Conheça os principais benefícios da automação estratégica nas empresas
Para alcançar o potencial da automação de processos em 2021, empresas devem adotar a automação como ferramenta estratégica, e não somente tática.
27/01/2021Para alcançar o potencial da automação de processos em 2021, empresas devem adotar a automação como ferramenta estratégica, e não somente tática.
27/01/2021De acordo com estudo recente da Bain & Company, realizado no ano passado com mais de 500 executivos dos EUA, Reino Unido, entre outros países, a adoção do RPA (Robotic Process Automation) deverá dobrar nos próximos dois anos, ao redor do mundo. A mesma organização conduziu também o estudo “O Novo Normal é um mito. O futuro não será nada normal”, em maio último que, alinhado com essas projeções, constatou o índice de mais de 80% no volume de empresas que hoje trabalham para acelerar significativamente suas iniciativas de automação, em resposta à pandemia.
O destaque, conforme o levantamento, ficou para companhias do setor financeiro (95%); de vendas (90%) e da indústria da manufatura (83%). Sob esse cenário, que ilustra a corrida pela automação em 2021, a UiPath, empresa global especializada em automação na plataforma RPA (Robotic Process Automation), afirma que, independentemente do setor de atuação, algumas tendências devem ser observadas continuamente para que todo este esforço dê certo, e o investimento na tecnologia seja realmente efetivo em cada negócio.
“Acredito que em 2021 o RPA precisará ser adotado de uma forma mais transformacional, ou seja, integrando as mudanças substanciais nos modelos operacionais das empresas, assumindo uma nova urgência no contexto de risco e resiliência dos negócios e, portanto, exigindo das lideranças uma visão bem mais ampla e estratégica para a automação”, prevê Guy Kirkwood, Chief Evangelist da UiPath.
Para isso, Kirkwood afirma que as empresas deverão ter o cuidado de evitar ilhas de automação, ou seja, a criação de operações de automação isoladas, que podem se tornar disfuncionais e insustentáveis do ponto de vista financeiro; e deverão também apostar na construção de um Centro de Excelência (CoE), que é a maneira de incorporar o RPA profunda e efetivamente à organização e de redistribuir o conhecimento e os recursos acumulados em implantações futuras.
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Alinhado com as previsões do executivo, o relatório “RPA LATAM 20/21 Insight”, organizado pela Practia, parceira oficial da UiPath para treinamentos em RPA na América Latina, também afirma que à medida que as empresas avançam na automação, elas precisarão estender o sucesso de seus experimentos táticos de resposta à crise para uma visão mais ampla, o que, a longo prazo, certamente não dependerá da automatização de uma lista de tarefas, mas do trabalho de redesenho e processos visando a automação como meio estratégico de agregar maior valor ao negócio. Trata-se de um desafio importante, tanto que o relatório estima um índice de mais de 50% de descontinuidade, por parte das empresas, no cumprimento de suas metas de desempenho para a automação.
No entanto, para quem conseguir sustentar o foco na automação como instrumento estratégico e não apenas tático, o documento lista os principais benefícios a serem buscados e alcançados com a automação via RPA em 2021. Conheça abaixo:
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