Para obter uma visão global do segmento que reúne empresas de Realidade Aumentada (AR), Virtual (VR), Mista (MR) e de Cloud, a everis, consultoria multinacional de negócios e TI do Grupo NTT Data, realizou o "X-Reality Inside 2020". O mapeamento resultou no primeiro panorama das aplicações de X-Reality no Brasil. O relatório identificou que o volume de empresas e de serviços de Realidade Aumentada e Virtual cresceu bastante em 2019/2020, enquanto o preço dos dispositivos autônomos para desenvolvedores e consumidores diminui gradativamente.
A iniciativa foi liderada pela área de Digital Technology Innovation, da everis, que conta com laboratório de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, México, Peru e Chile, com a finalidade de estudar e produzir soluções disruptivas, com tecnologias avançadas, como Realidade Aumentada, Virtual e Mista, Plataformas de Computação Espacial, IA, Phygital e Blockchain.
"A diversidade do ecossistema X-Reality não é tão aparente, mas sua compilação e organização revelou um potencial de crescimento orgânico do mercado, apesar de ainda existirem alguns obstáculos à sua popularização para os usuários finais, tais como; capacidade da bateria, qualidade das lentes, limites de processamento e excesso de sensores espaciais, que estão sendo superados. Os itens com grande potencial para solucionar as barreiras atuais são a projeção de imagens na íris, renderização remota, obstrução de imagens 3D (oclusion) por Inteligência Artificial e de redes 5G", diz Roberto Pereira, diretor do Digital Lab e de Inovação da everis Brasil.
"Por outro lado, o surgimento de novos players e os altos investimentos, estão acelerando a adoção e aplicação de novos casos de uso, avançando para uso integrado com outras tecnologias e baseadas na web", complementa.
Atualmente, a tecnologias mais adotadas são as de Realidade Aumentada (AR), que vem sendo utilizada pelos setores bancários, de seguros, aeroespacial e de defesa, turismo e lazer, meio ambiente e sustentabilidade, telecomunicações e mídia, além de segurança e manufatura, com projetos ainda incipientes em outras áreas.
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Em segundo lugar está a adoção de Realidade Virtual, especialmente pelo setor público, de infraestrutura e imobiliário, manufatura, defesa e de entretenimento, cujo avanço é mais lento em função de necessidade de devices (óculos e equipamento de transmissão) que ainda são caros e pouco acessíveis aos consumidores.
O uso de Realidade Mista (MR) ainda é pontual, sendo mais comum na área de saúde para treinamento dos profissionais e no mercado imobiliário.
"Há uma grande diversidade de fornecedores de tecnologias X-Reality no mercado, foram mapeadas como relevantes 43 de RA, 37 de RV, 19 de MR e 18 de plataformas na nuvem. Algumas delas têm soluções que se integram e interagem, propiciando serviços mais inovadores e interessantes ao mercado, outras estão mais direcionadas aos seus respectivos segmentos de atuação. Mas a tendência é que ocorra uma maior integração entre diferentes produtos e serviços para propiciar uma maior massificação junto aos diferentes setores e aos consumidores em geral", analisa Pereira.
Como parte do estudo, a everis Lab Brasil também classificou os fornecedores com estrelas, de acordo com a qualidade dos produtos desenvolvidos com a solução, sua popularidade e capilaridade, assim como precificação e presença maciça em redes sociais, eventos, discursos e workshops.
"X-Reality já é um conceito consolidado no mercado global, o que se constata pelo número de fornecedores existentes, pela qualidade e variedade das soluções oferecidas e implementadas, assim como pelos investimentos que vêm sendo realizados. Essa percepção se comprova pelo fato de termos, só neste semestre, desenvolvido sete projetos com X-Reality para os setores de Varejo, Seguros e Financeiro", conclui Pereira.
Além disso, segundo Pereira, grandes empresas de tecnologia têm se mostrado preocupadas com a democratização e ampliação do uso do X-Reality para transformação e geração de novos negócios. Facebook, Niantic, Magic Leap, Huawei, Amazon, Apple e Microsoft, lançaram projetos que trazem alto impacto na evolução do ecossistema de desenvolvimento em grandes empresas. Outros conceitos em evidência são os de Computação e Web Espacial, que reforçam todo o potencial de tornarem-se o grande habilitador da massificação de serviços baseados em X-Reality, a custos mais acessíveis e promovendo o engajamento.
"Para as indústrias do setor de varejo, financeiro, automotivo e de bens de consumo, a Web Espacial mudará a maneira como os clientes interagem com as marcas e são engajados no consumo, bem como o uso dos espaços das agências e pontos de venda.
Na área de saúde e autocuidado, a Web Espacial vai transformar a forma sobre como os pacientes previnem doenças e recebem assistência médica. Nos serviços públicos, arquitetura, engenharia e manufatura, por sua vez, será ampliada a capacidade de simulação e de diagnósticos de projetos e situações de manutenção", diz Pereira.
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