Logomarca Indústria 4.0

Airbus avança no projeto do 1º avião comercial de emissão zero do mundo

Empresa selecionou tecnologia da americana Altair para acelerar simulação para análises estruturais.

Por: Redação CIMM      06/02/2023 

A Airbus Commercial mantém agilizado o desenvolvimento da primeira aeronave comercial de emissão zero do mundo até 2035. Em passo recente, a empresa selecionou o Altair SimSolid, tecnologia de simulação da Altair que realiza análises estruturais em montagens CAD completas em minutos, como uma das ferramentas de seu ambicioso projeto. 

Em novembro passado, a fabricante europeia já havia revelado o desenvolvendo um motor de célula de combustível movido a hidrogênio, a ser sendo considerado como uma das possíveis soluções para equipar suas aeronaves de emissão zero que entrarão em serviço na próxima década. 

Agora, o anúncio da inclusão da tecnologia da Altair no projeto reforça a ambição no cronograma. O Altair SimSolid foi selecionado porque mostrou que reduzirá os tempos de entrega de análises de peças elementares de dias para minutos. A promessa também é reduzir o tempo de entrega de montagens complexas de vários meses para menos de uma semana em alguns casos. Além disso, as operações e a interface intuitivas e fáceis de implementar do Altair SimSolid permitem que os usuários trabalhem sem a necessidade de limpar a geometria ou preparar os modelos antecipadamente, além de possibilitar às equipes de design e de engenharia da Airbus explorar mais repetições de design em prazos mais curtos, o que agilizará os cronogramas do projeto e fornecerá inovações sustentáveis mais rapidamente.

“O Altair SimSolid é a principal tecnologia de simulação para engenheiros, designers, analistas e fabricantes. Ele elimina a preparação de geometria e a criação de malhas, que são as duas tarefas mais demoradas, que demandam extenso conhecimento e propensas a erros em simulações estruturais convencionais”, disse Sam Mahalingam, diretor de tecnologia da Altair, empresa de engenharia sediada nos Estados Unidos. 

Gostou? Então compartilhe: