Logomarca Indústria 4.0

Fabricante reduz pela metade tempo de desenvolvimento de componentes automotivos

A Aethra desenvolveu uma metodologia com base nas plataformas em nuvem da Microsoft: Power Apps, Teams, Sharepoint e Power BI.

Por: Edelman/Microsoft      09/02/2021 

A Aethra, fabricante de peças, sistemas e tecnologias automotivas e aeroespacial conseguiu diminuir o tempo de desenvolvimento dos componentes de um carro de 16 para 8 meses, por meio de solução tecnológica da gigante Microsoft.

A fabricante brasileira realiza a produção de todas as peças de um veículo, com exceção das partes plásticas, motores e do sistema de transmissão, mas para que todas sejam entregues, precisa de um contato intenso com parceiros no mundo inteiro, segundo Djim Martins, gerente de Tecnologia da Informação da Aethra.

Dessa forma, com foco em aumentar a capacidade de produção da empresa, a Aethra passou a utilizar a solução em nuvem da Microsoft, Project Online, que se baseia no Microsoft 365.

A solução em nuvem permitiu a empresa fazer a gestão inteligente dos seus projetos, criando fluxos de trabalho automatizados com visão de prazos e que também auxiliaram no planejamento de novas etapas. Além disso, a tecnologia apoiou a melhoria na comunicação e colaboração entre os times internos e com os fornecedores, por meio do Teams e do Sharepoint.

“As ferramentas foram muito importantes para garantir o nivelamento de informações. Tínhamos 200 colaboradores participando de um único projeto, em cinco unidades fabris, lidando com 20 fornecedores nos Estados Unidos, na Coreia do Sul, na China, na Itália e em diferentes estados do Brasil”, conta Martins. 

Como próximo passo da digitalização, a equipe de tecnologia da companhia criou através do Power Apps, plataforma de desenvolvimento de aplicativos, uma ferramenta na qual os fornecedores e colaboradores podem incluir evidências visuais do progresso do projeto, como fotografias e vídeos, integrada ao Power BI, plataforma de gerenciamento e análise de dados da Microsoft. Assim, enquanto um time envia via tablet informações colhidas no campo diretamente para o sistema, o outro tem a visualização em tempo real do que está sendo realizado, se as peças estão em conformidade com os modelos que as originaram, e de dados que facilitam a sua tomada de decisão.  


Continua depois da publicidade


Como resultado da implementação da metodologia baseada em nuvem, a Aethra conseguiu finalizar dois projetos de automóveis em oito meses, num perceptível ganho de tempo se comparado ao fato de que no passado o projeto de um carro era realizado em 16 meses.

“O tempo e assertividade na entrega de um projeto são fundamentais na conquista do cliente e, por isso, este resultado é tão impactante para o nosso negócio. Mas, além disso, nós chegamos a um grau de conformidade geométrica nunca atingido. O acompanhamento e a interação com os fornecedores foram muito melhores e, consequentemente, o projeto foi um sucesso. Nossa ideia agora é expandir isso para outros mercados, pois a metodologia tem potencial para ser aplicada em qualquer segmento”, finaliza Djim.   

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Indústria conectada: como dados, IA e cultura de inovação estão mudando o chão de fábrica

Marelli, Fremax, Schulz e Grupo J2M mostram como a conectividade já molda uma nova dinâmica no chão de fábrica, tema em destaque no SKA Connect 2025


Fábricas do Futuro: Accenture e Schaeffler transformam a indústria com robôs humanoides e IA

Com o apoio da NVIDIA e Microsoft, a parceria revoluciona a automação industrial, combinando simulações avançadas e robótica humanoide para otimizar eficiência e flexibilidade nas fábricas


10ª edição do SKA Connect destaca conexões humanas na transformação digital da indústria

Speakers do evento refletem sobre os aprendizados de uma década de SKA Connect e reforçam a aposta em tecnologias como MES, BI, Nuvem e IA para impulsionar a indústria brasileira


WEG e Senior Sistemas: Robô com IA que otimiza processos logísticos terá demonstração inédita

Multinacionais expõem resultados do AMR WEG integrado ao WMS da Senior na Intermodal 2025