Logomarca Indústria 4.0

Novo cobot da Universal Robots foi projetado para automatizar empresas de "ponta a ponta"

Novo robô colaborativo apresentado tem 20 kg e capacidade para lidar com cargas mais pesadas em menos tempo

Por: Redação CIMM/ Imprensa Universal Robots      19/07/2022 

A Universal Robots, empresa dinamarquesa líder na produção de braços robóticos industriais colaborativos, lançou um novo cobot projetado para acelerar tempos de ciclo ao mesmo tempo em que oferece capacidade de lidar com cargas mais pesadas. O UR20 tem 20 kg e seu alcance de 1750 mm foi projetado para trabalhar em toda altura de paletes europeus padrão.

O novo robô estará disponível para pré-encomenda no final do quarto trimestre de 2022 e começará a ser enviado no segundo trimestre de 2023. A promessa é transformar a maneira como as empresas embalam e paletizam, enquanto sua pequena área de ocupação permitirá locações em qualquer espaço de produção existente. O novo cobot é, assim, uma das principais apostas da empresa no que se refere a inovação robótica.

Além da paletização, a Universal Robots espera que o UR20 seja usado para soldagem, manuseio de materiais, carregamento e manutenção de máquinas, bem como para soluções inovadoras criadas por seu amplo ecossistema de parceiros. Para o presidente da empresa, Kim Povlsen, essa não é apenas uma versão maior dos cobots já existentes, mas sim um produto totalmente redefinido.

“Este lançamento é o que temos de mais inovador em 17 anos de experiência técnica na indústria robótica. Nossos engenheiros especialistas reprojetaram completamente o braço robótico, mantendo a mesma interface de usuário intuitiva pela qual somos conhecidos há muito tempo. Os benefícios do UR20 são significativos, desde tempos de ciclo mais rápidos e capacidade de lidar com cargas mais pesadas, até maior alcance com um tamanho reduzido. Também incorporamos softwares avançados, oferecendo aos usuários recursos de controle de movimento sem precedentes”, completa Povlsen.


Continua depois da publicidade


A empresa lançou o primeiro robô colaborativo em 2008 e desde então construiu um ecossistema de mais de 1.100 integradores, distribuidores e parceiros independentes criando componentes, kits e aplicativos. A companhia já vendeu mais de 50 mil cobots em todo o mundo e aproveitou o conhecimento adquirido por meio de sua base de clientes estabelecida no design deste produto mais recente.

O UR20 sinaliza o início de uma nova série de última geração, que trará grande sucesso à empresa.

“Nosso compromisso com o sucesso de cada cliente se reflete no esforço que colocamos na criação de nossos produtos e o desenvolvimento do UR20 é um exemplo perfeito disso. Nos dedicamos à engenharia de qualidade, ao design nórdico impressionante e a uma excelente experiência, desde o software até os terminais. Estamos lançando nossa próxima geração com este modelo, porque tornará a automação de ponta a ponta uma realidade para nossos clientes, permitindo que eles usem essa tecnologia para cobrir novas tarefas. O próximo passo será trazer os mesmos recursos inovadores para uma nova família de cobots. Então, mal podemos esperar para mostrar o que o futuro nos reserva”, finaliza Kim Povlsen.

 

Gostou? Então compartilhe: