Logomarca Indústria 4.0

ABII vai premiar projetos e soluções da indústria 4.0

Prêmio ABII 2021 está com 1ª rodada de inscrições abertas até 9 de julho. Novidade deste ano é que qualquer empresa que fornece soluções ou está sendo transformada pela indústria 4.0 pode participar

Por: ABII      23/06/2021 

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) está com inscrições abertas para o Prêmio ABII 2021, reconhecido nacionalmente por destacar projetos que desenvolvem ou utilizam as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. O prêmio, que está em sua 4ª edição, está alinhado a missão da entidade, que é de acelerar a indústria 4.0 e a internet industrial das coisas no Brasil.

Neste ano, a grande novidade é que o prêmio é aberto para qualquer empresa que fornece soluções ou está sendo transformada pela indústria 4.0 e não apenas para as empresas associadas. "A ABII oferece um palco para que as empresas mostrem seus projetos e sirvam de referência para o mercado. É uma grande oportunidade", destaca o diretor Marcelo Gramigna.

As inscrições para a 1ª rodada do Prêmio ABII 2021 estão abertas até o dia 9 de julho, às 17 horas. Ao final da rodada serão selecionados três projetos finalistas (conforme cronograma detalhado abaixo). Haverá também uma 2ª rodada de inscrições entre 4 de agosto e 3 de setembro, quando serão selecionados mais três projetos finalistas. A grande final, com apresentação de seis cases finalistas, ocorre no dia 27 de outubro. Todas as etapas do prêmio serão feitas de forma online.

Nas 1ª e 2ª rodadas haverá uma curadoria e um time de jurados composto por diretores da ABII, líderes dos Grupos de Trabalho (GTs) de Negócios, de Tecnologia e de Pessoas da ABII, além de convidados externos, sempre que necessário. Se o diretor ou líder tiver um case inscrito pela empresa que atua, ele automaticamente não poderá fazer parte da curadoria e do time de jurados. Na etapa final, em outubro, o time de jurados convidados será externo e sem relação com a ABII. Durante as etapas, os nomes e qualificações dos jurados serão amplamente divulgados.


Continua depois da publicidade


Cada case inscrito será avaliado com base em dez critérios: facilidade de aplicabilidade no mercado; se gerou novo negócio para empresa ou mercado; quantidade tecnologias impulsionadoras para a indústria 4.0 utilizadas; pilares da IIoT ou indústria 4.0 atendidos; amplitude de atendimento para empresa ou sociedade; escalabilidade; clara definição do problema vigente que precisa ser ou foi resolvido; indicadores de resultado, como foi validada a solução, quais os resultados mensurados e ganhos competitivos; case aplicado no Brasil ou desenvolvido por unidade do Brasil; e grau de inovação.

A ABII realizou uma live de lançamento do prêmio no dia 9 de junho, em que Gramigna destacou algumas regras, prazos e os critérios de avaliação. A live também contou com a participação de Ricardo Gonçalves, da Pollux Part of Accenture, empresa vencedora do Prêmio ABII nos anos de 2019 e 2020. Gonçalves destacou a importância da premiação do ponto de vista do negócio. "Esta premiação é muito relevante para fortalecer e acelerar a indústria 4.0 no Brasil. A marca ganha destaque, o cliente ganha destaque e a equipe envolvida com o projeto se sente reconhecida. No case vitorioso de 2020, acabamos tendo uma repercussão internacional, inclusive, que começou com o Prêmio ABII", ressalta.

A 1ª edição do Prêmio ABII foi realizada em 2017 e teve a Embraco (hoje Nidec) como vencedora com o case "diili ‐ plataforma de serviços para refrigeração comercial, através da aplicação de IoT”. A 2ª edição, em 2019, teve a Pollux como vencedora com o projeto"Linha de e-commerce para preparação de pedidos customizados" (desenvolvido para a Dolce Gusto/Nestlé). A 3ª edição, em 2020, teve a Pollux como vencedora com o projeto "Logística 4.0" (desenvolvido para a tinturaria Florisa). No ano de 2018 foi realizado um desafio que substituiu o prêmio, utilizando um modelo de formação de times compostos por diferentes empresas associadas.

Serviço

1ª rodada de inscrições do Prêmio ABII 2021
QUANDO: até 9 de julho, às 17 horas
COMO: inscrições neste link https://tinyurl.com/8padyb5u
MAIS INFORMAÇÕES: no site da ABII ou pelo e-mail negocios@abii.com.br
Cronograma completo do Prêmio ABII 2021

1ª Rodada 

9/6: Abertura das inscrições para a 1ª rodada.
9/7 (17 horas): Encerramento das inscrições para a 1ª rodada.
2/7 a 23/7: Período em que a curadoria fará avaliação de todos os cases enviados e definirá 6 classificados da 1ª rodada.
26/7 a 30/7: Período em que a ABII fará a divulgação oficial dos 6 cases classificados da 1ª rodada no site e redes sociais da entidade.
4/8 (17 horas): Apresentação dos 6 cases classificados da 1ª rodada, ao vivo, em live promovida nos canais do YouTube e LinkedIn. Definição de 3 cases finalistas por júri interno.

2ª Rodada

4/8: Abertura das inscrições para a 2ª rodada.
3/9 (17 horas): Encerramento das inscrições para a 2ª rodada.
6/9 a 17/9: Período em que a curadoria fará avaliação de todos os cases enviados e definirá 6 classificados da 2ª rodada.
20/9 a 24/9: Período em que a ABII fará a divulgação oficial dos 6 cases classificados da 2ª rodada no site e redes sociais da entidade.
29/9 (17 horas): Apresentação dos 6 cases classificados da 2ª rodada, ao vivo, em live promovida nos canais do YouTube e LinkedIn. Definição de 3 cases finalistas por júri interno.

Final

22/10: Prazo para que os 6 cases finalistas do Prêmio ABII 2021 revisem e ajustem o material para a apresentação final.
27/10 (17 horas): Apresentação final dos 6 cases finalistas do Prêmio ABII 2021, ao vivo, em live promovida nos canais do YouTube e LinkedIn. O vencedor será escolhido por júri externo e divulgado ao final da live após os votos serem computados.

Gostou? Então compartilhe: