Comau e Jeep elevam competências de manufatura e flexibilidade de produção para novo modelo da montadora

A Comau modernizou 14 linhas de produção complexas para ampliar a capacidade de produção de alta velocidade da Jeep, de 3 para 4 modelos.

Por: Imprensa Comau do Brasil      31/05/2022 

A Comau expandiu, de ponta a ponta, a linha de montagem de carrocerias de uma das plantas industriais mais modernas da América Latina, no estado de Pernambuco, para a produção do novo SUV de 7 lugares da Jeep – Commander.

A Comau foi desafiada a aumentar a flexibilidade de 14 linhas complexas para lidar com a produção de 4 modelos diferentes em um fluxo de produção aleatório. A alta flexibilidade também se estende às operações de montagem, soldagem e inspeção de qualidade específicas de cada modelo, com base nos insumos disponíveis para produção. Esse recurso ajuda a otimizar os volumes de produção da Jeep, em situações como a de uma pandemia global, por exemplo, quando os insumos podem ser escassos para alguns modelos. Isso porque o sistema pode priorizar automaticamente a produção do veículo que tenha todos os insumos em estoque. Além de tudo isso, as linhas, cada uma com uma combinação de operações automáticas, semiautomáticas e manuais, foram instaladas durante o tempo de inatividade natural da planta, para garantir o mínimo de impacto na produção.

Com base em métodos de manufatura enxuta, a solução da Comau oferece maior controle e otimização de processos, através da redução de equipamentos auxiliares e operações manuais, e da implementação de produtos de automação avançada. Por exemplo, câmeras são utilizadas para detectar peças por forma, ao invés de sensores ou fotocélulas, e a digitalização 3D da linha em todas as estações garantem o alinhamento robótico perfeito. Outros produtos de automação avançada, incluindo solda laser, sistemas de visão e de grafagem (RHEvo - Roller Hemming) proprietários da Comau, também foram aplicados ao projeto. Com isso, a Jeep tem maior flexibilidade de produção, priorizando demandas, aumentando a eficiência dos equipamentos da linha e aprimorando os recursos de inspeção de qualidade. E para ajudar a proteger a escalabilidade de investimentos do cliente, todo o projeto foi concebido para permitir que a Jeep introduza novos modelos no futuro.

Depois de mapear os ciclos de produção atuais, os engenheiros da Comau trabalharam com dispositivos de simulação para conseguir uma visão mais completa e detalhada das modificações de layout propostas para a linha de montagem, antes da implementação prática. Ao todo, 24 robôs, 24 pinças de solda e 4 transportadores foram adicionados aos mais 620 robôs de montagem, manipulação e solda já instalados no polo automotivo Jeep, em Goiana.

“Atender às demandas desafiadoras da Jeep nos levou a expandir nossas estações inovadoras de framing para 4 modelos, pela primeira vez” explicou Laerte Scarpitta, Líder da Comau para o Cluster Américas. “Conquistar a oportunidade de trabalhar neste importante projeto é resultado direto da nossa capacidade de suportar o cliente em cada etapa do processo de manufatura. É gratificante ver a solução tecnológica de ponta da Comau produzir o mais novo SUV de 7 lugares da montadora.”

Além de garantir maior flexibilidade e performance, o know-how técnico da Comau e a integração total com o time de Engenharia da Jeep garantiram à montadora um projeto bem executado e realizado dentro do prazo combinado. Ainda que com a paralisação de quase 2 meses da fábrica, devido à Covid-19, a Comau do Brasil conseguiu finalizar todas as fases do projeto antes do previsto.

Mateus Marchioro, Gerente da Planta Jeep, acrescentou: “Desde o início, a Comau demonstrou sua competência técnica, experiência em automação e compromisso com o nosso sucesso. A solução total de manufatura requer menos equipamentos auxiliares e menos processos manuais. Estamos muito satisfeitos com o desempenho geral das novas linhas.”

Representando a capacidade global da Comau de responder a desafios complexos atendendo aos mais altos padrões de fabricação, o projeto 598 liderado pelo Brasil, contou com o apoio direto da Comau Romênia, Comau China e Comau Itália. Com isso, a Comau do Brasil utilizou sua presença local e experiência de longa em automação, digitalização e tecnologias inteligentes para entregar eficiência, velocidade e qualidade nas quais clientes como a Jeep podem confiar para produzir seus veículos premium.

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Fábricas do Futuro: Accenture e Schaeffler transformam a indústria com robôs humanoides e IA

Com o apoio da NVIDIA e Microsoft, a parceria revoluciona a automação industrial, combinando simulações avançadas e robótica humanoide para otimizar eficiência e flexibilidade nas fábricas


WEG e Senior Sistemas: Robô com IA que otimiza processos logísticos terá demonstração inédita

Multinacionais expõem resultados do AMR WEG integrado ao WMS da Senior na Intermodal 2025


Fabricantes investem em robôs para suprir falta de trabalhadores na indústria

Demanda por automação cresce à medida que indústria enfrenta escassez de mão de obra qualificada


Dassault Systèmes e Kuka fazem parceria para impulsionar eficiência da robótica e automação para fabricantes

A colaboração abrirá oportunidades para empresas desenvolverem soluções mais eficientes e adaptáveis e transformarem suas operações