Logomarca Indústria 4.0

Automação avançada da Comau traz flexibilidade e menor tempo de produção para o Alfa Romeo Tonale

A estrutura expandida pode lidar com a produção das várias versões do SUV (arquiteturas de motor híbrida e tradicional) em ordem aleatória.

Por: Comau do Brasil      23/11/2022 

A Comau construiu, reformulou e implementou 20 linhas de fabricação de última geração para produzir a estrutura de carroceria do novo Tonale da Alfa Romeo. A solução completa, capaz de produzir simultaneamente o SUV e um veículo compacto significativamente menor,  utiliza 468 robôs Comau, processos avançados de montagem, soldagem a laser, corte a plasma e sistemas de visão.

As 20 novas linhas são projetadas para permitir que a fabricante de automóveis monte seu Tonale, SUV de tamanho médio, em uma ordem de produção aleatória de até 4 versões diferentes, mantendo a produtividade desejada. Totalmente escalável, a solução inovadora permite que a empresa produza várias marcas na mesma linha, ao mesmo tempo em que permite que expanda ainda mais a produção no futuro, se e quando for necessário. Além disso, a capacidade da Comau de executar todo o projeto para oferecer máxima qualidade em termos de processos e equipamentos de produção permitiu que a equipe integrada de projeto garantisse o valor ao produto, ao mesmo tempo em que atendia totalmente aos rigorosos requisitos de uma marca premium, como a Alfa Romeo.

Com a responsabilidade de construir cinco linhas completamente novas e de reequipar 15 linhas existentes para acomodar o novo Tonale, a Comau implantou as linhas de produção em tempo recorde apesar de vários desafios. O chassi SUV é significativamente maior do que o carro compacto para o qual a linha foi projetada originalmente, e a Comau foi desafiada a fazer as alterações necessárias sem sacrificar a produção de nenhum dos veículos. Através da engenharia simultânea, a equipe projetou uma estratégia de transformação que permitiu à Comau executar a operação de novo ferramental em paralelo com as atividades existentes, de acordo com sua filosofia 'Zero Perda'. A Comau também trabalhou nas linhas durante o tempo de inatividade natural da fábrica, minimizando assim qualquer impacto na produção. 


Continua depois da publicidade


"Essa abordagem inovadora para implementar novas tecnologias e refazer as ferramentas das linhas e equipamentos existentes é um resultado direto do nosso compromisso em oferecer soluções cada vez mais escaláveis e sustentáveis, ajudando nossos clientes a alcançar seus objetivos hoje e no futuro", disse Andrew Lloyd, Diretor de Engenharia da Comau.

Como parte da abordagem de fabricação enxuta da Comau, a solução de produção automatizada e semi-automatizada é baseada na tecnologia exclusiva ComauFlex, chamada Butterfly devido à sua agilidade impressionante e ao uso de robôs suspensos. Esta configuração permite que a Alfa Romeo altere ou modifique um modelo específico de veículo, ajustando o ferramental do robô, e não a disposição dos próprios robôs. Além de proteger a escalabilidade do investimento inicial do cliente. Essa solução foi projetada para permitir a introdução de novos modelos no futuro por uma fração do investimento inicial. Em resumo, o sistema completo apresenta 468 robôs de soldagem, 148 dos quais são completamente novos e 320 retirados de linhas existentes. A Comau também utilizou ferramentas de simulação avançadas durante todo o período de desenvolvimento, garantindo melhor qualidade do produto e maior produtividade.

Linha de montagem do Tonale, novo SUV da Alfa Romeo. Imagem: Divulgação.

Além de permitir que a Alfa Romeo realize processos complexos na Funilaria com extrema precisão, a solução projetada pela Comau inclui a montagem completa da carroceria BIW, do início ao fim. Com a ajuda de três sistemas de visão diferentes para auxiliar a separação e o posicionamento automatizado de peças, os robôs soldam, fixam e executam outras atividades, incluindo a aplicação do adesivo semi estrutural nas peças e o corte à plasma durante as atividades de final de linha. Ao todo, o processo envolve cerca de 2.800 pontos de soldagem para cada modelo. 

Com um volume de produção significativo, a Alfa Romeo pode contar com economias substanciais em termos de tempo, custos de longo prazo e eficiências de produção. Além disso, como a solução é um sistema totalmente modular construído em torno de produtos standard que são combinados dentro de uma estrutura de design expansível, a empresa pode expandir rapidamente seu ambiente de fabricação com impacto limitado na produção existente.

Gostou? Então compartilhe: