Logomarca Indústria 4.0

Sim, dados são o novo petróleo!

Por: Lucas Diniz      16/03/2021

E há quem diga que são até mais valiosos que o petróleo! Como?... Sim, dados são inesgotáveis, e o melhor, expansíveis. São matéria prima para a inovação.

O desafio é trabalhar os dados com inteligência e, a partir da sua combinação ou cruzamento, gerar informação relevante, estratégica, alta performance, mas, sobretudo, potencializar resultados e dar segurança para a tomada de decisão.

Essa frase, originalmente em inglês, “Data is the new oil”, foi uma inspiração do matemático londrino, especialista em ciência de dados, Clive Humby. Ela agitou o mundo dos negócios e tornou-se um buzzword, adotado por consultores, executivos e profissionais ligados à transformação digital.

A Covid-19 proporcionou um avanço sem precedentes na digitalização das empresas. O mundo dos negócios estabeleceu um novo modus operandi. As respostas, que já eram aceleradas, agora têm que ser instantâneas e – sempre – consistentes.

Dados evidenciam o nível de performance do time, o produto que vende ou deixa de vender, o desempenho do seu concorrente, entre outras informações que dão embasamento para a ação.

Abrir mão dos dados é inaceitável para quem quer ser competitivo. Em algumas organizações ainda há uma barreira cultural que precisa ser sobreposta. A sugestão é experimentar, iniciar a análise de dados e, assim, o curso do processo determina e dá tangibilidade às vantagens. A partir da geração de dados, uma série de gaps são descobertos, o que gera assertividade e evolução.

Numa analogia ao petróleo, sua entrega ao consumidor final – como produto gasolina, por exemplo – passa por uma série de etapas. Inicia na extração, segue para refinaria, distribuição, vai para o posto de gasolina e só então abastece o carro.


Continua depois da publicidade


Que me perdoem os profissionais deste segmento, sei que faltam dezenas, talvez centenas de etapas até que a gasolina chegue aos tanques de nossos carros, mas fiz questão de usar este exemplo para enfatizar que há uma série de etapas para que o produto final chegue ao consumidor e, no caso dos dados, não é diferente.

A Áxe Tecnologia disponibiliza a solução completa. A atuação da equipe abrange todas as etapas, desde a comercialização da licença e segue com a instalação, o treinamento, a customização, os ajustes necessários e o monitoramento. Uma equipe de especialistas estuda o negócio do cliente, sua dor e necessidades. Seleciona, escuta, sugere, debate e avalia em busca da melhor alternativa.

As informações passam a estar disponíveis on time. São dados atualizados, reunidos, apresentados com inteligência, alinhados às estratégias da empresa e acessíveis ao grupo determinado.

Para muitos clientes, o projeto inicia pequeno, no setor com maior necessidade, mas, ao perceber a entrega, os benefícios e a evolução a partir de uma análise de dados assertiva, outras áreas aderem ao projeto.

É agilidade! É solução completa realizada por especialistas, qualificados e disponíveis. É cliente satisfeito com o novo petróleo.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Lucas Diniz

Cientista de dados e sócio da ÁXE Tecnologia.