Logomarca Indústria 4.0

Uma das maiores fabricantes de drones do mundo anuncia parceria com empresa de manufatura aditiva

A Divergent desenvolveu uma abordagem baseada em dados para projetar, fabricar e montar estruturas de veículos chamada Divergent Adaptive Production System (DAPS).

Por: Redação CIMM      27/02/2023 

Com o objetivo de implementar um processo completo de fabricação digital, a General Atomics (GA), uma das principais fabricantes de drones do mundo, anunciou recentemente uma parceria com a empresa Divergent para potencializar os esforços de desenvolvimento de aplicações em Manufatura Aditiva.

De acordo com a GA, a Divergent desenvolveu uma abordagem baseada em dados para projetar, fabricar e montar estruturas de veículos chamada Divergent Adaptive Production System (DAPS). 

“Ao longo de 30 anos projetando e desenvolvendo UAS avançadas, a GA tem se concentrado na implementação de novos recursos e no seu processo de fabricação”, afirma David R. Alexander, presidente da GA.

Otimizar processos e reduzir recursos

Segundo a GA, desde 2022 a empresa deu início a um programa de desenvolvimento em conjunto com a Divergent, o que levou a uma parceria estratégica mais forte em múltiplas plataformas, 

Além disso, dois projetos que operam nesse sistema já foram concluídos. Ambos, de aeronaves de pequeno porte, com menos de 226 quilos, que demoraram cerca de 20 minutos para serem montadas.

"A Divergent inventou o primeiro sistema de fabricação digital industrial. Aproveitando as inovações em inteligência artificial, impressão 3D e automação, o DAPS pode ser usado para construir a estrutura subjacente para praticamente qualquer veículo – seja terrestre, marítimo, aéreo ou espacial – melhor, mais rápido e mais econômico do que a fabricação tradicional", afirma Kevin Czinger, fundador, inventor principal e CEO da Divergent.

Segundo a publicação, os projetos são orientados por Inteligência Artificial (IA) e otimizados para topologia. A estrutura metálica integrada foi impressa em 3D, o que levou à redução da integração da contagem de peças em mais de 95%, atendendo às metas de peso.


Continua depois da publicidade


O processo DAPS inspecionou cada componente impresso criando um gêmeo digital completo do pequeno UAS (SUAS) que foi então aplicado a um processo de montagem robótica totalmente automatizado e sem ferramentas que levou menos de 20 minutos para ser concluído. 

Esse processo permitiu que a equipe passasse de um projeto SUAS pronto para impressão para uma fuselagem entregue totalmente montada em menos de dois dias. 

Gostou? Então compartilhe: