Logomarca Indústria 4.0

Soluções 3D e de Realidade Virtual tornam as empresas mais ágeis e competitivas

Por: Assessoria de Imprensa/ absolut technologies      26/07/2021 

Uma verdade constante no mundo dos negócios é que a velocidade das mudanças exige que as organizações se adaptem de forma rápida e contínua para se manter em movimento e ganhar vantagem competitiva. Neste cenário é que surgem as soluções 3D e de Realidade Virtual trazendo benefícios que agregam valor nos processos organizacionais e industriais.

De acordo com dados da Fortune Business Insights, divulgados pela PR Newswire em 2019, as soluções de 3D e RV podem alcançar um crescimento médio expressivo de 42,2% nos próximos anos, partindo de um valor de mercado de US$ 7,3 bilhões registrado em 2018 para cerca de US$ 120,5 bilhões em 2026. Dentro deste contexto, é importante ressaltar que as tecnologias de realidade virtual e aumentada estão entre os pilares da digitalização e implementação da indústria 4.0.

Colaboração entre equipes globais e multifuncionais 

Muitas empresas estão em busca de soluções de 3D e RV, pois elas possibilitam a interação entre equipes globais ou multifuncionais de forma dinâmica e criativa em um ambiente totalmente imersivo. 

As possibilidades geradas por essa tecnologia são muitas, sendo um enorme diferencial nas empresas que a utilizam. As equipes podem explorar todo potencial criativo, testar produtos ou situações reais com o objetivo de criar novas soluções para o mercado em que atuam.

Otimização de processos e redução de custos 

As soluções de 3D e RV, resolvem pontos sensíveis e destravam aumentos crescentes na rentabilidade das organizações. Com elas, estudos e pesquisas científicas complexas, por exemplo, podem ser feitas de um só lugar, de forma mais assertiva, econômica e rápida. São inúmeras as possibilidades que trazem ganhos efetivos e expressivos sobre os investimentos, além da expansão dos objetivos onde essas soluções são aplicadas. 


Continua depois da publicidade


Um outro exemplo são as soluções de 3D e RV usadas nas indústrias farmacêuticas. Tais soluções possibilitam testes, estudos, pesquisas e inovações. Nas universidades também, simulações de cirurgia, estudos reais de engenharia, meio ambiente e outras matérias já estão se beneficiando das soluções de RV. 

Treinamentos e capacitação de novos colaboradores

Um outro exemplo que podemos dar, a partir das soluções de 3D e RV, são os ganhos sobre treinamentos e capacitação de novos colaboradores. De forma mais imersiva, um treinamento aplicado através dessas soluções, torna o aprendizado ainda mais eficiente e pronto para se tornar uma nova ideia ou solução. Há mais liberdade e conforto para o colaborador. Além disso, os custos com deslocamentos, hospedagens e transporte, sem contar a exposição a diversos riscos durante a pandemia, são visivelmente reduzidos.  

Criação de protótipos e testes de novos produtos 

Podendo ser aplicada em diversos setores organizacionais e da indústria, desde a simulação da produção e validação de protótipos, as soluções de 3D e RV podem trazer benefícios significativos, não só na perspectiva de otimização de tempos e de custos, mas também para melhorar as condições de trabalho das equipes de trabalho. 

Empresas do setor automobilístico, por exemplo, já tem como padrão o uso de protótipos. Os novos centros tecnológicos das grandes organizações, utilizam-se da realidade virtual para criar e testar novos conceitos e novos produtos, além disso os espaços são criados para acelerar os projetos de pesquisa e inovação.

Simulação de situações reais 

Já pensou em antecipar soluções, através de simulações de situações reais de falhas e defeitos? Isso é totalmente possível com softwares customizados de 3D e RV. 

Empresas de óleo e gás, por exemplo, utilizam sistemas de Realidade Virtual para simular possíveis entupimentos nas tubulações de petróleo e que tipo de solução podem tomar para corrigir mais rapidamente uma situação como essa. Simulações desse tipo colaboram muito para prevenção de falhas e para uma rápida tomada de decisão no ambiente real.

Gostou? Então compartilhe: