Logomarca Indústria 4.0

Superfície da Lua será tocada por peças produzidas por meio da manufatura aditiva

As amostras fabricadas por manufatura aditiva foram acopladas às rodas do rover Rashid, este que será anexado à missão Emirates Lunar.

Por: Redação CIMM      06/02/2023 

Recentemente, a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou que a superfície da Lua vai ser tocada pela primeira vez por peças europeias, nomeadamente peças impressas em 3D incluindo as feitas em PEEK pela Orion Additive Manufacturing. De acordo com a publicação da 3D Natives, a Orion AM é uma startup sediada em Berlim especializada no desenvolvimento de sistemas avançados de impressão 3D.

Os componentes impressos em 3D foram colados às rodas do rover Rashid antes do lançamento. Imagem: ESA/MBRSC.

 A empresa faz parte do projeto “Material Adhesion and Abrasion Detection”, que está testando a resistência de vários materiais ao ambiente lunar severo. As amostras são fabricadas por manufatura aditiva e foram acopladas às rodas do rover Rashid. Este rover, por sua vez, será anexado à missão Emirates Lunar. 

Após o lançamento bem-sucedido da missão em 11 de dezembro de 2022, o pouso na Lua deve ocorrer em abril deste ano. Os pesquisadores criaram uma série de amostras, incluindo peças de teste impressas em 3D feitas de polieteretercetona (PEEK), um termoplástico de alto desempenho. PEEK foi escolhido por causa de suas propriedades robustas, que são fortes o suficiente para o ambiente lunar e podem até substituir o metal. Outro material escolhido foi um composto de PLA e regolito, que compõe a superfície da Lua.

PEEK e o gerenciamento de temperatura

Embora muito adequado para uso no Espaço, em geral, o PEEK é considerado um material de impressão exigente, pois o gerenciamento de temperatura desempenha um papel crucial para evitar falhas de impressão. 


Continua depois da publicidade


Além disso, o produto final não apresenta as mesmas propriedades mecânicas de alta qualidade daqueles feitos com moldagem por injeção. No entanto, neste caso específico, o sistema A150 AM da Orion atinge esses valores, que são até 87% superiores às tecnologias de impressão 3D não otimizadas para PEEK. 

Como resultado, os polímeros de alto desempenho agora podem ser usados ​​para aplicações aeroespaciais importantes, como essas amostras impressas em 3D que serão usadas para testar o desgaste das rodas do rover na Lua.

Adam Rumjahn, diretor administrativo da Orion Additive Manufacturing, conclui: “Desenvolvemos essa tecnologia nos últimos 5 anos e estamos orgulhosos de anunciar essa conquista – é realmente um sonho tornado realidade ter peças impressas em 3D da Orion AM na lua!".

Gostou? Então compartilhe: