Logomarca Indústria 4.0

Velocidade e mitigação de falhas: modelos de sucesso em soluções de embalagens

Cases de sucesso para atender demandas no setor de embalagens fazem proveito das capacidades de automação e Indústria 4.0.

Por: Assessoria de Imprensa      18/04/2023 

Os mercados em evolução exigem soluções comprovadas e conectadas para obter maiores economias. Macarrão pode ser básico, mas as exigências de embalagem para este alimento certamente não são.

Em um projeto recente, a Cama foi incumbida de desenvolver uma nova solução de embalagem secundária para um dos maiores fornecedores mundiais de alimentos e confeitaria, em um local totalmente novo na Índia. O cliente, vendo um aumento de 30% na demanda de macarrão instantâneo mesmo antes da pandemia, estava ansioso para começar a explorar os recursos e flexibilidades que a automação proporcionaria e chamou a Cama para trazer sua experiência ao projeto. 

“Este foi um grande projeto”, explica Alessandro Rocca, diretor de engenharia de Vendas do Grupo Cama. “O mercado na Índia começou a se animar em 2018 e, com base em nossas experiências com o cliente - para o qual instalamos a primeira linha de macarrão instantâneo há 15 anos em outro país -, fomos solicitados a desenvolver uma solução para seu novo local. Parte do raciocínio de ambos os lados é que poderíamos trazer todas as nossas experiências e evolução tecnológica nos últimos 15 anos e implementá-las neste novo site. 

“Existem duas abordagens para esse tipo de aplicação”, detalha Rocca. “A questão é carregar de lado ou carregar por cima? Nossa solução especificou o sideload por vários motivos, mas principalmente porque nessa aplicação você obtém melhor controle do produto, especialmente considerando os níveis de rendimento. O cliente experimentou a tecnologia de carregamento lateral para macarrão em uma de suas fábricas no Brasil. Por outro lado, também havia sofrido com problemas de embalagem incorreta de uma máquina de carregamento superior de um concorrente em outra fábrica do grupo, por isso queria evitar enfrentar os mesmos problemas”.

Tecnologia necessária

O desafio da Cama era fornecer a tecnologia necessária para ajudar esse cliente a acompanhar a explosão da demanda local e global por macarrão instantâneo. Nessas altas velocidades, certamente estava sob avaliação muito rigorosa.


Continua depois da publicidade


A solução da Cama compreendia duas de suas embaladoras da série IN Breakthrough Generation (BTG), cada uma das quais seria alimentada por três linhas de alimentação de alta velocidade. Os números importantes são uma alimentação de 990 embalagens por minuto e uma produção de 11 caixas RSC por minuto. 

“Nem todos podem embalar de forma limpa e bem-sucedida nesse ritmo”, entusiasma-se Rocca. “O espaço também foi uma consideração importante. Tivemos que combinar vários carregadores alimentando uma máquina com um espaço bastante limitado. Com uma taxa de alimentação tão prodigiosa – sendo manipulada pelos carregadores triplos independentes da máquina – também tivemos que projetar um buffer para evitar microparadas. Os buffers típicos seriam construídos para 20 a 30 segundos, este tinha que ser de 60 segundos!”

Em operação, cada alimentação fornece produtos a uma taxa de 330. As embalagens de produtos são viradas de ponta-cabeça e entram em uma pista de corrida, que cria a configuração do primeiro lote. Estes então alimentam um dispositivo de empilhamento, que monta as pilhas de produtos. Uma vez concluída a configuração da embalagem, todos os produtos são transferidos para o transportador eixo mono, que recebe a produção de cada entrada (com um slot para cada um) e, uma vez cheios, avança para o empacotador de caixas, onde um empurrador empurra os agrupamentos de macarrão instantânea para a caixa americana pré-montada. Estes são então selados com cola, fita ou ambos antes de serem verificados quanto à integridade e passados para a saída. 

“Desenvolvemos um sistema especial para empurrar os pacotes de macarrão para dentro das caixas”, explica Rocca. “A inserção de 96 embalagens ou mais deve ser feita com muito cuidado, caso contrário podem ocorrer perdas de produto que afligem os top loaders. A chave para embalagens de macarrão verdadeiramente flexíveis é a capacidade de embalar pacotes individuais e múltiplos (até seis) no mesmo caso, com pouquíssima intervenção. Como regra geral, as máquinas de alimentação múltipla normalmente não gostam de variação de produto, mas nossa solução da série IN pode realmente lidar com qualquer coisa de 40 a 100 pacotes no mesmo estilo de caixa. Também desenvolvemos uma maneira de ajustar rapidamente os carregadores, mantendo uma troca completa em apenas 32 minutos, o que, na contabilidade de qualquer pessoa, é um tempo muito rápido, especialmente para uma máquina com três alimentações E uma embaladora de caixas!”

O conceito Breakthrough Generation (BTG) da Cama está estabelecendo o padrão em embalagens secundárias. As máquinas fornecem estruturas modulares e escalonáveis que oferecem fácil entrada e acesso, juntamente com um design de máquina higiênico. Dentro desta estrutura, soluções de automação contemporâneas, incluindo tecnologia servo rotativa e linear avançada, são fortemente acopladas à robótica desenvolvida internamente, para oferecer a flexibilidade e adaptabilidade tão importantes exigidas pelas operações de embalagem modernas.

Automação e Indústria 4.0

“As capacidades de automação e Indústria 4.0 foram outra faceta importante deste projeto”, explica Massimo Monguzzi, gerente de P&D da Cama. “Nosso cliente é pioneiro na implementação de soluções de manufatura conectada e, pode-se argumentar, seu tamanho e alcance global significam que também dita a direção que muitas outras empresas seguem. 

“Neste caso”, explica ele, “embora não tenha feito parte das discussões iniciais em fevereiro de 2019, a Realidade Aumentada rapidamente entrou na lista de desejos do cliente após os problemas de viagem e distanciamento durante a pandemia. A principal intenção do cliente para sua introdução era fornecer treinamento. A situação da COVID-19 levou a uma dificuldade global no treinamento baseado em localização e, como esse era um sistema totalmente novo para o cliente, ele nos pediu para ver como poderíamos ajudar a acelerar a operação da linha, aprendendo a usar a máquina rapidamente. Eles reconheceram que a Realidade Aumentada era ideal para treinamento- antes mesmo de receber a máquina - e queriam começar a experimentar a tecnologia para obter mais confiança nas operações e procedimentos. 

“Conseguimos fornecer uma versão virtual da máquina precisa do cliente graças a dados CAD altamente detalhados”, acrescenta Monguzzi. “Usando esta plataforma não houve surpresas quando a máquina foi entregue - não havia nada de novo, eles já a conheciam intimamente dos modelos RA/RV. A RA também está sendo explorada para as operações do dia a dia, para orientar os operadores durante as trocas e manutenções. O cliente também está olhando para um prazo mais longo, com atualizações e aprimoramentos sendo executados com nosso suporte virtual. 

“Nossa implementação de soluções de automação contemporâneas significa que esses recursos da Indústria 4.0 estão ao alcance dos clientes”, concluem Monguzzi e Rocca, “mesmo aqueles com máquinas mais antigas, pois os recursos RA alimentam os dados CAD 3D originais, que estão em nossos servidores de projeto. E vimos resultados incrivelmente positivos na vida real recentemente, nos quais eles se mostraram vitais para FATs, treinamento, manutenção e operação, tudo entregue e executado virtualmente!”

 

*Imagem de capa: Depositphotos

 

Gostou? Então compartilhe: