Logomarca Indústria 4.0

Musk diz que a Tesla provavelmente lançará um protótipo de robô humanóide no próximo ano

Por: Reuters      23/08/2021 

O presidente-executivo da Tesla Inc, Elon Musk, disse na quinta-feira que a montadora elétrica provavelmente lançará um protótipo de robô humanóide - "Tesla Bot" - no próximo ano, projetado para trabalhos perigosos, repetitivos ou chatos que as pessoas não gostam de fazer.

Falando no evento do Dia da IA ​​da Tesla, o empresário bilionário disse que o robô, que tem cerca de um metro e meio de altura, seria capaz de lidar com tarefas como prender parafusos em carros com uma chave inglesa ou pegar mantimentos em lojas.

O robô teria "implicações profundas para a economia", disse Musk, abordando a escassez de mão de obra. Ele disse que era importante fazer com que a máquina não fosse "supercarosa".

O evento AI Day ocorreu em meio a um crescente escrutínio sobre a segurança e capacidade do "Full Self-Driving", da Tesla, um sistema avançado de assistência ao motorista. 

Musk não comentou sobre o escrutínio sobre a segurança da tecnologia Tesla, mas disse que estava confiante em conseguir a auto-condução completa com maior segurança do que os humanos usando câmeras e computadores atuais nos carros.

Os reguladores de segurança dos EUA no início desta semana abriram uma investigação sobre o sistema de assistente de motorista da Tesla por causa de acidentes em que os carros da marca colidiram com carros de polícia e caminhões de bombeiros parados. 

Dois senadores dos EUA também pediram à Comissão Federal de Comércio para investigar as alegações da Tesla por seu sistema "Full Self-Driving".

No evento de quinta-feira, a Tesla também revelou chips que projetou internamente para seu computador de alta velocidade, Dojo, para ajudar a desenvolver seu sistema de direção automatizado. Musk disse que o Dojo estará operacional no próximo ano. 

Ele disse que a Tesla também apresentará um novo hardware para seu computador autônomo para sua picape elétrica Cybertruck em "cerca de um ano ou mais".


Continua depois da publicidade


Em julho, a Tesla adiou o lançamento de seu tão aguardado Cybertruck a partir deste ano, sem dar um prazo para sua chegada ao mercado.

Na quinta-feira, alguns questionaram se Musk, que sempre elogiou os avanços da tecnologia em eventos importantes apenas para reduzir os planos mais tarde, seria capaz de acertar seus objetivos para o robô.

"O 'Tesla Bot' é a próxima foto dos sonhos para bombar a máquina da moda", disse Raj Rajkumar, professor de engenharia elétrica e de computação na Carnegie Mellon University.

"Posso dizer com segurança que levará muito mais tempo do que 10 anos antes que um bot humanóide de qualquer empresa no planeta possa ir até a loja e comprar mantimentos para você."

Tesla Bot, robô humanóide da montadora Tesla.
Imagem: Divulgação/Tesla

 

Gostou? Então compartilhe: