Logomarca Indústria 4.0

Virtual Automação lança dois novos modelos de impressoras 3D profissionais na Intermach

Ambos os equipamentos mantêm as características de equipamentos profissionais de classe industrial, tendo como diferencial seu volume de impressão 18 litros e 64 litros.

Por: Assessoria Imprensa/ Virtual Automação | Autodesk      09/09/2022 

A Virtual Automação, empresa do grupo Grapho e primeira parceira Autodesk no Brasil, apresentará, na Intermach 2022, dois novos modelos das impressoras da 3D Taurus, um deles da série AF3 e outro da série AF4. Ambos os equipamentos têm baixo consumo de energia elétrica e novas opções de volume de impressão, possibilitando duas novas opções de entrada tanto para a versão Desktop quanto para as de Grande Formato. O evento acontece entre os dias 13 e 16 de setembro, das 13h00 às 20h00, no Centro de Exposições Expoville, em Joinville (SC).

No âmbito industrial, as impressoras 3D Taurus proporcionam a aplicação e o uso da impressão 3D em áreas diversas como: manutenção industrial (Spare Parts), médico-ortopédico (humano e veterinário), processos de fundição (Areia e Microfusão/Fundição de Precisão), ferramental, dispositivos e gabaritos diversos, moldes, prototipagem e mockup’s entre outros. Além disso, apresentarão, em conjunto, soluções de aplicação na manutenção industrial – digitalização de inventário de peças de reposição, e novidades em processos de fundição – impressão de modelos, moldes e gabaritos.

“A produção dessas impressoras de uso profissional e industrial garante qualidade de impressão, precisão mecânica e excelente resolução que possibilitam baixo custo operacional, o menor custo de manutenção do segmento proporcionando o melhor custo x benefício, além da precisão dimensional no produto final”, acrescenta Jaan Tammerik, consultor comercial da Virtual Automação.


Continua depois da publicidade


De acordo com Adelmo Finger, diretor da 3D Taurus, o desenvolvimento foi baseado em um minucioso estudo a partir dos principais modelos disponíveis no mercado nacional e internacional, o que possibilitou a definição de alguns modelos e volumes de impressão específicos para atender algumas lacunas no mercado quando iniciamos. Dessa forma, a fabricação de um produto nacional com a mesma qualidade e desempenho das grandes marcas, porém, adicionando a facilidade de assistência técnica e garantia no Brasil oferecendo atualmente as maiores impressoras 3D disponíveis no mercado fabricadas no Brasil, disse Finger.

A Virtual Automação é responsável pela comercialização das impressoras 3D Taurus em todo o Brasil, disponibilizando suporte pós-venda, com assistência técnica e garantia realizadas diretamente pela fábrica, em Santa Catarina. “Valorizando nosso estado, as impressoras que comercializamos são fabricadas em Biguaçu e se equiparam em qualidade de impressão e construção às mais reconhecidas marcas importadas, com o benefício de fácil processo de entrega e de assistência técnica a preços justos”, destaca Saul Stelmar Netto, diretor da Virtual Automação.

Diferenciais dos modelos em lançamento

Os dois novos modelos, trazem ao consumidor a opção de equipamentos de entrada, com valor reduzido de investimento, mas, mantendo a qualidade e especificações dos equipamentos profissionais de Classe Industrial 3D Taurus.

  1. O Modelo AF3 300LT3 dispõe de mesa de impressão de: eixo X com 300 mm, eixo Y com 200 mm e eixo Z com 300 mm, (18 litros).
  2. O Modelo AF4 400S4 dispõe de mesa de impressão de: eixo X com 400 mm, eixo Y com 400 mm e eixo Z com 400 mm, (64 litros).

Mais características:

  • Robustez (chassi monobloco em aço com pintura eletrostática)
  • Processador 32 bits
  • Painel touch screen 3,5”
  • Guias lineares com trilhos e patins nos eixos X, Y e Z
  • Fuso trapezoidal com mancal no eixo Z (Modelo AF3 300LT3)
  • Fuso de esferas com mancal no eixo Z (Series AF3 e AF5 [exceto AF3 300LT3])
  • Bico extrusor (HotEnd) com aquecimento até 280°C (All Metal/uso contínuo) e 240°C (Teflon/uso contínuo) [consulte para opção de HotEnd acima de 300°C].
  • Bicos disponíveis: de 0,25 a 1,0 milímetros – Filamento 1,75 mm e 2,85 mm.
  • Filtro HEPA e cartão ativado (opcional)
  • Mesa aquecida até 110°C [consulte para mesa aquecida acima de 110°C)
  • Velocidade de impressão de até 200 mm/s
  • Velocidade de descolamento livre de 300 mm/s

Uso profissional

As impressoras 3D Taurus utilizam a tecnologia FDM/FFF de impressão com opção de cabeçote Bowden ou DirectDrive.

Todas as impressoras 3D Taurus são desenvolvidas para uso profissional com quaisquer filamentos de boas qualidades disponíveis no mercado em uma diversificada gama de materiais, desde os mais comuns como PLA, ABS, PTEG, Nylon, flexíveis e compostos, inclusive nos filamentos de polímeros de engenharia e de alta performance.

3DaaS e Universidade Virtual

A partir de agora o mercado poderá contar também com mais uma opção de acesso à tecnologia de impressão 3D. A Virtual Automação disponibiliza através de seu portifólio: prestação de Serviços desde modelagem digital (protótipo digital), modelagem para impressão 3D, locação de impressoras in/on-site e treinamentos.

Ainda nos mais de 28 anos de experiência de ensino, capacitação e treinamento de mão de obra qualificada na área de softwares e soluções de engenharia, a Virtual Automação também anuncia o lançamento de sua plataforma de capacitação continuada - A Universidade Virtual - Autodesk. Através da plataforma, o aluno poderá acessar os mais ricos conteúdos de aprendizagem, com certificado e equivalência de treinamento presencial.

Gostou? Então compartilhe: