar um botão para constatar o funcionamento versus rendimento de todo o parque industrial. “Primeiro de tudo, é preciso que haja envolvimento no assunto, e as pessoas comecem a entender sobre a conectividade e a interação dos dados por meio de suas redes industriais. Só assim é possível garantir uma comunicação em uníssono entre indivíduos, máquinas e nuvem”.

Um dos destaques do evento foi a apresentação de soluções que mostram que até os equipamentos de baixa tensão têm boa capacidade de interação, com simples botões e sinalizadores convivendo em Profinet, uma rede baseada em um padrão de comunicação Ethernet Industrial padronizado pelas normas IEC 61158-5 e IEC 61158-6, da International Electrotechnical Commission, que abrangem as relações de dados digitais para medição e controle. Ademais, houve a apresentação da nova coluna sinalizadora programável 8WD46, lançada pela Siemens neste mês, utilizada nas mais variadas aplicações industriais, com o benefício de evitar acidentes; agilizar a intervenção da manutenção em casos de quebras inesperadas; e minimizar o tempo de máquina parada devido à falta de matéria-prima.

Com a conectividade industrial, os dados provenientes de todos os dispositivos e máquinas fluem para um gateway industrial (porta de entrada), o que mantém essas informações integradas, mas ao mesmo tempo isoladas da internet pública. Adicionando ainda uma camada protetora de criptografia, antes de enviar os dados para a nuvem, lá as informações permanecem armazenadas, sob forma de estatísticas, à disposição do usuário para serem cruzadas ou analisadas.

Fato é: com informações transparentes no “aqui e agora”, e o acesso a documentos históricos, evitar o tempo de inatividade de máquinas e pessoas, agregar informações de diferentes equipamentos, prever cronogramas de manutenção, fornecer previsões sobre desfechos de trabalho e melhorar a produtividade se tornam tarefas bem mais fáceis, graças à conectividade.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: