Logomarca Indústria 4.0

Brasil se mostra otimista em relação à Inteligência Artificial, diz estudo

A maioria dos brasileiros confiam na tecnologia, no entanto se mostram preocupados com segurança cibernética, manipulação e substituição da mão de obra humana

Por: Redação CIMM com Imprensa KPMG      20/04/2023 

Acima da média global, na opinião de 84% dos brasileiros a Inteligência Artificial (IA) é confiável. Na visão global do estudo global Trust in Artificial Intelligence, realizado pela KPMG e pela Universidade de Queensland (Austrália), três em cada cinco pessoas (61%) são cautelosas sobre confiar em sistemas de IA. A pesquisa analisou a confiança do público no uso da IA ouvindo 17 mil pessoas de 17 países, sendo mil no Brasil.

O estudo da KPMG apontou que a maioria dos brasileiros entrevistados (84%) disse que a IA é confiável e apenas 5% discordaram. Enquanto isso, 56% dos entrevistados estão dispostos a confiar na ferramenta, o que representa o terceiro maior nível de confiança em relação à média global, segundo comunicado da empresa. Por outro lado, 19% dos entrevistados disseram estar relutantes sobre o uso desse recurso.

“A inteligência artificial se tornou onipresente na vida cotidiana e no trabalho. Em um processo de inovação rápido, está transformando a maneira como o trabalho é feito e como os serviços são prestados. Nas organizações, esses recursos permitem melhorar as previsões, otimizar produtos e serviços, aumentar a inovação, estimular a produtividade e a eficiência e reduzir custos, entre outras aplicações benéficas. Dados os muitos benefícios potenciais que essas soluções podem proporcionar, o investimento nessa ferramenta continua a crescer em todos os setores”, disse o sócio-líder de análise de dados da KPMG no Brasil, Ricardo Santana.

Quase todos os brasileiros (93%) têm expectativas boas ou moderadas em relação aos benefícios que a tecnologia poderá proporcionar. A maioria considera que os sistemas de IA são “confiáveis” e “funcionam de acordo com as expectativas”. Mas isso não significa que exista uma tranquilidade total em relação ao uso dessas ferramentas. Os brasileiros se preocupam com questões de segurança cibernética (66%), manipulação (63%) e substituição da mão de obra humana (57%).


Continua depois da publicidade


A pesquisa se propôs a identificar, também, algumas questões que circundam a adesão da tecnologia pelos brasileiros, como: Quem deve desenvolver e gerenciar as ferramentas de IA? Quais são as instituições que lidariam com esse tema e levariam em consideração o melhor interesse do público?

Para 54% dos brasileiros, as organizações científicas e de pesquisa internacionais são as mais confiáveis; pouco mais da metade (51%) deles confiam nas universidades brasileiras, mesmo percentual daqueles que preferem apostar nas empresas de tecnologia.

Se as pessoas estão manifestando seus pontos de vista acerca de aspectos como confiança em IA, desafios associados ao uso dessa tecnologia e outros tópicos, cabe perguntar: o público realmente entende o que é IA? Globalmente, 82% das pessoas em todos os países já tiveram algum contato com o tema. Na lista geral, o País aparece na 12ª posição, com 77% dos respondentes manifestando conhecimento a respeito do assunto.

Na média geral do estudo global, o Brasil se mostra otimista em relação à Inteligência Artificial. Mas nossos respondentes também evidenciaram a necessidade de incrementar o conhecimento sobre o tema.

Gostou? Então compartilhe: