Logomarca Indústria 4.0

IoT: 41,76 bilhões de dispositivos ativos conectados são previstos globalmente em 2023, diz pesquisa

Especialistas de IoT discutem sobre o desenvolvimento do setor no Brasil e no mundo em evento promovido pelo TI Inside em parceria com a ABINC

Por: Assessoria de Imprensa      23/05/2023 

Nos dias 25 e 26 de abril, aconteceu a sétima edição IoT Business Forum 2023, um evento promovido pelo TI Inside em parceria com a ABINC, no qual reuniu diversos líderes e experts da área de Internet das Coisas e discutiu sobre temas que vão desde o desenvolvimento do IoT no Brasil até a consolidação de projetos no setor.

Em uma palestra especial, Renato Pasquini, Conselheiro Consultivo da ABINC e Vice-presidente da Pesquisa IoT, Edge e Serviços Digitais da Frost & Sullivan, apresentou resultados de um trabalho de campo realizado em 2022 com cerca de 600 empresas, realizado com objetivo de identificar as necessidades dos defensores de tecnologia, prioridades de negócio, novas tendências e as diferenças do período da pandemia até agora.

A pesquisa prevê cerca de 41,76 bilhões de dispositivos ativos conectados à IoT globalmente em 2023, o que, comparado com 2022, resulta em um impulso no crescimento de 18% nas conexões. De acordo com Renato, alguns dos principais motivos dessa expansão são a aceleração dos processos de automação, a transformação digital dentro das empresas, recuperação das cadeias de valor após a pandemia da Covid-19 e o lançamento do 5G.

Entretanto, a pandemia foi um fator relevante para esses impulsos dentro do setor. Durante esse período, houve um grande avanço na questão da melhora da experiência do cliente, pois as empresas adotaram soluções para poder ter um melhor relacionamento com o cliente, é o que diz Pasquini. “Além disso, durante a pandemia houve também um avanço da eficiência operacional, um controle de custos e melhor adequação à nova realidade. Muitos setores tiveram perda de receita, como varejo e manufatura, o que impulsionou um investimento em IoT para aprimorar seus processos e ganhar mais eficiência”, conclui. 

Já de acordo com Yanis Stoyannis, Customer Security Director da ERICSSON para a América Latina e Líder do comitê de segurança da ABINC, o mercado de IoT é de alta expectativa de crescimento para a sociedade e para novos negócios de uma forma geral. Como estima o instituto de pesquisa Mckinsey, até 2030 o mercado de IoT vai atingir pelo menos até 5.6 trilhões de dólares, podendo chegar, dependendo das condições da economia mundial, até 12 trilhões de dólares.


Continua depois da publicidade


“Atualmente vivemos em uma sociedade moderna com uma constante evolução das tecnologias, inovação permanente e transformação digital que aceleram todos esses processos de globalização e de integração”, pontua Yanis, líder da ABINC.

Outro destaque no evento foi a conectividade. No ponto de vista de Gustavo Zarife, Country Manager Brazil da Everynet e Diretor de tecnologia da ABINC, a expansão das aplicações de IoT está passando da fase inicial para o deployment, o que faz com que as utilities se tornem fundamentais na expansão desse pilar essencial para viabilizar o crescimento da hiperconectividade. Além disso, ele pontua que o movimento global hoje converge para essa expansão também, uma vez que os ciclos dos projetos se completam entre si e estão aderentes às tecnologias proporcionadas pelo 5G, nano satélites e outros. Para ele, a expansão vem como consequência.

Por fim, para David Pereira, analista da TGT /ISG, a conectividade possui papéis importantes na convergência de tecnologias que aproximam a tecnologia da informação da tecnologia operacional (OT). “Mas agora IoT é mais que isso com uso de Inteligência Artificial e Edge Computing, o que nos leva a outras questões importantes neste contexto como a segurança e o tratamento dos dados obtidos”, opina.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: