Logomarca Indústria 4.0

Tecnologias da indústria 4.0 auxiliam empresas a cumprirem Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Indústria 4.0 se insere na Agenda 2030 da ONU como modelo capaz de impulsionar o cumprimento das metas do ODS 9 de maneira estratégica.

Por: Stefani Ceolla/ Especial CIMM      Exclusiva 18/10/2021 

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) é focado em indústria, inovação e infraestrutura. Entre as metas do ODS 9 estão o fortalecimento industrial de forma eficiente e o fomento à inovação. Este objetivo prevê o apoio ao desenvolvimento tecnológico, à pesquisa e à inovação nacionais nos países em desenvolvimento; o fortalecimento da pesquisa científica e melhoria das capacidades tecnológicas de setores industriais; e até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las mais eficientes e sustentáveis.

A Indústria 4.0 se insere na Agenda 2030 da ONU como modelo capaz de impulsionar o cumprimento das metas do ODS 9 de maneira estratégica. Túlio Duarte, diretor da Vertical Manufatura 4.0 da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), afirma que “a Indústria 4.0 será um dos principais mecanismos para se atingir tal objetivo da Agenda 2030 e é um passo adiante nesse sentido”.

“As soluções alinhadas aos conceitos da indústria 4.0 e que levarão as empresas para este novo modelo de produção estão totalmente apoiadas e construídas com as tecnologias habilitadoras, como Internet das Coisas, Cloud, Big Data, Manufatura Aditiva, entre outras. Sem elas, não há Indústria 4.0 e, sem isso, ficará mais difícil o caminho para atender ao Objetivo 9 da Agenda 2030”, disse Duarte.

[Confira aqui a entrevista completa com Túlio Duarte, Diretor da Vertical Manufatura 4.0 da Acate]

Para Claudia Coser, fundadora da Plataforma Nobis/Impacto 4.0, “o objetivo inicial é produtividade, mas o potencial de transformação e impacto sustentável é incomparável quando a lógica 4.0 sai das linhas de produção e da cadeia de valor e integra novas dimensões para a indústria em si – transcendendo para as comunidades de valor, para novos formatos de interação com os públicos, com os clientes e com a sociedade”. 


Continua depois da publicidade


Ela acrescenta que “o potencial de geração de valor para os negócios é tangível e intangível, na medida em que cria novas possibilidades de interação, compartilhamento de valores e transformações sustentáveis”. 

Impactos na economia

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Indústria 4.0 permite a geração de informações e a conexão das diversas etapas da cadeia de valor, do desenvolvimento de novos produtos, projetos, produção, até o pós-venda. O uso das tecnologias digitais na indústria permitiram aumentar em 22%, em média, a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas de segmentos como metalmecânico, moveleiro, vestuário e calçados. 

Pesquisas apontam os impactos que o avanço desta indústria poderá ter no Brasil. O Portal da Indústria, da CNI, divulgou pesquisa da Accenture que estima que a implementação das tecnologias ligadas à Internet das Coisas deverá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente US$ 39 bilhões até 2030, valor que pode chegar a US$ 210 bilhões caso o país crie condições para acelerar a absorção das tecnologias, o que depende de melhorias no ambiente de negócios, na infraestrutura, programas de difusão tecnológica e aperfeiçoamento regulatório. 

O Portal também aponta que a McKinsey estima que, até 2025, os processos relacionados à Indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40%, reduzir o consumo de energia entre 10% e 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10% e 25%.

Gostou? Então compartilhe: